Detalhes do Projeto de Pesquisa

A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO FORMAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GOIÁS A PARTIR DE 2004: O CONHECIMENTO SELECIONADO COMO - MAIS LEGÍTIMO - E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Dados do Projeto

371

A CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO FORMAL DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA EDUCAÇÃO BÁSICA EM GOIÁS A PARTIR DE 2004: O CONHECIMENTO SELECIONADO COMO - MAIS LEGÍTIMO - E AS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE CIÊNCIAS

2019/2 até 2020/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS EXATAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Formação de professores no ensino de ciências naturais e matemáticas

LILIAN RODRIGUES RIOS

Resumo do Projeto

O presente projeto de pesquisa tem como objetivo aprofundar estudos sobre questões curriculares, buscando analisar o processo de construção do Currículo Formal da área de Ciências da Natureza da Rede Estadual de Educação de Goiás a partir de 2004 e discutir as implicações dessas escolhas e negociações na formação continuada e na prática docente de professores de Biologia, Física e Química. A partir de teóricos da teoria crítica de currículo, acreditamos que currículo escolar nunca é apenas um conjunto neutro de conhecimentos, que de algum modo aparece nos textos e nas salas de aulas de uma nação. É produto das tensões, conflitos e concessões culturais, políticas e econômicas que organizam e desorganizam um povo. A pesquisa proposta se configura como pesquisa de natureza mista, isto é, quanti-qualitativo. Para a coleta de dados utilizaremos o questionário (que será aplicado a professores efetivos e com licenciatura em Biologia, Física e Química nas 40 Coordenações Regionais de Educação), análise documental e a entrevista. Para o seu tratamento faremos uso da análise estatística e a análise de conteúdo. Os benefícios provenientes da pesquisa em Educação em Ciências são, principalmente para a sociedade e todos os professores da área de Ciências da Natureza, serão beneficiados indiretamente. O conhecimento procedente da pesquisa contribuirá para o aprofundamento da discussão curricular, além de possibilitar a, a partir da publicação de seus resultados, a discussão junto às secretarias de educação e às universidades formadoras de professores a busca de alternativas para a inserção dos professores (em formação inicial ou continuada) nas discussões curriculares. Acreditamos ainda que a pesquisa possa trazer contribuições ao processo de formação dos participantes inseridos nos estudos sobre uma temática, levando-os a refletir sobre a mesma e apresentar ao final do estudo contribuições à compreensão do tema em foco. Os resultados dessa pesquisa serão tornados públicos e com fins exclusivamente acadêmicos como publicação de livros, artigos e trabalhos em eventos científicos, além de relatório final.

Objetivos

Objetivo Geral 

Analisar o processo de construção do Currículo Formal da área de Ciências da Natureza da Rede Estadual de Educação de Goiás a partir de 2004 e discutir as implicações dessas escolhas e negociações na formação continuada e na prática docente de professores de Biologia, Física e Química.


Objetivos Específicos 

  • Investigar como ocorreu o processo de construção curricular na rede estadual a partir do ano de 2004.
  • Identificar os critérios para a seleção dos conteúdos escolares para as disciplinas de Biologia, Física e Química, privilegiando-se determinados tópicos em detrimento de outros, e suas respectivas implicações sociais.
  • Avaliar as formações continuadas oferecidas pela SEDUCE/GO aos professores da área de Ciências da natureza da rede estadual, bem como, as práticas docentes decorrentes de um currículo único e bimestralizado e que não considera as especificidades das escolas, das turmas e dos alunos.
  • Especificar como a visão técnica e positivista de ciência como aspecto de uma cultura eficaz e dominante é reproduzido por professores da área de ciências da natureza.
  • Identificar se o senso comum vincula-se ao conceito de conformismo, representando a recepção passiva das ideias e modos de pensar do grupo dominante. 

Justificativa

Reconhecendo a importância das pesquisas no Ensino de Ciências e dada a trajetória da Reorganização Curricular de Goiás, tanto na discussão curricular junto à rede estadual de ensino, como na formação continuada de professores, pretende-se a partir dessa pesquisa de doutorado buscar respostas ao seguinte questionamento: Como ocorreu a seleção e organização dos “conhecimentos mais legítimos” do currículo da área de Ciências da Natureza na Rede Estadual de Goiás, como isso fortaleceu o controle social dos professores e quais as implicações desse controle no Ensino de Ciências?

A pesquisa busca compreender e analisar o processo de construção do Currículo Formal da área de Ciências da Natureza da Rede Estadual de Educação de Goiás a partir de 2004 e discutir as implicações dessas escolhas e negociações na formação continuada e na prática docente de professores de Biologia, Física e Química.

A presente proposta de investigação educativa está ligada à questão curricular e terá como referencial teórico a teoria critica e pós-crítica de currículo, além da analise social e politica vivenciada em Goiás, a partir da teoria gramsciniana.

Ela se configura como pesquisa de natureza mista, isto é, quanti-qualitativo. Para a coleta de dados utilizaremos o questionário (primeiro momento), análise documental e a entrevista (segundo momento). Para a entrevista será selecionado 10% do total de professores respondentes para aprofundamento em relação às questões do questionário. Para o seu tratamento faremos uso da análise estatística e a análise de conteúdo. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LILIAN RODRIGUES RIOS
Email: lilianrios@ymail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]