Detalhes do Projeto de Pesquisa

MAPEAMENTO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM GOIÁS

Dados do Projeto

324

MAPEAMENTO DOS NÚCLEOS DE ACESSIBILIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM GOIÁS

2019/2 até 2020/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

COMUNICAÇÃO E SEUS DISTÚRBIOS

Sociedade, Ambiente, Saúde e Trabalho.

MARILIA RABELO HOLANDA CAMARANO

Resumo do Projeto

As dificuldades de inclusão de estudantes com deficiência no Ensino Superior tem sido alvo de debates do ponto de vista da democratização do acesso e permanência destes, suscitando ações coerentes com os princípios e as políticas inclusivas que se inserem nesta perspectiva no contexto brasileiro. Na medida em que a inclusão implica em ensino adaptado às diferenças e as necessidades individuais, a proposta de ¿democratizar as oportunidades¿ de acesso presente nas atuais políticas públicas de acesso à educação superior, devem pautar-se também por este princípio inclusivo. Objetivo: Fazer um levantamento dos núcleos de acessibilidade das instituições de ensino superior pública e privada de Goiás no sentido de mapear as ações desenvolvidas, as estruturas e tecnologias disponíveis, bem como os profissionais envolvidos. Métodos: A pesquisa seguirá a Resolução 466/12 e foi aprovada pelo CEP PUC Goiás (parecer 2.966.124), será inicialmente feito um levantamento dos núcleos de acessibilidade nas Instituições de Ensino Superior por meio de dados do INEP em suas bases, para obtenção de informações quanto à implantação e ação dos núcleos. Por conseguinte, a presente pesquisa poderá contribuir para sistematizar as informações sobre os procedimentos de inclusão no meio universitário em Goiás, levantando a discussão sobre a importância dos núcleos de acessibilidade para mediação das práticas inclusivas em sala de aula, garantindo a permanência do estudante com deficiência no ensino superior.

Objetivos

Objetivo Geral
Realizar um levantamento dos núcleos de acessibilidade das instituições de ensino superior pública e privada de Goiás no sentido de mapear as ações desenvolvidas, as estruturas e tecnologias disponíveis, bem como os profissionais envolvidos.
Objetivos Específicos
a) Identificar a existência dos núcleos de acessibilidade, bem como suas ações no contexto universitário nos municípios do Estado de Goiás.
b) Analisar as políticas de educação especial nas Instituições de Ensino Superior no Estado de Goiás;
c) Compreender às políticas, estrutura, organização e funcionamento dos Núcleos de Acessibilidade em âmbito estadual.

Justificativa

Diante do exposto, para fins de aprofundar sobre as questões postas, o estudo poderá contribuir para vislumbrar o cenário enfrentado pelos alunos educação especial no cotidiano universitário. Ao lançar um olhar para a inclusão desses estudantes no contexto acadêmico em nível estadual, o estudo em questão, poderá de alguma forma colaborar com as discussões acerca da formação continuada de professores para educação inclusiva na instituição, bem como contribuir com o debate acerca da atuação dos Núcleos de Acessibilidade no contexto da educação superior.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARILIA RABELO HOLANDA CAMARANO
Email: mariliarabeloholanda@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]