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CONCEPÇÕES DE DIFERENTES AGENTES SOCIAIS SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI - UM ESTUDO NO ESTADO DE GOIÁS
2019/1 até 2024/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas
JOSE CARLOS LIBANEO
Objetivo geral: Identificar e analisar concepções sobre finalidades educativas escolares presentes na literatura, em documentos oficiais, bem como aquelas expressas por diferentes agentes sociais ligados direta ou indiretamente à educação escolar.
Objetivos específicos:
a) Realizar uma análise crítica da atual literatura científica e dos documentos governamentais sobre a questão das finalidades educativas escolares no Brasil, visando a sistematização do percurso lógico e histórico das finalidades educativas escolares desde o início do século XX;
b) Caracterizar o contexto sócio histórico e socioeducativo do Brasil em relação às finalidades educativas escolares, contrastando com a formação social do Estado brasileiro.
c) Identificar as concepções sobre finalidades educativas escolares entre as diferentes categorias de agentes sociais e buscar esclarecer as modalidades que apontam para serem aplicadas a processos de organização, currículo, ensino e aprendizagem;
d) Identificar o que diferentes agentes sociais consideram como problemas e desafios enfrentados pela escola no século no século XXI;
e) Produzir trabalhos científicos sobre os resultados da pesquisa visando publicações na forma de livros/capítulos, artigos, textos em anais de eventos, nacional e internacionalmente;
f) Incentivar produção de teses e dissertações em Educação versando sobre finalidades educativas escolares no século XXI.
Algumas razões justificam, ainda, a importância desse estudo. A primeira delas referese ao impacto das orientações de organismos internacionais nas políticas educacionais brasileiras. Estudos recentes constatam a influência desses organismos, principalmente do Banco Mundial, na determinação dos objetivos da educação brasileira, mostrando consequências na definição adoção de finalidades e objetivos para as escolas por parte órgãos públicos (EVANGELISTA e SHIROMA, 2004, EVANGELISTA, 2013; FREITAS, 2012; LIBÂNEO, 2012, 2014, FREITAS E LIBÂNEO, 2018, entre outros). Segundo esses autores, o Banco Mundial transformou-se no organismo com maior visibilidade no panorama educativo global, transformando-se na principal agência não apenas financeira, mas de assistência técnica em matéria de educação para os países em desenvolvimento e fonte de referência importante da pesquisa educacional em âmbito mundial. (TORRES, 1996, p 126). Com efeito, documentos técnicos do Banco Mundial e declarações emitidas nas conferências internacionais sobre Educação para Todos vêm definindo orientações políticas e técnicas para as políticas educacionais no Brasil, como o Plano Decenal Educação para Todos (1993-2003), os planos nacionais educação e as diretrizes e programas dos últimos governos desde Itamar Franco (SHIROMA, GARCIA e CAMPOS, 2011; EVANGELISTA, 2014; LIBÂNEO, 2011, 2014,2016). O impacto das orientações internacionais nas políticas educacionais brasileiras levanta, portanto, a questão das finalidades e objetivos da educação. A que servem essas finalidades e o que tem sido produzido especificamente, na área da educação, sobre esse tema? Com efeito, “estudar as políticas educacionais e as formas como são implementadas numa determinada rede de ensino implica inseri-las no contexto global da economia e da política” (SILVA, 2014). Uma segunda razão para a realização deste projeto diz respeito à carência de estudos na pesquisa educacional brasileira acerca de concepções sobre finalidades educativas escolares vigentes em várias esferas da sociedade. Em recente balanço de produções científicas sobre finalidades e objetivos da educação apresentadas em Grupos de Trabalho (GTs) da Anped de 2011 a 2013, foram identificados 71 trabalhos sobre o tema, correspondentes a 2,59% do total de 2.741 trabalhos apresentados nos GTS nos três anos pesquisados (MILAGRE; LIBÂNEO, 2015). Os conteúdos dos resumos dão destaque a objetivos da Educação Básica, ao impacto das avaliações em larga escala no sistema educacional e na organização das escolas e a relação entre as políticas educacionais e a melhoria da qualidade na educação, mas pouco exploram as visões de finalidades educativas por agentes sociais. Boa parte dos trabalhos levantados discute de forma vaga finalidades, objetivos e funções da escola, remetendo a noções genéricas de qualidade de ensino sem qualificá-las mais a fundo. Chega a estranhar a ausência de abordagens filosóficas ou sociológicas do tema, já que finalidades e objetivos estão ligados a concepções de mundo e formas de organização da sociedade. Os resultados dessa pesquisa indicam, assim, a necessidade de promover mais iniciativas de estudos específicos e sistematizados, especialmente de natureza empírica, em relação às finalidades e objetivos da educação escolar, de modo a cobrir lacunas na pesquisa educacional brasileira em relação a esse tema. A terceira razão diz respeito a uma crescente presença da discussão de assuntos de educação e de escola nos vários estratos sociais, devido à visibilidade dada a esses temas nas mídias e na vida cotidiana. Em anos recentes, vêm ganhando destaque na realidade social, política e educacional do país, o crescimento da atuação de movimentos sociais conservadores ligados a setores da classe média e a determinados grupos religiosos, cujo impacto na definição de finalidades educativas e na concepção do trabalho de professores é visível. Esse modo, percepções das famílias, das organizações religiosas, dos professores, de empresários, políticos profissionais, entre outros segmentos, influenciam a definição de finalidades educativas escolares tanto de forma explícita como implícita. Ou seja, tais finalidades expressam interesses de grupos e disputas de poder no terreno social, cultural, político, materializando-se nos currículos, nos projetos pedagógicos, nas formas de organização e gestão da escola e, de modo muito peculiar, nas práticas institucionais. Desse modo, a perspectiva sociopolítica de análise das finalidades educativas ganha relevância, considerando-se que orientações sobre as finalidades e funções da escola historicamente sempre foram objeto de embate em decorrência de variados interesses de classes e grupos sociais, religiões, organizações e partidos políticos.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ANA VITORIA DUTRA AMORIM
Email: amorim.aninhaa@outlook.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
ANDRE LUIZ ARAUJO CUNHA
Email: aluizcunha7@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
ANGELINA CARLOS COSTA
Email: angelina.costa@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [externo] | [graduado] |
BEATRIZ APARECIDA ZANATTA
Email: beatrizapzantta@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
CARMES ANA DA ROSA BATISTELLA
Email: carmesbatistella@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
CLAUDIA VALENTE CAVALCANTE
Email: clavalente@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
DUELCI APARECIDO DE FREITAS VAZ
Email: duelci.vaz@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
ELIANE SILVA
Email: elianepuc@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |
MADE JUNIOR MIRANDA
Email: 118made118@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [] | [] |
MARCILENE PELEGRINE GOMES
Email: pelegrine10@yahoo.com.br |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [doutor] |
OSMAR PEREIRA DOS SANTOS
Email: osmarenfi@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Email: raquelmarram@gmail.com |
Pesquisador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |