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RECURSO DIGITAL NO ENSINO DA HISTOLOGIA
2015/2 até 2021/1
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA
PROSPECÇÃO DE ATIVIDADES BIOLÓGICAS DE PRODUTOS NATURAIS
Estudos de doenças crônico degenerativas
ROBERPAULO ANACLETO NEVES
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Produzir uma ferramenta digital e virtual para complementar o ensino-aprendizagem, principalmente, na área de biologia tecidual (histologia), não apenas para uso dos acadêmicos e docentes da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, mas também para outras Instituições de Ensino Superior do país.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Elaborar roteiro digital sobre histologia de cada sistema orgânico;
Elaborar revisão de literatura sobre a histologia de cada sistema orgânico;
Executar micrografia dos tecidos e constituintes;
Analisar as micrografias associando suas respectivas descrições;
Produzir legendas e hipertextos para cada micrografia;
Produzir roteiro digital eletrônico a partir das imagens obtidas em parceria com o Departamento de Biomedicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás;
Produzir roterio virtual junto ao Departamento de Biomedicina da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.
JUSTIFICATIVA
Este projeto visa a elaboração de um roteiro digital sobre o conteúdo teórico-prático de Histologia. O roteiro digital e virtual de Histologia será elaborado para, primeiramente, permitir a visualização de imagens obtidas a partir do microscópio, acompanhadas das respectivas legendas, utilizando uma estrutura interativa de navegação em hipertexto. Este recurso, por si, agrega valor ao trabalho acadêmico, por caracterizar uma importante documentação de imagens, a partir de micrografias das lâminas.
A excelência das imagens virtuais permite ainda a reprodução rigorosa da informação visual das lâminas histológicas, facilitando o acesso do aluno mesmo extraclasse, a qualquer tempo. O modelo de ambiente virtual para a aprendizagem de histologia proposto por este trabalho, contribui pela nova abordagem proposta através de imagens virtuais, associadas à forma de apresentação textual do conteúdo. O conteúdo disposto na forma textual, associado a mecanismo de repetição e retorno proporciona uma ferramenta de auto-aprendizado. Estabelecendo, assim, um apoio para o processo de ensino-aprendizagem.
Para estimular o interesse dos leitores, o roteiro será produzido e dividido em capítulos, onde cada capítulo também apresentará quadros com as principais curiosidades do assunto, histologia comparada, histofisiologia e/ou doenças relacionadas. Também para enriquecer e facilitar o entendimento dos assuntos abordados, os capítulos apresentarão esquemas computadorizados e micrografias das estruturas e/ou tecidos citados.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ROBERPAULO ANACLETO NEVES
Email: roberpaulo_@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
WILSON DE MELO CRUVINEL
Email: melocruvinel@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |