347
FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL: EMBATES E CONSEQUÊNCIAS PARA O CURRÍCULO, O ENSINO E A FORMAÇÃO GLOBAL DOS ALUNOS
2019/2 até 2021/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas
JOSE CARLOS LIBANEO
Objetivo Geral: apreender e analisar a relação entre as finalidades educativas escolares eleitas por um sistema de ensino ou por programas de pesquisa em relação à diversidade sociocultural, e suas consequências pedagógicas na escola e na sala de aula.
Objetivos específicos:
a) Identificar e sistematizar concepções e orientações acerca de finalidades e objetivos da educação em relação à diversidade sociocultural na educação escolar, tanto em documentos sobre políticas educacionais (oficiais e oficiosos), quanto na pesquisa acadêmica no campo da educação;
b) Analisar os distintos posicionamentos sobre diversidade sociocultural e educação escolar expressos na literatura educacional nacional e internacional e como afetam o desenvolvimento das práticas escolares e docentes;
c) Buscar elementos indicativos sobre como políticas sociais públicas e diretrizes educacionais inspiradas ora em orientações de organismos internacionais (Banco Mundial e Unesco, principalmente), ora na produção acadêmica, afetam concepções de diversidade na sociedade e como elas influenciam as escolas, a formação de professores e o conhecimento, o pensamento e o trabalho dos professores;
d) Obter mais conhecimento acerca dos determinantes de qualidade das escolas e do ensino, cotejando critérios de qualidade de ensino baseados em políticas de resultados com critérios baseados no papel dos fatores intra-escolares, incluindo processos escolares internos, e fatores socioculturais, na promoção da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos alunos;
e) Identificar e descrever as relações/conexões entre posicionamentos sobre finalidades e objetivos da educação escolar, diversidade sociocultural e didática; buscar no material bibliográfico e nos documentos proposições sobre formas de organização do ensino, na perspectiva do ensino para o desenvolvimento humano, que assegurem o atendimento à diversidade sociocultural na escola e na sala de aula;
f) Elaborar reflexões sobre o que deve ser uma “escola justa” (DUBET, 2004)
O objetivo geral do Projeto de investigação é estabelecer relações entre as finalidades educativas escolares eleitas por um sistema de ensino ou por orientações teóricas do campo da educação, em relação à diversidade sociocultural, e as abordagens e formas de lidar com diversidade sociocultural na escola e na sala de aula. Estabelecidas essas relações, trata-se de buscar apoios teóricos e procedimentais para o planejamento de formas de organização do ensino para o atendimento da diversidade sociocultural no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento global dos alunos.
A questão de fundo deste projeto é a relação entre desigualdades sociais e econômicas e a educação escolar e, nesse contexto, o lugar da diversidade sociocultural em sua conexão com as desigualdades sociais. Nesse contexto, realça-se a pergunta sobre o papel da escola em relação à superação/atenuação das desigualdades sociais. As respostas a essa pergunta podem ser encontradas por meio de investigação acerca das finalidades educativas escolares inscritas em documentos de políticas educacionais ou em orientações teóricas formuladas no campo educacional. Ao mesmo tempo há uma área de investigação na penumbra no campo educacional: quais características de funcionamento da escola e da sala de aula atenuam o impacto das condições históricas e sociais concretas dos alunos no aprendizado escolar. Presume-se, neste projeto investigativo, que a pesquisa educacional precisa compreender melhor e formular recomendações que ajudem as escolas e os professores a ser organizar internamente para compatibilizar as exigências do trabalho intelectual típicas da escola e as condições sociais concretas de vida dos alunos por ocasião do seu ingresso da escola.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
ANGELINA CARLOS COSTA
Email: angelina.costa@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [externo] | [graduado] |
FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
Email: fgjunqueira@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |