Detalhes do Projeto de Pesquisa

SOCIEDADE E EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE INCLUSÂO-EXCLUSAO CULTURAL: MEMÓRIA, CULTURAS, POLÍTICAS, PROJETOS E EXPERIÊNCIAS

Dados do Projeto

310

SOCIEDADE E EDUCAÇÃO BRASILEIRA EM TEMPOS DE INCLUSÂO-EXCLUSAO CULTURAL: MEMÓRIA, CULTURAS, POLÍTICAS, PROJETOS E EXPERIÊNCIAS

2018/2 até 2023/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, MEMÓRIA E CULTURAS EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS

Educação, Sociedade e Cultura

JOSÉ MARIA BALDINO

Resumo do Projeto

RESUMO. Integrado à Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura do PPGE; ao NUPE- EFPH e, nacionalmente, ao DP CNPq- PUC Goiás - PROPE Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais. Abrange as linhas orientadoras no campo da sociologia, da educação e da cultura . Filia-se aos estudos da sociologia compreensiva de Pierre Bourdieu (1930-2002) e os autores do campo da história cultural como Maurice Halbwachs, Le Goff, Thompson e outros. Nossa perspectiva é de que outros estudos teóricos sejam orientados e articulados como Subprojetos de Pesquisa a este Projeto Geral de Investigação do Pesquisador/Coordenador. Até este momento, 2018 - 2021, abrigou 03(Três) Projetos de Iniciação Científica concluídos: 1) - JOÃO CARLOS XAVIER DE OLIVEIRA.Curso de Geografia.Plano de Trabalho: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA PUC GOIÁS. CURRÍCULOS ESCOLARES: HISTÓRIA, TENDÊNCIAS TEÓRICAS E FORMAÇÔES PROFISSIONAIS. Vigência: agosto de 2018 à Julho de 2019; b) -JÚLIO CÉZAR DA SILVA SOUZA. Curso de Geografia. Plano de Trabalho: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO: as escalas locais e regionais da natureza são abordadas pelos livros didáticos? Se não, como os/as Professores/as, as complementam? Vigência: Agosto de 2018 à Julho de 2019; e c) - CARLOS RAFAEL DE SOUSA ANDRADE. Curso de História. Vigência: 08/2018-08/2022, do Plano de Trabalho: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DO MUNICÍPIO DE TERESÓPOLIS DE GOIÁS: pioneiros, mundo do trabalho e sociabilidades, vida religiosa, educação escolar nos tempos de Vila Santa Teresa. Vigência: agosto de 2019 à Julho de 2020. Registro, 03 (Três) Trabalhos de Orientação de TCC; sendo 1) -VINÍCIUS BORGES SILVA. Curso de Geografia.TCC. Ano 2019. TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DA TRAJETÓRIA DO CURSO DE GEOGRAFIA: da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de 1949 à Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás. Ano 2019 e 2) - JOÃO CARLOS XAVIER DE OLIVEIRA. Curso de Geografia TCC.TÍTULO: HISTÓRIA E MEMÓRIA DO CURSO DE GEOGRAFIA DA PUC GOIÁS: fundamentos teóricos e organização curricular - 1949-2019. Ano 2019, e, 3) -TIFFANE ELLEN DA SILVA GIL Curso de História. TCC. TÍTULO: A LEI N° 10.639 DE (2003) E A CONSTRUÇÃO DE NOVAS RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS NO COTIDIANO ESCOLAR--lembranças de gestores e professores de escolas públicas acerca das experiências de ensino de 2003 a 2018. Ano 2019. Quanto as defesas concluídas de Dissertações e Teses sob a minha Orientação Principal, contabiliza: DISSERTAÇÔES: 03(Três): sendo: 1) - Raimundo Nonato Nascimento Júnior. Escola e Diversidade Étnico Racial.Ano:2018; 2) - GEOVANNA ARRAIS LOPES. : MODERNIDADE SOMBRIA E SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÂO: ideologia, violência simbólica e banalização do mal no discurso totalitário. Ano 2019; e, 3) - MEIRE LUCE GOMES : ESTUDANTES SURDOS NO ENSINO MÉDIO: Referências da Inclusão na Rede Púbica Estadual de Goiás. Ano 2020. Quanto as Teses Defendidas, são 04(Quatro): 1) LEANDRO DANIEL PORFÍRIO. : História e Memórias de Feiras de Ciências em Espaços Escolares.Ano:2018; 2) LEONARDO ÂNGELO STACCIARINI DE RESENDE. TRILHAS PROFISSIONAIS DOS EGRESSOS DO PROGRAMA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS - LICENCIATURA PLENA PARCELADA: Educação Física.Ano:2019; 3) LÚCIO JOSÉ BRAGA DOS SANTOS. Título: ENSINO DE FÍSICA E CINEMA DE FICÇÃO CIENTÍFICA: possibilidades didáticas - pedagógicas de ensino e aprendizagens. Ano: 2019 e 4) MURILO SÉRGIO VIEIRA. EDUCAÇÃO SUPERIOR PÚBLICA CONTEMPORÂNEA: a "Terceira Idade" como um Novo Sujeito Educativo na UEG. Ano: 2020. Há que se registrar em termos de produção teórico-bibliográfico; 01(Hum) Livro Autoral: JUNIOR, Raimundo Nonato Nascimento; BALDINO, José Maria. EDUCAÇÃO, ESCOLA E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL: vivências coletivas, construção de saberes e alteridades. 2020. ISBN 978-65-00-08857-1; Organização de 07(Sete) Livros; Capítulos de Livros: 16 (Dezesseis) e 06(Seis) Artigos Publicados e 02 (Dois) com Aceites para Publicação.

Objetivos

1- Configurar a educação brasileira, especialmente da educação básica à superior nos marcos da Educação no Século XXI- os desafios do futuro imediato,como F.IMBERNÓN (Org) já anunciara no ano 2000;

2- demarcar os processos e políticas de inclusão e suas antíteses de exclusão cultural que impede uma escolarização cidadã dos 5 aos 18 anos ( PréEscola+ Fundamental+ Médio = 14 anos de escolarização obrigatória:

3- compreender como se processam e reproduzem os sistemas culturais de classificação e desclassificação social;

4- registrar como são operados os mecanismos de construção e reprodução dos preconceitos sociais quando a instituição escolar insiste em manter o paradigma monucultural, desconhecendo as formulações teóricas oportunizadas pelo conceito de Multiculturalidade formulada por Peter MacLaren ;como também , o conceito de Interculturalidade formulado por Vera Candau e sua equipe de pesquisadores da temática Diversidade,Direitos Humanos ,Diferença e Igualdade.

Justificativa

Reconhecer a educação brasileira contemporânea como componente fundamental do processo de formação humana ,suas entre faces com a sociedade marcada pela globalização neoliberal ,suas políticas públicas de direito social e seus percalços ( desafios e impedimentos X lutas e resistências coletivas emancipatórias), em nas travessias de sua efetivação.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
JOSÉ MARIA BALDINO
Email: baldino@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder Adjunto [] []