Detalhes do Projeto de Pesquisa

CONCEPÇÕES SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI

Dados do Projeto

327

CONCEPÇÕES SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI

2017/1 até 2020/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS

Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas

RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS

Resumo do Projeto

A relevância das finalidades educativas no campo das políticas e diretrizes educacionais de um país decorre do fato de que elas são a referência para os projetos educacionais a serem implantados, os objetivos escolares, o currículo, as formas de organização e gestão, procedimentos de avaliação da aprendizagem, a formação de professores, entre outros. Neste projeto propõe-se uma investigação sobre concepções de finalidades educativas escolares presentes em documentos do Banco Mundial, documentos oficiais da política educacional brasileira e na produção intelectual do campo da educação, com o objetivo de esclarecer algumas questões: que funções da educação escolar são defendidas e para que segmentos sociais? que impacto social essas finalidades e funções buscam produzir? que modelo de escola está presente nas orientações? quais as concepções de finalidades educativas expressas nessas diferentes fontes? Em que se distinguem essas concepções? A pesquisa é descritivo-exploratória, bibliográfica e documental, com abordagem qualitativa. A análise dos dados buscará destacar concepções partilhadas e divergentes em relação a finalidades educativas escolares, tendo em vista os problemas e desafios com que se defronta a escola no século XXI. Palavras-chave: finalidades educativas; ; educação e desenvolvimento humano; escola no século XXI; políticas educacionais.

Objetivos

Objetivo Geral 

Identificar e analisar as concepções de finalidades educativas escolares do Banco Mundial e da política educacional brasileira.

 Objetivos Específicos 

  1. Analisar que modelo de escola está associado a essas concepções de finalidades educativas escolares e qual o impacto social esperado da educação escolar; 
  2. Verificar a existência de distinções ou aproximações entre essas concepções;
  3. Analisar a relação entre as concepções de finalidades educativas escolares e o papel da escola;
  4. Analisar, a partir das finalidades educativas identificadas, o que está sendo considerado como problemas e desafios a serem enfrentados pela escola no século XXI;
  5. Identificar e analisar estratégias e ações propostas para o enfrentamento desses problemas e desafios.

Justificativa

Com esta pesquisa espera-se contribuir para preencher uma lacuna na pesquisa educacional brasileira, que diz respeito à análise das concepções sobre finalidades educativas escolares, em particular aquelas expressas em documentos oficiais do Banco Mundial e da política educacional. A investigação possibilitará formar e sistematizar um quadro analítico sobre essas concepções, oferecendo elementos para o debate sobre a questão e para outras pesquisas a esse respeito. Os resultados possibilitarão a produção e sistematização de dados para estudos comparativos, inclusive internacionais (MANZON, 2011), trazendo à tona problemas que afetam os objetivos e as formas de funcionamento da escola pública decorrentes da globalização econômica e política e destacando aspectos de aproximação ou distanciamento entre várias realidades sociais, econômicas e culturais de países europeus, norte-americanos e latino-americanos. Serão gerados livros e artigos para estimular o debate sobre o tema, sugerir subsídios a novas pesquisas e servir como referência para os cursos de formação de professores. Além do mais, a produção de conhecimentos sobre as diversas concepções de finalidades educativas escolares poderá ampliar a compreensão acerca das distintas formas de entendimento sobre educação, escola e ensino na sociedade no século XXI.

Em síntese, a proposição dessa pesquisa se justifica: a) pela ausência de estudos específicos e sistematizados sobre finalidades e objetivos da educação escolar; b) pela necessidade de compor um quadro com uma análise teórica das concepções sobre finalidades educativas escolares presentes nos documentos que orientam a política educacional; c) por buscar esclarecer as finalidades educativas em sua relação com a globalização econômica e política.

A relevância da pesquisa está ligada também ao fato de que os resultados poderão servir de referência para estudos comparados em âmbito internacional, em pesquisas que busquem analisar o impacto da transnacionalização e da globalização na educação, por meio da definição de finalidades e objetivos da educação escolar. Os resultados da pesquisa também podem servir de referência para propostas, recomendações, sugestões aos decisores que atuam em políticas educativas públicas. Ao campo investigativo e profissional da educação, os resultados podem promover um debate mais aprofundado sobre as finalidades da educação escolar no contexto do século XXI e oferecer subsídios a novas pesquisas sobre o tema.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
LILA MARIA SPADONI
Email: lilaspadoni@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Email: raquelmarram@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]