Detalhes do Projeto de Pesquisa

FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL: EMBATES E CONSEQUÊNCIAS PARA O CURRÍCULO, O ENSINO E A FORMAÇÃO GLOBAL DOS ALUNOS

Dados do Projeto

347

FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL: EMBATES E CONSEQUÊNCIAS PARA O CURRÍCULO, O ENSINO E A FORMAÇÃO GLOBAL DOS ALUNOS

2019/2 até 2021/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

JOSE CARLOS LIBANEO

Resumo do Projeto

O projeto de investigação visa apreender e analisar a relação entre as finalidades educativas escolares eleitas por um sistema de ensino ou por orientações teóricas originadas no meio acadêmico, em relação à diversidade sociocultural, e suas consequências pedagógicas na escola e na sala de aula. Ao se constatar que, em políticas e diretrizes educacionais oficiais, o tema do atendimento à diversidade tem aparecido com destaque nas finalidades educativas escolares, surge a questão de como assegurar pedagogicamente esse atendimento. O tema remete, também, à busca de soluções educacionais que, ao promover o processo de ensino-aprendizagem, considerem as desigualdades sociaise as formas compensá-las pedagogicamente. Algumas questões serão consideradas na investigação: para que servem as escolas? Qual é o lugar do atendimento à diversidade no conjunto das finalidades e objetivos escolares? É possível conciliar o atendimento à diversidade com as funções clássicas da escola de formação cultural e científica? A supervalorização da diferença na escola e sala de aula pode levar a sacrificar o atendimento à igualdade? Como abordar ¿pedagogicamente¿ a diversidade sociocultural? Quais as melhores formas de organização do ensino para atendimento à diversidade sociocultural na escola e na sala de aula? Presume-se, neste estudo, que é possível pensar um ensino que assegure a todos os alunos aprender aquilo que é necessário como condição da igualdade entre os seres humanos e, ao mesmo tempo, considerar a diversidade humana e social desses alunos no processo de ensino-aprendizagem. O projeto terá como procedimentos metodológicos o estudo teórico da questão por meio de pesquisa bibliográfica, podendo ser realizadas pesquisas de campo.Espera-se como resultados uma sistematização da produção acadêmica e em documentos sobre políticas educacionais, das concepções e orientações acerca de finalidades e objetivos da educação em relação à diversidade sociocultural na educação escolar; análise dos distintos posicionamentos sobre diversidade sociocultural e educação escolar e as diferentes formas e termos pelos quais estão expressos na literatura educacional nacional e internacional; obtenção de contribuições teóricas e práticas para se conceber formas de inserção da diversidade sociocultural na sala de aula de modo a se assegurar o domínio de conhecimentos e de modos de desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos alunos.

Objetivos

Objetivo Geral: apreender e analisar a relação entre as finalidades educativas escolares eleitas por um sistema de ensino ou por programas de pesquisa em relação à diversidade sociocultural, e suas consequências pedagógicas na escola e na sala de aula.


Objetivos específicos:


a) Identificar e sistematizar concepções e orientações acerca de finalidades e objetivos da educação em relação à diversidade sociocultural na educação escolar, tanto em documentos sobre políticas educacionais (oficiais e oficiosos), quanto na pesquisa acadêmica no campo da educação;


b) Analisar os distintos posicionamentos sobre diversidade sociocultural e educação escolar expressos na literatura educacional nacional e internacional e como afetam o desenvolvimento das práticas escolares e docentes;


c) Buscar elementos indicativos sobre como políticas sociais públicas e diretrizes educacionais inspiradas ora em orientações de organismos internacionais (Banco Mundial e Unesco, principalmente), ora na produção acadêmica, afetam concepções de diversidade na sociedade e como elas influenciam as escolas, a formação de professores e o conhecimento, o pensamento e o trabalho dos professores;


d) Obter mais conhecimento acerca dos determinantes de qualidade das escolas e do ensino, cotejando critérios de qualidade de ensino baseados em políticas de resultados com critérios baseados no papel dos fatores intra-escolares, incluindo processos escolares internos, e fatores socioculturais, na promoção da aprendizagem e desenvolvimento cognitivo, afetivo e moral dos alunos;


e) Identificar e descrever as relações/conexões entre posicionamentos sobre finalidades e objetivos da educação escolar, diversidade sociocultural e didática; buscar no material bibliográfico e nos documentos proposições sobre formas de organização do ensino, na perspectiva do ensino para o desenvolvimento humano, que assegurem o atendimento à diversidade sociocultural na escola e na sala de aula;


f) Elaborar reflexões sobre o que deve ser uma “escola justa” (DUBET, 2004)

Justificativa

O objetivo geral do Projeto de investigação é estabelecer relações entre as finalidades educativas escolares eleitas por um sistema de ensino ou por orientações teóricas do campo da educação, em relação à diversidade sociocultural, e as abordagens e formas de lidar com diversidade sociocultural na escola e na sala de aula. Estabelecidas essas relações, trata-se de buscar apoios teóricos e procedimentais para o planejamento de formas de organização do ensino para o atendimento da diversidade sociocultural no processo de ensino-aprendizagem, tendo em vista o desenvolvimento global dos alunos.

A questão de fundo deste projeto é a relação entre desigualdades sociais e econômicas e a educação escolar e, nesse contexto, o lugar da diversidade sociocultural em sua conexão com as desigualdades sociais. Nesse contexto, realça-se a pergunta sobre o papel da escola em relação à superação/atenuação das desigualdades sociais. As respostas a essa pergunta podem ser encontradas por meio de investigação acerca das finalidades educativas escolares inscritas em documentos de políticas educacionais ou em orientações teóricas formuladas no campo educacional. Ao mesmo tempo há uma área de investigação na penumbra no campo educacional: quais características de funcionamento da escola e da sala de aula atenuam o impacto das condições históricas e sociais concretas dos alunos no aprendizado escolar. Presume-se, neste projeto investigativo, que a pesquisa educacional precisa compreender melhor e formular recomendações que ajudem as escolas e os professores a ser organizar internamente para compatibilizar as exigências do trabalho intelectual típicas da escola e as condições sociais concretas de vida dos alunos por ocasião do seu ingresso da escola.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANGELINA CARLOS COSTA
Email: angelina.costa@hotmail.com
Pesquisador Estudante [externo] [graduado]
FERNANDA GOMES COELHO JUNQUEIRA
Email: fgjunqueira@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]