Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESCRAVIDÃO, IDENTIDADE ÉTNICA E QUESTÕES RELIGIOSAS: UMA LEITURA A PARTIR DO DÊUTERO-ISAÍAS

Dados do Projeto

393

ESCRAVIDÃO, IDENTIDADE ÉTNICA E QUESTÕES RELIGIOSAS: UMA LEITURA A PARTIR DO DÊUTERO-ISAÍAS

2018/2 até 2022/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

RELIGIÃO, TEOLOGIA E SOCIEDADE

RELIGIÃO, LITERATURA SAGRADA E IDENTIDADE ÉTNICA

ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA

Resumo do Projeto

Escravidão, Identidade Étnica e Questões Religiosas: uma leitura a partir do Dêutero-Isaías. A pesquisa tem como intuito analisar o livro do Dêutero-Isaías como memória de escravidão no exílio babilônico. O estudo será pautado no método histórico-crítico, na leitura conflitual e na hermenêutica negra, para compreender as categorias: escravidão, identidade étnica e religião, a partir do contexto social, vivido pelos exilados. Por meio da análise da categoria escravidão, será possível afirmar que os exilados do exílio da Babilônia eram escravos porque estavam vivendo em outra nação, longe de seu templo e de suas raízes. Compreendendo como era o cotidiano, as questões políticas, econômicas, sociais, étnicas e religiosas vivenciadas tanto pelos exilados no exílio babilônico, como das mulheres negras escravizados no Brasil colonial. Espera-se que os resultados desta pesquisa sejam relevantes para futuras reflexões e ensino das questões de escravidão, identidade étnica e religião, bem como que deem sua contribuição nas pesquisas sobre as representações coletivas e a concepção de sociedade tanto no exílico babilônico, como no período do período colonial brasileiro, a partir do Dêutero-Isaías.

Objetivos

Compreender as categorias: escravidão, identidade étnica e religiosa a partir do Dêutero-Isaías, evidenciando as aproximações de libertação e afirmação da identidade tanto dos exilados do período babilônico, como das mulheres negras escravizadas no Brasil colonial.

Justificativa

        Esta pesquisa tem como objeto de estudo o Dêutero-Isaías como memória da escravidão no exílio babilônico. O Dêutero-Isaías inicia em Isaías capítulo 40 e estende até o capítulo 55. Ele apresenta um profeta anônimo e o maior do período exílico. Provavelmente sua atuação tenha acontecido em meados do século VI a.C. Nesse período, acontecia o declínio da Babilônia e a ascensão do persa Ciro, apresentando um sinal de esperança para todos os exilados (SICRE, 1995, p. 257). A mensagem do Dêutero-Isaías “se enraíza em sua fé em Deus, a qual se enriquece de novas harmônicas” (AUNEAU, 1992, p. 325).

        Com a pesquisa nos apropriaremos do Dêutero-Isaías para compreender o conceito das categorias: escravidão, identidade étnica e religião no exílio babilônico a partir da figura do exilado. Numa aproximação hermenêutica negra com a realidade dos exilados, estabeleceremos uma relação entre a figura dos exilados do Dêutero-Isaías e a mulher negra no período colonial brasileiro, evidenciando as aproximações de escravidão, identidade étnica e religião tanto dos exilados do período babilônico, como das mulheres negras escravizadas no Brasil colonial.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ROSEMARY FRANCISCA NEVES SILVA
Email: rosemarynf@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]