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A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO FORMAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GOIÁS A PARTIR DE 2004: O CONHECIMENTO SELECIONADO COMO - MAIS LEGÍTIMO - E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS
2019/2 até 2020/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Formação de professores no ensino de ciências naturais e matemáticas
LILIAN RODRIGUES RIOS
Objetivo Geral
Analisar o processo de construção do Currículo Formal da área de Ciências da Natureza da Rede Estadual de Educação de Goiás a partir de 2004 e discutir as implicações dessas escolhas e negociações na formação continuada e na prática docente de professores de Biologia, Física e Química.
Objetivos Específicos
Reconhecendo a importância das pesquisas no Ensino de Ciências e dada a trajetória da Reorganização Curricular de Goiás, tanto na discussão curricular junto à rede estadual de ensino, como na formação continuada de professores, pretende-se a partir dessa pesquisa de doutorado buscar respostas ao seguinte questionamento: Como ocorreu a seleção e organização dos “conhecimentos mais legítimos” do currículo da área de Ciências da Natureza na Rede Estadual de Goiás, como isso fortaleceu o controle social dos professores e quais as implicações desse controle no Ensino de Ciências?
A pesquisa busca compreender e analisar o processo de construção do Currículo Formal da área de Ciências da Natureza da Rede Estadual de Educação de Goiás a partir de 2004 e discutir as implicações dessas escolhas e negociações na formação continuada e na prática docente de professores de Biologia, Física e Química.
A presente proposta de investigação educativa está ligada à questão curricular e terá como referencial teórico a teoria critica e pós-crítica de currículo, além da analise social e politica vivenciada em Goiás, a partir da teoria gramsciniana.
Ela se configura como pesquisa de natureza mista, isto é, quanti-qualitativo. Para a coleta de dados utilizaremos o questionário (primeiro momento), análise documental e a entrevista (segundo momento). Para a entrevista será selecionado 10% do total de professores respondentes para aprofundamento em relação às questões do questionário. Para o seu tratamento faremos uso da análise estatística e a análise de conteúdo.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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LILIAN RODRIGUES RIOS
Email: lilianrios@ymail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |