323
COMPREENDENDO AS PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DO SURDO NO ENSINO SUPERIOR
2018/1 até 2020/1
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
COMUNICAÇÃO E SEUS DISTÚRBIOS
Comunicação, tecnologia e saúde
MARILIA RABELO HOLANDA CAMARANO
Objetivo Geral
Compreender as práticas docentes para a educação do surdo no ensino superior.
Objetivos Específicos
• Conhecer as ações de acessibilidade para a quebra de barreiras de comunicação e de atitude no espaço da graduação.
• Discutir as formas de educação do surdo no âmbito acadêmico.
• Identificar as estratégias pedagógicas promovidas em sala de aula para garantir a aprendizagem.
• Observar as barreiras de comunicação presentes nos espaços de ensino-aprendizagem
A universidade é um espaço aberto a inúmeras discussões em diversos segmentos, partindo deste princípio é necessário o entendimento do processo e da necessidade de inclusão da pessoa surda, assegurando condições pedagógicas e de comunicação para a aprendizagem e futuramente a vida laboral.
É de fundamental importância a efetuação de estratégias pedagógicas voltadas para esses estudantes, considerando a diferença entre o surdo usuário de LIBRAS e o usuário de Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), pois a abordagem de ensino se diferenciará para cada um destes.
Portanto é imperativo aprofundar e ampliar as discussões inclusivas no meio universitário, demonstrando as particularidades linguísticas e de comunicação do discente surdo, bem como promover ferramentas de acessibilidade e orientações didático-pedagógicas aos docentes e demais membros da comunidade acadêmica.
Ingressar no campo acadêmico pode garantir possibilidades de desenvolvimento pessoal, social e profissional. A conclusão de um curso de graduação aperfeiçoa as habilidades e competências dessas pessoas, ampliando as perspectivas futuras com relação à inserção no mercado de trabalho, sendo assim esta pesquisa justifica-se por endossar as discussões e proporcionar a compreensão do processo inclusivo do acadêmico surdo no ensino da graduação.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
MARILIA RABELO HOLANDA CAMARANO
Email: mariliarabeloholanda@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |