Detalhes do Projeto de Pesquisa

HABILIDADES SOCIAIS E COMPORTAMENTO DE ESCOLHA

Dados do Projeto

401

HABILIDADES SOCIAIS E COMPORTAMENTO DE ESCOLHA

2019/1 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

CRISTIANO COELHO

Resumo do Projeto

O comportamento pode ser medido por meio de sua frequência, duração, intensidade ou preferência. O presente estudo terá como objetivo realizar experimentos para coletar dados empíricos para que possa dar sustentação para uma definição mais funcional, objetiva e clara sobre habilidades sociais. Como objetivos específicos: (1) comparar os escores obtidos com aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS) com a preferência de situações na aplicação de escolha do IHS; (2) buscar uma regra de equivalência entre o nível de habilidade social e recompensas e perdas financeiras hipotéticas e (3) identificar a escolha entre emoções, respostas e consequências visando identificar a função do comportamento em situações interpessoais.

Objetivos

O presente estudo terá como objetivo realizar experimentos para coletar dados empíricos para que possa dar sustentação para uma definição mais funcional, objetiva e clara sobre habilidades sociais. Como objetivos específicos: (1) comparar os escores obtidos com aplicação do Inventário de Habilidades Sociais (IHS) com a preferência de situações na aplicação de escolha do IHS; (2) buscar uma regra de equivalência entre o nível de habilidade social e recompensas e perdas financeiras hipotéticas e (3) identificar a escolha entre emoções, respostas e consequências visando identificar a função do comportamento em situações interpessoais.

Justificativa

A literatura discute sobre as diferentes definições sobre Habilidades Sociais apresentadas por diversos autores (Alberti & Emmons 1978; Caballo, 2003; Del Prette & Del Prette, 2001; Falcone, 2000). A análise do comportamento vem se preocupando em discutir tal definição enfatizando sua função (Bolsoni-Silva & Carrara, 2010; Marchezini-Cunha & Tourinho, 2010). Dada à importância de definições funcionais para a análise do comportamento (Catania, 1999), fazem-se necessários estudos que discutam definições funcionais e que se realizem estudos experimentais.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CRISTIANO COELHO
Email: cristiano@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]