Detalhes do Projeto de Pesquisa

HISTÓRIA EM CENA NA ATHENAS CLÁSSICA: SOCIEDADE E QUOTIDIANO NAS TRAGÉDIAS GREGAS

Dados do Projeto

362

HISTÓRIA EM CENA NA ATHENAS CLÁSSICA: SOCIEDADE E QUOTIDIANO NAS TRAGÉDIAS GREGAS

2016/2 até 2021/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

CULTURA, PODER E REPRESENTAÇÕES

CULTURA E LINGUAGENS

IVAN VIEIRA NETO

Resumo do Projeto

Este projeto propõe a análise das tragédias gregas em sua perspectiva histórica, sobre o pano de fundo das transformações sociopolíticas e culturais que atingem Athenas no séc. V AEC . O seu objetivo principal é perceber na teatralidade as dinâmicas da religiosidade, da vida política e do quotidiano na sociedade ateniense do Período Clássico. Para tanto, empregamos conceitos oriundos das Performances Culturais que nos permitem compreender com maior profusão as sensibilidades gregas e as ressigni

Objetivos

Objetivo Geral 

        O projeto História em Cena na Athenas Clássica: Sociedade e Quotidiano nas Tragédias Gregas tem como principal objetivo estimular a leitura orientada e o estudo das tragédias de Ésquilo, Sófocles e Eurípides para a promoção dos Estudos Clássicos na Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Acolhido no âmbito do Programa Institucional de Iniciação Científica, este projeto propõe noções instrumentais da língua grega antiga (dialeto ático) para introduzir os discentes dos cursos de História, Letras e Filosofia às obras dos tragediógrafos helênicos em edições bilíngues, oportunizando a pesquisa das fontes em seu idioma original e capacitando os discentes para a tradução, ao menos para seu uso particular.



Objetivos Específicos

  1. Conhecer o teatro grego enquanto expressão artística da cultura helênica, entendendo a performance teatral enquanto manifestação genuína das experiências e expectativas da população ateniense do séc. V (AEC);
  2. Compreender as questões religiosas, culturais e sociopolíticas presentes nas tragédias gregas como vestígios das transformações da sociedade e do quotidiano da Athenas Clássica;
  3. Analisar os elementos culturais e sociopolíticos das peças trágicas à luz das inferências feitas pelos eruditos seus coetâneos (Período Clássico), possibilitando uma percepção global sobre as circunstâncias históricas;
  4. Aplicar os conceitos oriundos do campo das Performances Culturais para o estudo das sensibilidades nas tragédias de Eurípides de Salamina, analisando a sua percepção sobre a sociedade ateniense do séc. V AEC, suas contradições e as críticas dos coetâneos à sua narrativa trágica;
  5. Articular os elementos da teatralidade grega e da expressão trágica em perspectiva sincrônica com suas releituras modernas e contemporâneas, oportunizando aos historiadores maior compreensão sobre as dinâmicas de recepção e ressignificação da cultura helênica pela cultura europeia, em especial a partir do séc. XV;
  6. Facilitar o acesso dos discentes de História, Letras e Filosofia às fontes por intermédio de edições bilíngues de renomados tradutores brasileiros;
  7. Oportunizar o aprendizado instrumental do idioma helênico (dialeto ático) aos acadêmicos que pretendem se dedicar à área dos Estudos Clássicos pelo estudo gramatical e sessões de leitura e tradução grego/português;
  8. Promover a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade pelo emprego dos conceitos das Performances Culturais para o estudo das tragédias, especialmente as proposições de Victor Turner e Richard Schechner, aprofundando o diálogo entre a História e áreas afins;
  9. Discutir as possibilidades de análise, crítica e interpretação oferecidas pelas Performances Culturais e sua contribuição ao fazer historiográfico;
  10. Realizar seminários para divulgação dos Estudos Clássicos e das teorias das Performances Culturais, bem como para socialização das pesquisas discentes desenvolvidas no âmbito deste projeto;
  11. Estimular a produção discente para a publicação de resenhas críticas, participação em eventos e engajamento nas atividades de extensão propostas pelo Curso de História;
  12. Publicar os resultados das pesquisas na forma de artigos científicos ou capítulos de livro para publicação em coletânea.

Justificativa

        Esta pesquisa se insere no Mundus Antiquus Studiorum, ou Grupo de Estudos do Mundo Antigo (GEMUNA), reunindo discentes interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Antiguidade, sob a coordenação do Prof. Me. Ivan Vieira Neto. O GEMUNA mantém reuniões regulares desde 2015.1, e em suas sessões discorre sobre obras de referência das áreas de Estudos Clássicos e História Antiga, além de oportunizar a leitura de fontes antigas, em especial dos autores gregos e latinos.

        Junto à Coordenação de Pesquisa do Curso de Licenciatura em História, o projeto do Núcleo de Estudos Clássicos e Humanísticos se verticaliza no Mundus Antiquus Studiorum, ou Grupo de Estudos do Mundo Antigo (GEMUNA), reunindo discentes interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a Antiguidade, sob a coordenação do Prof. Me. Ivan Vieira Neto. O GEMUNA mantém reuniões regulares desde 2015.1, e em suas sessões discorre sobre obras de referência das áreas de Estudos Clássicos e História Antiga, além de oportunizar a leitura de fontes antigas, em especial dos autores gregos e latinos.

        Após um período de experimentação de quatro semestres de reuniões para a leitura e discussão sobre os autores helênicos e romanos, o GEMUNA submete o projeto de pesquisa intitulado História em Cena na Athenas Clássica: Sociedade e Quotidiano nas Tragédias Gregas à apreciação do Grupo de Pesquisa Cultura, Poder e Representações para cadastro junto à PROPE, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da PUC Goiás.

        O intuito do projeto de pesquisa é possibilitar aos discentes de História, Filosofia e Letras ou áreas afins (Direito e Relações Internacionais) conhecer as instituições sociopolíticas e a vida quotidiana dos antigos gregos por intermédio das obras dos tragediógrafos atenienses (Ésquilo, Sófocles e Eurípides), empreendendo a análise crítica sobre as circunstâncias de produção das peças, seus elementos simbólicos, as denúncias sobre as questões políticas da época, as marcas da auto-afirmação de Athenas e as idiossincrasias do Pan-Helenismo. Também interessa à nossa pesquisa conhecer os aspectos da recepção às obras dos tragediógrafos, tanto por sua audiência coetânea (sécs. V e IV AEC) quanto na posteridade, especialmente na Modernidade e Contemporaneidade, analisando suas apropriações e ressignificações.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
IVAN VIEIRA NETO
Email: vieira.pucgoias@yahoo.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]