Detalhes do Projeto de Pesquisa

RETENÇÃO E REDUÇÃO DO VOLUME DA CALDA DE PULVERIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ADJUVANTES EM APLICAÇÕES SOBRE PLANTAS DE SOJA (GLYCINE MAX)

Dados do Projeto

422

RETENÇÃO E REDUÇÃO DO VOLUME DA CALDA DE PULVERIZAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ADJUVANTES EM APLICAÇÕES SOBRE PLANTAS DE SOJA (GLYCINE MAX)

2019/1 até 2021/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

PRODUÇÃO ANIMAL E VEGETAL

Produção Vegetal

LUIZ CARLOS BARCELLOS

Resumo do Projeto

A busca por melhorias na eficiência das pulverizações e reduções na quantidade dos produtos fitossanitários já tem sido realizada, mas os resultados dessa prática ainda não são consistentes. O trabalho tem como objetivo avaliar a capacidade de retenção foliar e a eficiência de adjuvantes no emprego de volumes reduzidos da calda de pulverização em aplicações de produtos fitossanitários. Serão testados na safra 2019/20 o efeito de seis adjuvantes, Assist® , Aureo® , Joint® e Natur'l Oil® , serão aplicados nas doses de 225, 450 e 900 mL.ha-1 , Break Thru® e Silwet® , serão aplicados na doses de 50, 100 e 200 mL.ha-1 . Todos os produtos serão aplicados com taxas de 50, 100 e 150 L. ha-1 O experimento será desenvolvido em área cultivada com soja (Glycine max), na Escola de Ciências Agrárias e Biológicas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. O delineamento experimental utilizado será o de blocos inteiramente casualizados e os tratamentos serão dispostos no esquema fatorial 6 x 2 x 3, para os fatores adjuvantes, doses de aplicação e volumes de calda, respectivamente, totalizando 36 tratamentos com 4 repetições. As variáveis analisadas serão: capacidade de retenção, cobertura (área percentual coberta pela aplicação) e número de gotas por centímetro quadrado. Os resultados serão submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey (P > 0,05).

Objetivos

Observações iniciais apontam que caldas formuladas com adjuvantes apresentam maior capacidade de retenção, quando comparadas às aplicações sem adjuvantes. Assim, a pesquisa buscará através de aplicações realizadas com diferentes produtos confirmar a maior retenção de calda em função do emprego de adjuvantes específicos e a eficiência da aplicação com redução da calda de pulverização.

Justificativa

Atualmente existem vários adjuvantes registrados no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) para serem utilizados em mistura com produtos fitossanitários e poucas informações a respeito dos benefícios oferecidos por esses produtos. A avaliação da capacidade de retenção de diferentes soluções aquosas contendo adjuvantes e a redução do volume de calda em aplicações sobre plantas soja (Glycine max), implica na redução direta dos custos de produção

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LUIZ CARLOS BARCELLOS
Email: sal.empresa@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]