Detalhes do Projeto de Pesquisa

EFEITOS DA PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO ALIMENTAR NO VALOR REFORÇADOR DO ALIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE EXCESSO DE PESO

Dados do Projeto

375

EFEITOS DA PRIVAÇÃO E RESTRIÇÃO ALIMENTAR NO VALOR REFORÇADOR DO ALIMENTO E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O TRATAMENTO DE EXCESSO DE PESO

2016/2 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

LABORATÓRIO DE ANÁLISE EXPERIMENTAL DO COMPORTAMENTO

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO

SONIA MARIA MELLO NEVES

Resumo do Projeto

O atual tratamento para a obesidade tem se respaldado em dietas privativas (restrição calórica) e restritivas (acesso restrito a alguns alimentos), como uma maneira de levar à perda de peso. Embora seja uma prática muito disseminada e utilizada desde a antiguidade, diversos estudos tem apontado para a ineficácia destas dietas, por não conseguirem manter o resultado a longo prazo e por contribuir para episódios de compulsão alimentar nos indivíduos submetidos a este tipo de tratamento. Na abordagem da psicologia comportamental, a privação de um estímulo, está associada com um aumento da frequência de uma resposta para obtenção deste estímulo (valor reforçador do estímulo). O objetivo específico do ESTUDO 1 é avaliar o efeito da privação e da pré-carga no valor reforçador do alimento em mulheres, através de uma pesquisa empírica. O objetivo específico do ESTUDO 2 é realizar uma análise crítica da proposta atual para o tratamento do sobrepeso e obesidade (dietas de cunho privativas e restritivas) com base em revisão de literatura e a partir desta análise propor um novo modelo de intervenção não coercitivo para o tratamento do excesso de peso, e por fim, o objetivo específico do ESTUDO 3 é avaliar os efeitos deste modelo aplicado em estudos de caso, com follow-up mínimo de um ano.

Objetivos

O primeiro objetivo deste projeto de pesquisa é realizar uma análise crítica da proposta atual para tratamento do sobrepeso e obesidade (dietas privativas e restritivas) com base em dados empíricos e descrever a variável comportamental dentro deste contexto, identificando os efeitos dessas intervenções, sob a perspectiva da análise do comportamento, com base na literatura. 

O segundo objetivo é, a partir dessa análise, propor um novo modelo de intervenção não coercitivo para o tratamento do excesso de peso e, por fim, avaliar os efeitos desse novo modelo aplicado em estudos de caso (objetivo 3), com um follow-up mínimo de um ano.


Justificativa

O que se observa é que a atual prática clínica para o tratamento da obesidade, por se tratar de um controle aversivo, deve ser reavaliado sob uma perspectiva comportamental dos seres humanos. Já está evidente que tal prática, utilizando dietas restritivas, não parece ser o melhor caminho, uma vez que a medida que aumenta a quantidade de novas dietas deste cunho, também aumentam os índices de obesidade mundial. 

A nova abordagem proposta neste estudo requer explicar o comportamento destes indivíduos, isto é, sob quais condições o comportamento-problema ocorre. Logo, isto implica em descrever as variáveis que se relacionam a ele, como os estímulos antecedentes e consequentes do comportamento (Kienen, MitsueKubo & Botomé, 2013). Diante do conhecimento sobre as condições em que o comportamento-problema ocorre (comer em excesso), uma nova proposta, incluindo aspectos fisiológicos e nutricionais, associadas aos aspectos comportamentais deste público, devem ser consideradas e devem fazer parte do tratamento para o excesso de peso, uma vez que o seu controle se faz necessário, visto os problemas de saúde publica associados a ele.  

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
SONIA MARIA MELLO NEVES
Email: soniamelloneves@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
VIVIAN COSTA RESENDE CUNHA
Email: viviancrcunha@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]