Detalhes do Projeto de Pesquisa

A ÉTICA COMO SUPERAÇÃO DA CRISE EM PAUL RICOUER

Dados do Projeto

405

A ÉTICA COMO SUPERAÇÃO DA CRISE EM PAUL RICOUER

2019/1 até 2021/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

RELIGIÃO, TEOLOGIA E SOCIEDADE

TEOLOGIA, BÍBLIA E RELIGIÃO

JOANA D'ARC DE SOUZA

Resumo do Projeto

O objetivo deste trabalho é examinar as noções de ética em Paul Ricoeur, e as suas implicações pedagógicas como meios de superação da crise. Inicialmente, busca-se entender o que é crise e explicar o que é a ética para o autor, os princípios que a orientam e sua aplicabilidade e atualidade. Elaborada com base na reflexão sobre o agir humano, questionando-se se este é um modo de ser essencial, tenta-se entender o homem no mundo atual. Para Paul Ricoeur, a justiça é parte integrante do desejo de viver bem. O justo já não é o bom nem o legal, é equitativo. E, para marcar o lugar onde a questão da justiça pode ser encontrada, faz-se uma distinção entre a noção de outro e outrem. Ricoeur retoma a definição aristotélica de amizade para especificar a validade e o alcance da solicitude. Para ele, a amizade antecipa a solicitude, facilitando a perspectiva da vida boa, radicada na estima de si; a justiça é tomada no plano institucional como virtude política. Essas discussões evidenciam as muitas implicações da ética e da justiça ricoeuriana no campo da educação. A educação como práxis se enriquece e promove uma ação humana sensata, na medida em que a pessoa encontra a verdade própria do saber e do reconhecimento de si mesmo. Desta forma, pode-se dizer que a proposta ética de Ricoeur em função de uma vida boa para cada um, em harmonia, pautada pela justiça é possível e pode ser o caminho do mundo atual para uma justa distribuição dos bens, a curto e em longo prazo, e a garantia do avanço da discussão acerca da ética ocidental e das lacunas, nesse avanço da discussão, que ainda são pontos de ruptura na busca de uma sociedade mais humana e igualitária e, sobretudo, de um homem mais humanizado.

Objetivos

- Pretende-se, através das obras do autor e de seus interlocutores, fazer uma Abordagem dos problemas de ética aplicada em organizações humanas, tais como corrupção, transparência, governo ético, responsabilidade social e responsabilidade corporativa, e valores institucionais, ética e direitos humanos.

Justificativa

A reflexão sobre o pensamento de Ricoeur apela à nossa meditação e aponta a exigência de uma compreensão do significado da consciência que o homem tem de si mesmo, compreensão da ação humana e alternativas abertas para a realização do ser - e ao nosso contínuo esforço e empenho que possibilite compreender o homem, quem somos e quem sou, numa dimensão temporal, isto é, histórica. Para descobrir como alcançar a plenitude e realização do seu ser, o homem precisa saber quem ele é. 

A questão da ética perpassa toda sua obra e se torna a investigação do significado fundamental do destino do homem, pensado a partir dos símbolos como uma reflexão sobre a linguagem.    A linguagem é o lugar privilegiado onde se investiga o sentido do destino humano, o lugar por excelência de meditação ética , cuja tarefa é levar-nos à descoberta de nós mesmos e ao questionamento de nossas relações com a transcendência.

Em Ricoeur, o campo da ética se caracteriza pelos três termos “visar a vida boa, com e para os outros em instituições justas. 

Mostrar a ética como uma superação da crise. Existe uma variada interpretação e vários comportamentos humanos numa situação de crise. O homem em crise e a mulher em crise não são indiferentes. A crise é algo na nossa existência. 

Como Paul Ricoeur entende e busca soluções para esta crise, e como ele mesmo enfrentou tais crises existenciais. Discutiremos que a única solução dada por nosso autor a esta crise é a prática da justiça como superação de todo tipo de injustiça...

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JOANA D'ARC DE SOUZA
Email: joanaalpino@yahoo.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]