Detalhes do Projeto de Pesquisa

CEFALEIA ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA PUC GOIÁS: HÁBITOS E QUALIDADE DE VIDA

Dados do Projeto

394

CEFALEIA ENTRE ESTUDANTES DO CURSO DE MEDICINA DA PUC GOIÁS: HÁBITOS E QUALIDADE DE VIDA

2019/2 até 2020/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE

ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA

Resumo do Projeto

A cefaleia é uma doença conhecida popularmente como dor de cabeça, podendo até mesmo ser um alerta para algum acometimento mais grave. Ao se analisar a prevalência de cefaleia em estudantes universitários, nota-se que eles estão sujeitos a intensas responsabilidades acadêmicas e avaliações, o que os faz um grupo de risco para a prevalência de cefaleias, principalmente dos tipos tensional e enxaqueca. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar a prevalência de cefaleia entre os estudantes de Medicina do primeiro ao décimo segundo período de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e associa-la a hábitos de vida e qualidade de vida, compreendendo a relação entre estas variáveis. Trata-se de um estudo transversal, do tipo analítico, com caráter observacional dos questionários aplicados. Serão selecionados um total de 300 alunos do curso de medicina, divididos em grupos de acordo com o período cursado. Espera-se encontrar fatores de risco para o desenvolvimento da cefaleia associados a hábitos de vida e qualidade de vida dos alunos de medicina da PUC Goiás.

Objetivos

Objetivo Geral (ou primário)

Investigar a prevalência de cefaleia entre os estudantes de Medicina do primeiro ao décimo segundo período de Graduação da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.


Objetivos Específicos (ou secundários)

  • Compreender a relação entre os hábitos de vida desenvolvidos pelos estudantes e a prevalência de cefaleia entre eles;
  • Avaliar o impacto da cefaleia na qualidade de vida os alunos de medicina da PUC Goiás.

Justificativa

Sabendo da ampla difusão da cefaleia ao redor do mundo, somada ao fato de ela ser a segunda maior causa de atendimento em serviços de emergência, entende-se que essa enfermidade possui uma dimensão sociocêntrica e, portanto, o seu tratamento pode influenciar no perfil do atendimento hospitalar, reduzindo sua demanda, e trazer benefícios à qualidade de vida dos indivíduos, além de um melhor desempenho profissional.

Essa patologia possui, ademais, etiologia multifatorial, sendo altamente variável segundo o meio em que ela ocorre, seja em frequência, seja em intensidade. Ao se perceber maior ocorrência de cefaleia no meio acadêmico, e se limitando ao curso de Medicina, nota-se a necessidade do estudo da condição de saúde do estudante relacionada ao seu estilo de vida, uma vez que essa relação está provavelmente ligada à alta prevalência já constatada de cefaleia entre esses indivíduos.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA
Email: marciocmed@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]