Detalhes do Projeto de Pesquisa

ANÁLISE DOS DISTÚRBIOS DE MARCHA EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

Dados do Projeto

402

ANÁLISE DOS DISTÚRBIOS DE MARCHA EM PACIENTES COM ESCLEROSE MÚLTIPLA

2019/1 até 2022/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

PAULO FERNANDO LOBO CORREA

Resumo do Projeto

A Esclerose Múltipla (EM) provoca distúrbios de marcha que interferem na independência e consequentemente qualidade de vida do seu portador. Em detrimento disso, ainda há pouco consenso sobre as características dos distúrbios da marcha na EM, em especial relacionadas as variáveis cinéticas e cinemáticas. Objetivo: Caracterizar os parâmetros temporais e espaciais, cinemáticos e cinéticos dos distúrbios de marcha na EM, em cada um dos seus níveis de comprometimento, classificado de acordo com o EDSS. Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo aplicado, observacional, transversal, analítico e laboratorial. Feito a partir do banco de dados do Serviço de Análise do Movimento do Centro Estadual de Reabilitação Dr.º Henrique Santillo (CRER). Os parâmetros temporais, espaciais e cinemáticos do banco de dados foram avaliados por 10 câmeras de infravermelho e 2 câmeras de vídeo, ambas da marca VICON®; e para a cinética foram utilizadas 4 plataformas de força da marca AMTI®. Estes dados foram complementados pela eletromiografia de superfície. O banco de dados é composto por pacientes adultos com diagnóstico confirmado de EM, nas fases de 1.0 a 6.5 (de acordo com o EDSS), de ambos os sexos, idades de 18 a 60 anos, residentes no estado de Goiás e que eram capazes de realizar marcha de forma independente ou com ajuda de dispositivos auxiliares ou com auxílio de terceiros. Os dados foram armazenados e processados pelos softwares VICON NEXUS 1.8.5 e VICON POLYGON 4.1. Resultados esperados: Supomos que será possível identificar as características temporais, espaciais, cinemáticas e cinéticas dos distúrbios de marcha na EM, em diferentes níveis de comprometimento. Assim, poderá subsidiar possíveis intervenções que objetivem a melhora ou manutenção da qualidade da marcha nestes pacientes, e consequentemente melhora da sua independência e qualidade de vida.

Objetivos

Objetivo Geral: Caracterizar a cinemática e cinética dos distúrbios de marcha na EM em diferentes níveis de comprometimento.

Objetivos Específicos:
- Descrever e categorizar as características cinemáticas e cinéticas dos distúrbios de marcha em pacientes com EM, em diferentes níveis de comprometimento e de acordo com o acometimento de cada um dos Sistemas Funcionais afetados;
- Comparar os diferentes níveis avaliados em relação as suas características cinemáticas e cinéticas;
- Verificar e identificar a presença de padrões de distúrbios cinemáticos e cinéticos da marcha nos pacientes com EM;
- Identificar a partir de qual nível do EDSS começam a aparecer as primeiras alterações na marcha dos pacientes com EM;
- Identificar quais variáveis alteradas na marcha de pacientes com EM contribuem para um maior comprometimento da sua eficiência.

Justificativa

Diante do contexto apresentado na introdução faz-se necessário uma maior investigação acerca da cinemática e cinética dos distúrbios de marcha dos pacientes com EM, afim de se caracterizar estas alterações e assim contribuir para uma melhor compreensão destes distúrbios, que podem subsidiar intervenções mais específicas para a reabilitação da marcha.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
PAULO FERNANDO LOBO CORREA
Email: paulofernandolobo@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]