Detalhes do Projeto de Pesquisa

REPRESENTAÇÃO DA PRÉ-ADOLESCENTE E PEDAGOGIAS CULTURAIS NAS MEDIAÇÕES COM AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS

Dados do Projeto

406

REPRESENTAÇÃO DA PRÉ-ADOLESCENTE E PEDAGOGIAS CULTURAIS NAS MEDIAÇÕES COM AS IMAGENS PUBLICITÁRIAS

2019/2 até 2021/1

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

COMUNICAÇÃO, CULTURA DIGITAL E VISUALIDADES

Comunicação, Cultura Digital e Visualidades

MARCIA REGINA SANTOS BRISOLLA

Resumo do Projeto

As visualidades da cultura da mídia estão cada vez mais presentes no cotidiano de crianças e jovens e operam como uma pedagogia cultural ao influenciar as relações humanas e os processos de constituição da subjetividade. Neste sentido, as imagens publicitárias disseminam representações e indicam modelos de comportamentos a serem imitados. Esta pesquisa tem como objetivo principal analisar os processos de significação e as pedagogias culturais produzidas nas mediações com as imagens publicitárias digitais de marcas direcionadas para as pré-adolescentes. Nessa conjuntura, a base teórica do trabalho constitui-se no âmbito das teorias pós-críticas que permeiam a pós-modernidade a partir da confluência teórica entre os estudos culturais, estudos de gênero e a abordagem da cultura visual.

Objetivos

1.1  Objetivo Geral

Investigar a inter-relação entre a representação das pré-adolescentes nas imagens publicitárias veiculadas nas redes sociais e as pedagogias culturais produzidas a partir de saberes postos em circulação para analisar como afetam e influenciam a vida social dos sujeitos desta pesquisa, meninas na faixa etária de 13 a 14 anos.



1.2 Objetivos específicos


- Analisar a representação das meninas nas imagens publicitárias das marcas segmentadas para as pré-adolescentes veiculadas nas redes sociais no ano de 2018.


- Identificar os padrões de representação do feminino e as novas referências imagéticas.


- Analisar as imagens pelo prisma da significação em interseção com a produção de significados compartilhados nas mediações das meninas com a publicidade.





Justificativa

As imagens veiculadas pelos meios de comunicação de massa são sistemas de representação e significação cultural que disseminam uma multiplicidade desconcertante de significados com as quais se pode ou não se identificar. Assim, na apropriação do discurso visual e textual das imagens publicitárias, as jovens pré-adolescentes se apropriam de significações e constroem e têm (re)configuradas suas referências identitárias e subjetividades. 

As imagens da cultura da mídia, ao disseminar padrões de comportamento, funcionam como mecanismos de representação, ao mesmo tempo em que opera como constituidora de identidades, reproduzindo modelos de feminilidade na pré-adolescência.

O grande desafio reside, no entanto, na discussão a partir da perspectiva da pedagogia cultural sobre os processos de representação, mediação e significação para compreender como as jovens pré-adolescentes são afetadas por essas visualidades em seu cotidiano.

Nesta abordagem, torna-se importante sedimentar o percurso teórico através da perspectiva dos estudos culturais, com ênfase na vertente da cultura visual e estudos de gênero, pois, tais ferramentas teóricas possibilitam refletir sobre as interconexões entre pedagogias culturais, representações do feminino, imagens publicitárias e produção de subjetividades.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARCIA REGINA SANTOS BRISOLLA
Email: marciabrisolla@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
PATRICIA QUITERO ROSENZWEIG
Email: patriciaquitero@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]