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A LIBERDADE COMO TÉLOS DA FORMAÇÃO HUMANA: ESTUDO SOBRE O PENSAMENTO DE SARTRE
2018/1 até 2021/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA LIBERDADE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA
Fundamentos da Educação
LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO
O pensamento filosófico de Sartre faz, a partir dos fundamentos ontológicos, antropológicos, éticos, políticos e estéticos, o enfrentamento de grandes problemas de seu tempo. O que nos leva a algumas perguntas: será que Sartre, tem algo a dizer, em relação aos desafios educacionais contemporâneos? Seu pensamento tem intensidade para o enfrentamento de problemas atuais da educação? É pensando em uma resposta para essas questões, que o presente projeto busca, na tentativa de, a partir da teoria sartreana, constituir uma investigação filosófica no campo da educação.
Sartre não escreveu nenhum texto específico sobre educação, não há nenhum tratado sobre esse tema em suas obras, ele não foi um filósofo da educação. Daí pode-se questionar: como encontrar bases para essa pretensa relação? A possibilidade de pensar a educação a partir de sua obra passa, pois, pela ideia de liberdade, de criação proposta pela própria filosofia sartreana: “Assim a minha liberdade, ao se manifestar, desvenda a liberdade do outro” (SARTRE, 1989, p.46). Dessa forma, Sartre provoca uma inquietação imanente ao ser humano pela reivindicação ao exercício concreto de sua liberdade. Sua obra é um apelo constante à liberdade, a começar por ele próprio, que a escreve e a produz para que outros tenham a liberdade de questionar e mudar tudo. Constituindo, assim, uma disposição para sempre transformar, criar, inventar o novo.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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LILIANE BARROS DE ALMEIDA CARDOSO
Email: lilianeufgo@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |