Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTUDO EXEGÉTICO TEOLÓGICO DO DILÚVIO EM GN 6-9: RELATO SACERDOTAL COM ACRÉSCIMOS TARDIOS

Dados do Projeto

337

ESTUDO EXEGÉTICO TEOLÓGICO DO DILÚVIO EM GN 6-9: RELATO SACERDOTAL COM ACRÉSCIMOS TARDIOS

2019/2 até 2021/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEOLOGIA, PESSOA E SOCIEDADE

Teologia Bíblica

MARIOSAN DE SOUSA MARQUES

Resumo do Projeto

Esta pesquisa pretende-se, em primeiro lugar, contribuir com a investigação científico-acadêmica situando o texto da narrativa do dilúvio da tradição hebraica (Gn 6-9) no arco dos debates sobre as fontes do Pentateuco. Nesse âmbito, embora os exegetas da teoria clássica das quatro fontes ou documentos coloquem o relato jahwista do dilúvio como sendo muito antigo (da época do império davídico-salomônico), é mister analisar exegeticamente o vocabulário, o estilo narrativo e a teologia do texto para melhor datá-lo. Além da datação da narrativa, a análise exegética do texto na sua versão hebraica poderá contribuir para evidenciar os procedimentos linguístico-literários dos textos bíblicos. Em segundo lugar, com a análise linguístico-exegética da narrativa do dilúvio, esta pesquisa pretende evidenciar em maior profundidade as teologias do texto e seu propósito no contexto pós-exílico de restauração de Israel. Trata-se de uma narrativa compósita, é verdade, mas que no seu conjunto termina com um cenário esperançador, pois aí o rosto de Deus se revela novamente amigável. Em tempos de injustiças, desigualdades, violências, a história de um justo que, com Deus, salva o mundo, destila uma esperança almejada e necessária e abre caminhos para uma fraternidade universal.

Objetivos

Objetivo Geral 

  • Situar o texto de Gn 6-9 no     contexto da pesquisa sobre a formação do Pentateuco, evidenciando a     fragilidade da teoria clássica documental e propondo uma datação tardia     para a composição do texto estudado, evidenciando sua teologia no contexto     pós-exílico e sua pertinência para os tempos atuais. 

 

Objetivos específicos

  • Analisar o vocabulário da     tradição sacerdotal e jahwista no relato do dilúvio; 
  •  
  • Evidenciar alguns falsos     duplicados no relato do dilúvio; 
  •  
  • Demonstrar a     fragmentariedade dos textos jahwistas para formar um relato completo; 
  •  
  • Analisar os fragmentos     jahwistas e demonstrar sua datação tardia;
  •  
  • Mostrar a relação dos     fragmentos jahwistas com o relato sacerdotal;
  •  
  • Evidenciar a teologia do     relato sacerdotal e dos fragmentos não sacerdotais no contexto pós-exílico.

Possibilitar uma compreensão profunda da teologia da aliança pós-diluviana como uma possibilidade de fraternidade universal e de respeito por toda a vida, inclusive a natureza.

Justificativa


Neste sentido, o problema que se coloca para esta pesquisa é: quais os critérios externos (evidências histórico-arqueológicas) e internos (elementos de vocabulário e estilo linguístico) permitem datar com uma margem de segurança a narrativa do dilúvio? A partir dessa datação, como evidenciar o ambiente sócio-político-religioso que motivou o registro de tradições orais antigas, bem como a intenção teológica para a contrução de um mundo novo? Por fim, que elementos contextuais e teológico-textuais da narrativa desencadeiam um projeto de construção societária inclusiva e respeitadora das diferenças e de cuidado com a preservação do planeta, da natureza e da vida? 

Sem responder a estas questões, respostas estas que precisam ser o resultado da pesquisa criteriosa, o relato do dilúvio corre o risco de ser um mero artefato literário de criatividade. Em nosso referencial epistemológico, os textos da tradição judaica não são mera criação literária, mas são o resultado de um trabalho coletivo, onde formas religiosas, sociais e políticas antagônicas pleiteiam e sustentam modelos societários e, em alguns casos (como  no relato do dilúvio), modelos ecológicos. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARIOSAN DE SOUSA MARQUES
Email: mariosansousa@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]