Detalhes do Projeto de Pesquisa

A LIBERDADE COMO TÉLOS DA FORMAÇÃO HUMANA: ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO DE SARTRE

Dados do Projeto

398

A LIBERDADE COMO TÉLOS DA FORMAÇÃO HUMANA: ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO DE SARTRE

2018/1 até 2021/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA LIBERDADE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA

Fundamentos da Educação

LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO

Resumo do Projeto

O estudo que se pretende desenvolver a partir deste Projeto de Pesquisa suscita inicialmente a compreensão sobre o pensamento de Jean Paul Sartre e sua relação com a educação. Para tanto é preciso compreendê-la enquanto fenômeno, que se realiza por meio de manifestações ou ocorrências articuladas entre si, que se desvela em direção a um fim, que é exatamente o sentido do ato educativo. Pensar a educação a partir desse pressuposto é entendê-la num processo contínuo de insatisfação com os resultados obtidos, numa busca incessante da verdade, uma preocupação cuidadosa com o rigor e a evidência, um constante questionamento ao que está posto. Dessa forma, se faz sem jamais se dar por acabada, sabendo que há sempre mais a revelar e a dizer, então a compreensão dos conceitos e do saber são retomados a cada instante. A ação educativa passa por um conjunto de ocorrências, que dizem respeito a algumas dimensões: a) a relação professor-aluno; b) a relação entre a construção e a transmissão de conhecimentos; c) o contexto e as condições onde ocorrem o ato educativo; d) as políticas educacionais na base deste contexto. A partir dessas dimensões a educação se propõe a realizar processos de transformação do homem e do mundo.

Objetivos

  • Constituir, a partir da teoria sartreana, uma investigação filosófica no campo da educação.
  • Situar o pensamento sartreano diante das questões educacionais, possibilitando a discussão e o debate sobre a educação que se dê a partir de uma fundamentação teórico-filosófica, permeada, também, por aspectos políticos e estéticos. 
  • Desenvolver um estudo que estabeleça relações e articulações fundantes para a construção de um modo de pensar, de ser e de agir sem perder de vista o comprometimento e a responsabilidade com o universal. 
  • Pensar uma educação estimuladora do pensamento e da ação na busca do conhecimento como descoberta e construção, como processo constante de estudo e reflexão. 
  • Fazer uma educação superior que busca formar seres humanos, intelectuais, pensadores, que interrogam e buscam compreender a gênese e o sentido do real, comprometidos com a vida coletiva.
  • Realizar uma crítica e uma reflexão rigorosas e conscientes, buscando compreender a realidade, pensá-la e agir no sentido de transformá-la.

Justificativa

O pensamento filosófico de Sartre faz, a partir dos fundamentos ontológicos, antropológicos, éticos, políticos e estéticos, o enfrentamento de grandes problemas de seu tempo. O que nos leva a algumas perguntas: será que Sartre, tem algo a dizer, em relação aos desafios educacionais contemporâneos? Seu pensamento tem intensidade para o enfrentamento de problemas atuais da educação? É pensando em uma resposta para essas questões, que o presente projeto busca, na tentativa de, a partir da teoria sartreana, constituir uma investigação filosófica no campo da educação. 

Sartre não escreveu nenhum texto específico sobre educação, não há nenhum tratado sobre esse tema em suas obras, ele não foi um filósofo da educação. Daí pode-se questionar: como encontrar bases para essa pretensa relação? A possibilidade de pensar a educação a partir de sua obra passa, pois, pela ideia de liberdade, de criação proposta pela própria filosofia sartreana: “Assim a minha liberdade, ao se manifestar, desvenda a liberdade do outro” (SARTRE, 1989, p.46). Dessa forma, Sartre provoca uma inquietação imanente ao ser humano pela reivindicação ao exercício concreto de sua liberdade. Sua obra é um apelo constante à liberdade, a começar por ele próprio, que a escreve e a produz para que outros tenham a liberdade de questionar e mudar tudo. Constituindo, assim, uma disposição para sempre transformar, criar, inventar o novo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO
Email: lilianeufgo@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]