Detalhes do Projeto de Pesquisa

MICHEL FOUCAULT E A EDUCAÇÃO ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE (2013- 2018)

Dados do Projeto

293

MICHEL FOUCAULT E A EDUCAÇÃO ESTADO DA ARTE DE DISSERTAÇÕES E TESES EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO CENTRO-OESTE (2013- 2018)

2019/2 até 2021/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

JUVENTUDE E EDUCAÇÃO

Educação, Sociedade e Cultura

DANIELLA COUTO LOBO

Resumo do Projeto

Este projeto de pesquisa busca compreender de que forma os estudos de Michel Foucault aparecem nas pesquisas no campo da educação. Com base na análise e sistematização, interessa-nos constituir o Estado da Arte a partir da análise dos trabalhos que utilizaram os estudos de Michel Foucault nos Programas de Pós-Graduação em Educação na região Centro- Oeste .Intenciona-se, ao construir este Estado da Arte sobre as produções, localizar, identificar e inventariar o que já se produziu sobre a Foucault e a educação nestas instituições e programas, para pesquisadores dessas áreas, assim como de outras áreas. Dessa forma, na tentativa e no exercício de compreender as contribuições do pensamento foucaultiano aos estudos da área da educação, é que se apresenta nossa proposta de projeto de pesquisa. Em essência, busca mapear e compreender os sentidos e a direção da produção recente, e compreender o momento pelo qual passam os estudos foucaultianos em Educação no Brasil nesses últimos anos.

Objetivos

Mapear e inventariar a produção do conhecimento sobre Foucault e a Educação em Pós-Graduação Stricto Sensu, nos programas de Pós-Graduação em Educação da Região Centro-Oeste para a elaboração do Estado da Arte sobre a temática, compreendendo o período entre 2013 e 2018 (vigência da pesquisa 02/2019 a 01/2021).

Justificativa

Com o crescente volume de produções acadêmicas nos últimos anos, justifica-se fazer uma análise geral, dada a importância que os estudos foucaultianos possuem na constituição de aportes teóricos que têm auxiliado nas diferentes áreas, bem como nas pesquisas no campo da educação na contemporaneidade. Como Veiga Neto explicita, Foucault é “[...] aquele que melhor nos mostrou como as práticas e saberes vêm funcionando, nos últimos quatro séculos, para fabricar a Modernidade e o assim chamado sujeito moderno ” (VEIGA-NETO, 2004, p.15).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
DANIELLA COUTO LOBO
Email: coutolobo@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
ESTELAMARIS BRANT SCAREL
Email: estelamaris.brant@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]