Detalhes do Projeto de Pesquisa

COMPREENDENDO AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

Dados do Projeto

323

COMPREENDENDO AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR

2018/1 até 2020/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

COMUNICAÇÃO E SEUS DISTÚRBIOS

Comunicação, tecnologia e saúde

MARILIA RABELO HOLANDA CAMARANO

Resumo do Projeto

O termo inclusão refere-se ao ato de acolher pessoas de forma igualitária, sem exceção, seja no campo social, ocupacional e escolar, independente de cor, etnia, classe social ou qualquer tipo de deficiência. Ingressar no campo acadêmico é uma das possibilidades que se abre para garantir oportunidades de aprendizagem, buscando ganhos futuros na sociedade e para a sociedade. Objetivo: Compreender e discutir os desafios inclusivos que o estudante surdo se depara no meio acadêmico. E desta forma estabelecer formas de discussão e estratégias para a quebra de barreiras nos diversos espaços acadêmicos e consequentemente promoverem de forma plena a inclusão escolar no ensino superior. Métodos: Trata-se de um estudo em campo, descritivo, transversal. A coleta de dados será realizada por meio de uma entrevista estruturada com os docentes da PUC Goiás que ministram ou ministraram aulas para os estudantes surdos, após a autorização e assinatura no Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e a análise dos dados permitirá ampliar a discussão sobre inclusão e acessibilidade nas instituições de ensino superior.

Objetivos

Objetivo Geral
Compreender as práticas docentes para a educação do surdo no ensino superior.
Objetivos Específicos
• Conhecer as ações de acessibilidade para a quebra de barreiras de comunicação e de atitude no espaço da graduação.
• Discutir as formas de educação do surdo no âmbito acadêmico.
• Identificar as estratégias pedagógicas promovidas em sala de aula para garantir a aprendizagem.
• Observar as barreiras de comunicação presentes nos espaços de ensino-aprendizagem

Justificativa

A universidade é um espaço aberto a inúmeras discussões em diversos segmentos, partindo deste princípio é necessário o entendimento do processo e da necessidade de inclusão da pessoa surda, assegurando condições pedagógicas e de comunicação para a aprendizagem e futuramente a vida laboral.
É de fundamental importância a efetuação de estratégias pedagógicas voltadas para esses estudantes, considerando a diferença entre o surdo usuário de LIBRAS e o usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), pois a abordagem de ensino se diferenciará para cada um destes.
Portanto é imperativo aprofundar e ampliar as discussões inclusivas no meio universitário, demonstrando as particularidades linguísticas e de comunicação do discente surdo, bem como promover ferramentas de acessibilidade e orientações didático-pedagógicas aos docentes e demais membros da comunidade acadêmica.
Ingressar no campo acadêmico pode garantir possibilidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional. A conclusão de um curso de graduação aperfeiçoa as habilidades e competências dessas pessoas, ampliando as perspectivas futuras com relação à inserção no mercado de trabalho, sendo assim esta pesquisa justifica-se por endossar as discussões e proporcionar a compreensão do processo inclusivo do acadêmico surdo no ensino da graduação.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARILIA RABELO HOLANDA CAMARANO
Email: mariliarabeloholanda@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]