Detalhes do Projeto de Pesquisa

AS PSICOPATOLOGIAS FENOMENOLÓGICAS EXISTENCIAIS DO SER-NO-MUNDO

Dados do Projeto

380

AS PSICOPATOLOGIAS FENOMENOLÓGICAS EXISTENCIAIS DO SER-NO-MUNDO

2018/1 até 2023/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

PSICOPATOLOGIA FENOMENOLÓGICA

Psicopatologia Fenomenológica-Existencial

VIRGINIA ELIZABETH SUASSUNA MARTINS COSTA

Resumo do Projeto

Na contemporaneidade, um fenômeno normal ou patológico necessita ser pensado conforme a singularidade da pessoa. Esse olhar permite pensar e buscar compreender o sofrimento psíquico grave alicerçados na fenomenologia existencial. Essa abordagempsicopatológica conta com contribuições de diversos autores, que também desenvolveram teorias importantes, no que tange o existencialismo-fenomenológico, como: Karl Jaspers, Ludwig Binswanger, Medard Boss, Eugène Minkowski, Arthur Tatosian e outros autores. Eles visaram compreender o sofrimento psíquico na existência do sujeito, nas interrupções geradas nos projetos de vida e relações da pessoa. Nese sentido, busca-se descrever e compreender as interrupções no modo de ser-no-mundo saudável do indivíduo participante, podendo desta forma levá-lo a fazer escolhas conscientes, e se responsabilizar, confirme sua capacidade, por elas. Palavras ¿ chave: psicopatologia; interrupções; fenomenologia existencial.

Objetivos

Compreender as diversas formas de manifestação do ser-no-mundo no contexto atual, no qual, as psicopatologias tem se manifestado de diversas formas, entre elas por meio da depressão, do suicídio, da automutilação, e da perpetuação de lutos infindáveis que interrompem o modo de ser saudável do ser-no-mundo.

Justificativa

O resgate histórico das perspectivas de psicopatologia, adentram-se, na contemporaneidade, à compreensão de aspectos culturais que definem modos-de-ser saudável e doente. Influenciada pela fenomenologia, que exige o retorno ao mundo da vida, e pelo existencialismo, o qual busca compreender o significado que a experiência individual adquire para o sujeito, situado em seu dasein, a psicopatologia fenomenológica existencial tem ocupado lugar de destaque no contexto atual. Isso se deve à necessidade de 11 compreender as vivências temporais, espaciais, corporais entre outras, diante de uma sociedade considerada cada vez mais adoecida. Nesse sentido, a compreensão dessas vivencias que podem ser expressas na depressão, nos lutos, nos suicídios, nas automutilações, entre outras formas de manifestações psicopatológicas precisam ser compreendidadas nas perspectivas dos teóricos da fenomenologia existencialista entre eles: Karl Jaspers, Ludwig Binswanger, Medard Boss, Eugène Minkowski, Arthur Tatosian, Merleau-Ponty e outros autores, com o intuito de assumir ampliar a compreensão das diversas formas do indivíduo se relacionar consigo mesmo, com o outro e com o ambiente que o circunda.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
VIRGINIA ELIZABETH SUASSUNA MARTINS COSTA
Email: virginiaitgt@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]