Detalhes do Projeto de Pesquisa

DIVERSIDADE GENÉTICA DE PEIXES NEOTROPICAIS DE ÁGUA DOCE

Dados do Projeto

389

DIVERSIDADE GENÉTICA DE PEIXES NEOTROPICAIS DE ÁGUA DOCE

2014/1 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE PESQUISAS REPLICON

Marcadores moleculares e citogenéticos aplicados à mutagênese

CLAUDIO CARLOS DA SILVA

Resumo do Projeto

O conhecimento da diversidade genética dos estoques naturais de peixes é de fundamental importância para a compreensão da genética da ictiofauna visando o manejo correto destes estoques. Atualmente, os programas de aquicultura têm dado elevada importância às avaliações genéticas, com vistas não somente a ampliar a produção como também manter a diversidade genética dos mesmos. Nesse contexto, para a identificação da diversidade e estrutura genética estão sendo aplicados os marcadores genéticos e moleculares nas espécies de peixes neotropicais, buscando, inclusive, a exploração de características de interesse econômico, bem como a preservação de unidades evolutivamente significativas para a manutenção dessa biodiversidade. O presente estudo propõe avaliar a diversidade genética das espécies de peixes neotropicais migratórios dos recursos hídricos goianos utilizando marcadores genéticos (RAPD, microssatélites, genoma mitocondrial), onde se espera produzir conhecimentos que sirvam como instrumento norteador para a conservação e o uso sustentável deste recurso. Serão avaliados os espécimes capturados em regiões de interesse, sobretudo onde há atividade de resgate e transposição de animais nas regiões de usinas hidrelétricas ou em regiões que apresentam lagos, sejam para abastecimento ou naturais. Adicionalmente, serão analisadas características taxonômicas visando identificar espécimes com características fenotípicas de resultantes da hibridização. Os percentuais de loci polimórficos, índices de diversidade genética de Shannon serão obtidos para indicar a diferenciação intrapopulacional, permitindo a elaboração da matriz de distância e identidade genética de Nei, demonstrados em dendrogramas de similaridade genética.

Objetivos

Como objetivos gerais, este estudo pretende avaliar a diversidade genética das espécies neotropicais migratórios, quantificar a variabilidade genética dos espécimes diversidade genética das espécies de peixes neotropicais migratórios dos recursos hídricos goianos, sobretudo onde há atividade de resgate e transposição de animais nas regiões de usinas hidrelétricas ou em regiões que apresentam lagos, sejam para abastecimento urbano ou natural, realizar análise comparativa entre populações oriundas dos diversos ambientes visando a identificar a existência de dissimilaridade genética interespecífica e intraespecífica. Coleta das Amostras Serão selecionados ao acaso espécimes dos principais peixes migratórios oriundos de diversas regiões localizadas em rios que apresentam UHE – Usinas Hidrelétricas no Estado de Goiás e em lagos para abastecimento urbano e/ou natural.

Justificativa

A ictiofauna de água doce no Brasil apresenta um papel fundamental, tanto em termos ecológicos como em sua contribuição para o conjunto da biodiversidade de diversos ecossistemas e também pela sua importante contribuição para a economia e alimentação de diversas populações ribeirinhas e urbanas. Desta forma, este estudo objetiva contribuir para o estabelecimento de programas de conservação de espécies de peixes neotropicais migratórios de forma a garantir sua sobrevivência em longo prazo, não somente é uma questão de importância ecológica, mas também uma estratégia de desenvolvimento econômico. 

Nesse contexto, pretende-se realizar um diagnóstico dos níveis de variação genética existentes nas populações estudadas. Esse diagnóstico será realizado com o uso da técnica de RFLP e/ou microssatélites utilizando DNA genômico e/ou a região DLoop do DNA mitocondrial visando à caracterização da estrutura populacional, identificando loci polimórficos e índices de diversidade genética de Shannon para indicar a diferenciação intrapopulacional, cálculo da matriz de distância e identidade genética de Nei, além da montagem dendrogramas de similaridade genética.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALEX SILVA DA CRUZ
Email: alexsilva@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
APARECIDO DIVINO DA CRUZ
Email: acruz@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
CLAUDIO CARLOS DA SILVA
Email: dasilva.genetica@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]