Detalhes do Projeto de Pesquisa

COMUNICAÇÃO, RELIGIÃO E PÓS-VERDADE

Dados do Projeto

365

COMUNICAÇÃO, RELIGIÃO E PÓS-VERDADE

2018/2 até 2021/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

GRUPO DE PESQUISA EM RELIGIÃO, CULTURA E SOCIEDADE

CULTURA E SISTEMAS SIMBÓLICOS

LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS

Resumo do Projeto

Este trabalho pretende alinhavar três fenômenos de enorme importância histórica, nas sociedades contemporâneas: a persistência do fenômeno religioso, cada vez mais presente no mundo, malgrado os avanços da modernidade; o contexto de capilarização dos processos e tecnologias comunicacionais, que invadiram para sempre o cotidiano dos sujeitos, a ponto de não ser mais possível conceber a vida sem tais dispositivos; e o recente fenômeno de relativização da verdade, denominado ¿pós-verdade¿ decorrente da extrema circulação da opinião, que tornou a fofoca e o boato praticamente uma regra comunicacional onipresente. Trata-se de pesquisa eminentemente teórica, embora com possibilidades de alavancagem empírica em certos aspectos, que se dedica ao estudo das relações entre os vínculos comunicacionais e as experiências religiosas no Brasil. Trata-se ainda de um projeto interdisciplinar, que busca contemplar a interface entre dois campos do saber em construção: o campo científico dos estudos de comunicação, descrita a partir da fenomenologia da pós-verdade e, no jornalismo, do ¿fake news¿, e o campo das ciências das religiões, em conexão com as abordagens religiosas trabalhadas pelas diversas disciplinas das ciências sociais e humanas. Do ponto de vista dos estudos de comunicação, este projeto se dedica à busca pelo especificamente comunicacional na religião, isto é, pela definição e as delimitações do conceito de comunicação, a partir da análise da experiência religiosa. No âmbito dos estudos de ciência das religiões, busca-se compreender como se dão os processos comunicacionais nos diferentes tipos de institucionalidade e sociabilidade de teor religioso, quais sejam os mitos, ritos e experiências engendradas pelas relações institucionais, interinstitucionais e intrainstitucionais no campo religioso, na medida em que perpassadas pela circulação vertiginosa da pós-verdade.

Objetivos

Objetivo geral Conhecer o modo pelo qual os processos comunicacionais do fenômeno “pós-verdade” se fazem presentes na dinâmica do campo religioso brasileiro.
 
Objetivos específicos 

• Efetuar a revisão bibliográfica das questões relacionadas à interface entre comunicação e religiosidade, na perspectiva do fenômeno da pós-verdade. • Identificar diferentes suportes e dispositivos que poderiam ser considerados típicos, para a visualização em contexto de pesquisa das problemáticas definidas.  

• Estabelecer procedimentos de pesquisa empírica, suportados por métodos de análise de conteúdo e de discurso, bem como por pesquisas de opinião e etnografia de audiência, voltados para a compreensão do comunicacional em efetiva circulação na dinâmica religiosa.

• Garantir a interlocução acadêmica dos resultados no meio científico, especialmente aqueles vinculados às áreas da comunicação, das ciências da religião, da sociologia e da linguística.

Justificativa

A relevância deste trabalho deve-se sobretudo à tematização do mais relevante dos problemas comunicacionais do mundo contemporâneo. E guarda iminente originalidade na proposta de intersecção dessa temática com a questão religiosa.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS
Email: signates@gmail.com
Coordenador Pesquisador [externo, professor] [doutor, doutor]