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FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO-CIENTÍFICO EM ALUNOS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONFORME A ABORDAGEM DE V.V. DAVIDOV SOBRE A ATIVIDADE DE ESTUDO
2018/1 até 2023/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas
ELIANE SILVA
OBJETIVOS
Geral
Específicos
Este projeto situa-se no campo de conhecimento da Didática, visando trazer uma compreensão de seu conteúdo, especificamente a partir da teoria da Atividade de Estudo de Davydov (1999), inserida em sua teoria do ensino desenvolvimental.
A discussão acadêmica sobre a Didática e seu objeto de estudo ocorre mediante um conjunto significativo de estudos e pesquisas do campo pedagógico (a exemplo tem-se VEIGA1999, CANDAU, 2011; PIMENTA, 2011; LIBÂNEO, 2011, 2012, 2014, 2015 e 2016; FREITAS, 2012; OLIVEIRA 2013) bem como em eventos nacionais e regionais, por exemplo, o ENDIPE, em âmbito nacional, e o EDIPE, em âmbito regional. O curso de Pedagogia da PUC Goiás, desde a sua criação há 66 anos, acompanhaos desdobramentos dessa discussão, com sucessivas tentativas de adequação do conteúdo da Didática às tendências da investigação educacional.
Ao longo de 34 anos, venho acumulando experiência teórico-metodológica no ensino da disciplina Didática Fundamental, pondo em prática procedimentos de ensino e atividades diversificadas no sentido de que os acadêmicos desenvolvam modos de pensar didaticamente e processos de ensinar e aprender assim como o processo de planejar criticamente o ensino que intenciona a aprendizagem do aluno.
As atividades propostas para o estudo dos textos na disciplina foram denominadas “Orientação da Leitura”. Estas são diferenciadas e indicam o procedimento, os objetivos e a produção textual que o aluno deverá desenvolver para estudar o texto. O aluno deverá ler e estudar os textos solicitados apresentando produção escrita, de forma que lhe propicie tanto participar oralmente da aula quanto apreender o conteúdo em conexão com o assunto estudado anteriormente, preparando-se para os próximos conteúdos a serem trabalhados.
Até o ingresso no doutorado, ainda não havia contatado obras de Davydov (1988), especialmente sobre o pensamento empírico e o pensamento teórico. Mediante estes estudos, constatei que o processo de ensino desenvolvido na disciplina Didática, assim como as atividades propostas pela “Orientação da Leitura”, pautava-se, no discurso, pelo pensamento teórico, mas, na prática, a aprendizagem efetivava-se alicerçada no pensamento empírico.
Percebi que minha prática pedagógica na disciplina Didática, tida por mim como a espinha dorsal do Curso de Pedagogia, ainda possuía um caráter instrumental e prescritivo: aula preponderantemente expositiva mesmo que fundamentada no diálogo; processo de ensino centrado na diretividade da professora; discussão com tentativas de generalizações e abstrações que partiam mais da exposição da professora. Constatei que a minoria dos estudantes participava do processo de ensino de forma expressiva, com demonstrações convincentes de aprendizagem dos conteúdos, capacidade de síntese e reflexão.
Retomaram-se também as pesquisas de Libâneo (2016)acerca da Didática como disciplina acadêmica e campo de investigaçãosobre o processo instrucional (ação de ensinar e aprender) que orienta e assegura a unidade aprendizagem-ensino, na relação com o conteúdo em situações contextualizadas em que o aluno, com a intervenção pedagógica do professor, se apropria ativamente da experiência humana acumulada na ciência, cultura, arte, assim como de seus procedimentos de operar, propiciando a formação intelectual e da personalidade que levam ao desenvolvimento humano.
Libâneo adere à teoria histórico-cultural e à teoria do ensino desenvolvimental para dar corpo à sua concepção de Didática. Recorrendo a estudos de Rubtsov (2003, 2006),esclarece a contribuição de Davydov para a Didática escrevendo que a escola científica de Davydov compõe-se de três direções de investigação:
- a teoria da generalização do conteúdo e formação de conceitos,
- a teoria psicológica da atividade de estudo e
- o sistema de ensino desenvolvimental.
A primeira explica o processo de elaboração do pensamento teórico que envolve abstração, generalização e formação de conceitos. A segunda formula as bases de organização da atividade de estudo, um dos tipos principais de atividade humana, constituindo o meio pedagógico pelo qual os alunos se apropriam de modos de atividade intelectual, isto é, dos modos generalizados de ação contidos no conhecimento teórico-científico. A terceira refere-se ao sistema de ensino desenvolvimental, ou seja, a organização da aplicação da teoria do ensino desenvolvimental no sistema de ensino russo, referente a cada disciplina escolar, que ficou conhecido como Sistema didático Elkonin/Davydov.
Neste Projeto de Pesquisa pretendo contemplar ascontribuições de Davydov (1988) e de Libâneo (2016) mediante a realização de experimento formativo, numa classe do Ciclo I dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio da Atividade de Estudo, conforme proposto por Davydov. Acredito que a efetivação da atividade de estudo, numa situação concreta de sala de aula, será uma oportunidade de apreender formas de transformar o processo de ensino-aprendizagem praticado na disciplina Didática ministrada nos cursos de Formação de Professores.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ELIANE SILVA
Email: elianepuc@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |