Detalhes do Projeto de Pesquisa

POLIMORFISMOS NO GENE RECEPTOR DE VITAMINA D (VDR) NA SUSCETIBILIDADE AO CÂNCER DE MAMA: METANÁLISE

Dados do Projeto

381

POLIMORFISMOS NO GENE RECEPTOR DE VITAMINA D (VDR) NA SUSCETIBILIDADE AO CÂNCER DE MAMA: METANÁLISE

2019/2 até 2020/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE

SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE

ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA

Resumo do Projeto

A alta prevalência do câncer de mama, principalmente na população feminina, tem levado a realização crescente de pesquisas que ampliem o conhecimento dessa doença com o intuito principal de melhorar o manejo dos portadores e auxiliar na prevenção dessa doença em particular. Recentemente, diversos estudos têm investigado a correlação da presença de polimorfismos no gene receptor de Vitamina D (gene VDR) e o desenvolvimento de câncer de mama. Percebem-se, portanto, que resultados controversos foram obtidos, admitindo, ora associação, ora não, entre os polimorfismos e o câncer de mama. Por esse motivo e pela relevância do estudo do câncer de mama, a metánalise permitiria compilar dados estatísticos de diversos estudos discordantes, resultando em uma conclusão relevante à realização de outros estudos acerca da temática oncogenética. Propõe-se, portanto, uma revisão sistemática da literatura acerca do tema nas bases de dados PubMed, Lilacs e SciELO, seguida pelo tratamento estatístico dos resultados encontrados, configurando-se, assim, uma metanálise. Espera-se que a investigação em relação a presença de polimorfismos do gene do Receptor de Vitamina D e a suscetibilidade ao câncer de mama possa indicar resultados mais confiáveis que aqueles apresentados pelos estudos isolados.

Objetivos

Objetivo Geral (ou primário)

Verificar a relação entre os polimorfismos do gene do receptor de Vitamina D (vitamin D receptor; VDR) e câncer de mama.


Objetivos Específicos (ou secundários)

  • Investigar a relação entre o polimorfismo ApaI (rs7975232) do gene VDR e a suscetibilidade ao câncer de mama;
  • Investigar a relação entre o polimorfismo BsmI (rs1544410) do gene VDR e a suscetibilidade ao câncer de mama;
  • Investigar a relação entre o polimorfismo FokI (rs2228570) do gene VDR e a suscetibilidade ao câncer de mama;
  • Investigar a relação entre o polimorfismo TaqI (rs731236) do gene VDR e a suscetibilidade ao câncer de mama.

Justificativa

O câncer de mama é de grande relevância, visto que apresenta alta incidência e mortalidade, principalmente entre pacientes do sexo feminino, configurando importante problema de saúde pública (INCA, 2019). Diversos estudos têm estabelecido associações desencontradas entre o câncer de mama e os polimorfismos do gene VDR, sendo, portanto, necessária a realização de mais investigações. Ademais, a metanálise proposta configura um estudo de revisão sistemática, o que reduz os problemas relacionados a questões éticas, permite uma abrangência maior em relação a vários estudos, gerando um resulto estatístico mais confiável por lidar com universo amostral mais amplo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA
Email: marciocmed@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]