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REPRESENTAÇÃO DA PRÉ-ADOLESCENTE E PEDAGOGIAS CULTURAIS NAS MEDIAÇÕES COM AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS
2019/2 até 2021/1
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E VISUALIDADES
Comunicação, Cultura Digital e Visualidades
MARCIA REGINA SANTOS BRISOLLA
Investigar a inter-relação entre a representação das pré-adolescentes nas imagens publicitárias veiculadas nas redes sociais e as pedagogias culturais produzidas a partir de saberes postos em circulação para analisar como afetam e influenciam a vida social dos sujeitos desta pesquisa, meninas na faixa etária de 13 a 14 anos.
- Analisar a representação das meninas nas imagens publicitárias das marcas segmentadas para as pré-adolescentes veiculadas nas redes sociais no ano de 2018.
- Identificar os padrões de representação do feminino e as novas referências imagéticas.
- Analisar as imagens pelo prisma da significação em interseção com a produção de significados compartilhados nas mediações das meninas com a publicidade.
As imagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa são sistemas de representação e significação cultural que disseminam uma multiplicidade desconcertante de significados com as quais se pode ou não se identificar. Assim, na apropriação do discurso visual e textual das imagens publicitárias, as jovens pré-adolescentes se apropriam de significações e constroem e têm (re)configuradas suas referências identitárias e subjetividades.
As imagens da cultura da mídia, ao disseminar padrões de comportamento, funcionam como mecanismos de representação, ao mesmo tempo em que opera como constituidora de identidades, reproduzindo modelos de feminilidade na pré-adolescência.
O grande desafio reside, no entanto, na discussão a partir da perspectiva da pedagogia cultural sobre os processos de representação, mediação e significação para compreender como as jovens pré-adolescentes são afetadas por essas visualidades em seu cotidiano.
Nesta abordagem, torna-se importante sedimentar o percurso teórico através da perspectiva dos estudos culturais, com ênfase na vertente da cultura visual e estudos de gênero, pois, tais ferramentas teóricas possibilitam refletir sobre as interconexões entre pedagogias culturais, representações do feminino, imagens publicitárias e produção de subjetividades.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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MARCIA REGINA SANTOS BRISOLLA
Email: marciabrisolla@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
PATRICIA QUITERO ROSENZWEIG
Email: patriciaquitero@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |