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CONCEPÇÕES SOBRE FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO SÉCULO XXI
2017/1 até 2020/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
TEORIAS DA EDUCAÇÃO E PROCESSOS PEDAGÓGICOS
Teoria histórico-cultural e práticas pedagógicas
RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Identificar e analisar as concepções de finalidades educativas escolares do Banco Mundial e da política educacional brasileira.
Com esta pesquisa espera-se contribuir para preencher uma lacuna na pesquisa educacional brasileira, que diz respeito à análise das concepções sobre finalidades educativas escolares, em particular aquelas expressas em documentos oficiais do Banco Mundial e da política educacional. A investigação possibilitará formar e sistematizar um quadro analítico sobre essas concepções, oferecendo elementos para o debate sobre a questão e para outras pesquisas a esse respeito. Os resultados possibilitarão a produção e sistematização de dados para estudos comparativos, inclusive internacionais (MANZON, 2011), trazendo à tona problemas que afetam os objetivos e as formas de funcionamento da escola pública decorrentes da globalização econômica e política e destacando aspectos de aproximação ou distanciamento entre várias realidades sociais, econômicas e culturais de países europeus, norte-americanos e latino-americanos. Serão gerados livros e artigos para estimular o debate sobre o tema, sugerir subsídios a novas pesquisas e servir como referência para os cursos de formação de professores. Além do mais, a produção de conhecimentos sobre as diversas concepções de finalidades educativas escolares poderá ampliar a compreensão acerca das distintas formas de entendimento sobre educação, escola e ensino na sociedade no século XXI.
Em síntese, a proposição dessa pesquisa se justifica: a) pela ausência de estudos específicos e sistematizados sobre finalidades e objetivos da educação escolar; b) pela necessidade de compor um quadro com uma análise teórica das concepções sobre finalidades educativas escolares presentes nos documentos que orientam a política educacional; c) por buscar esclarecer as finalidades educativas em sua relação com a globalização econômica e política.
A relevância da pesquisa está ligada também ao fato de que os resultados poderão servir de referência para estudos comparados em âmbito internacional, em pesquisas que busquem analisar o impacto da transnacionalização e da globalização na educação, por meio da definição de finalidades e objetivos da educação escolar. Os resultados da pesquisa também podem servir de referência para propostas, recomendações, sugestões aos decisores que atuam em políticas educativas públicas. Ao campo investigativo e profissional da educação, os resultados podem promover um debate mais aprofundado sobre as finalidades da educação escolar no contexto do século XXI e oferecer subsídios a novas pesquisas sobre o tema.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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JOSE CARLOS LIBANEO
Email: libaneojc@uol.com.br |
Pesquisador | Líder | [professor] | [doutor] |
LILA MARIA SPADONI
Email: lilaspadoni@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
RAQUEL APARECIDA MARRA DA MADEIRA FREITAS
Email: raquelmarram@gmail.com |
Coordenador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |