Detalhes do Projeto de Pesquisa

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA IN VITRO DE ESPÉCIES DE PLANTAS NATIVAS E EXÓTICAS

Dados do Projeto

317

PROPAGAÇÃO VEGETATIVA IN VITRO DE ESPÉCIES DE PLANTAS NATIVAS E EXÓTICAS

2018/2 até 2021/1

ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES

PRODUÇÃO VEGETAL

PRODUÇÃO VEGETAL

ANDREA MARA DE OLIVEIRA

Resumo do Projeto

O Laboratório atende as atividades de ensino e pesquisa de alunos de graduação. As pesquisas desenvolvidas envolvem a cultura de tecidos de plantas, com ênfase na micropropagação, embriogênese somática de espécies frutíferas, florestais, ornamentais e medicinais. A micropropagação de espécies vegetais tem sido bastante aperfeiçoada nas últimas décadas; para isso, tem contribuído no aprimoramento de protocolos de multiplicação bem como a constante evolução em infraestrutura, equipamentos e insumos necessários para os trabalhos realizados em laboratórios e em ambientes protegidos, indispensáveis para a aclimatação das mudas clonadas in vitro. A técnica consiste na separação de algumas células de tecido vegetal, fazendo com que ela se reproduza, formando uma nova planta. Essa técnica de laboratório se baseia no princípio da chamada ¿totipotência¿ celular, que é a capacidade de uma única célula vegetal se multiplicar e gerar uma nova planta. Visando-se a exploração comercial, o domínio das técnicas de produção é fundamental, para assegurar o sucesso da atividade; plantas micropropagadas geralmente apresentam algumas vantagens como maior vigor, produtividade, homogeneidade e capacidade de multiplicação sobre aquelas formadas por processos convencionais. Palavras-chave: Micropropagação. Cultura. Tecidos. Biotecnologia. Comercialização

Objetivos

Desenvolvimento e aprimoramento de protocolos de cultura de células e tecidos vegetais in vitro. Uso dos protocolos de cultivo in vitro desenvolvidos para micropropagação e programas de melhoramento de espécies vegetais Estas técnicas seriam o suporte necessário para também implementar protocolos de conservação in vitro das espécies estudas, como a criopreservação e formação de recursos humanos e orientação dos alunos de graduação.

Justificativa

Diante desse pressuposto muitos pesquisadores têm trabalhado na redução da perda de habitats e da biodiversidade no cerrado, desenvolvendo novas técnicas para produção de plantas através de sementes, estaquias, e até mesmo a cultura de tecidos tem sido usada contribuindo significativamente na produção de grandes variedades de plantas. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANDREA MARA DE OLIVEIRA
Email: 2014andreabio@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]