Detalhes do Projeto de Pesquisa

A ARTE NA MEDICINA

Dados do Projeto

283

A ARTE NA MEDICINA

2018/2 até 2024/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE FISIOLOGIA APLICADA

Sociedade, Ambiente e Saúde

LEDISMAR JOSE DA SILVA

Resumo do Projeto

O ensino médico através das artes já é realidade mundial e deve ser estimulado nas universidades brasileiras. As diretrizes de ensino para o curso de medicina preconizam abordagem ética e humanística. Dessa forma, as universidades devem estimular o cultivo da sensibilidade, da imaginação e das humanidades em seu currículo médico por meio das artes. A inclusão das artes visuais incentiva os acadêmicos de medicina e lhes oferece oportunidades para reflexão crítica e pensamento simbólico. Em adição a isso, também estimula o treinamento interpretativo-observacional dos futuros médicos, habilidades fundamentais na prática clínica. Na atualidade, a educação médica tem visado a formação de profissionais detentores não apenas de conhecimento técnico impecável, cartesiano, mas também de visão humanística, de modo que desenvolvam sua sensibilidade para lidar com o paciente e consigo mesmos, propiciando maior humanização a seu atendimento. Assim sendo, esta pesquisa tem como objetivo estimular os alunos a aprender e apreender a medicina de forma prazerosa, para que desenvolvam visão humanística e sua capacidade de observação e de interpretação por meio das belas artes.

Objetivos

Este projeto de pesquisa visa utilizar obras de artistas consagrados no estudo na medicina, aproximando os alunos das dimensões ética e humanística no ensino médico e reafirmar o papel inovador da universidade na aprendizagem.
 
Objetivo geral  
 
Incluir a arte na medicina como catalisadora de visão humanística dos acadêmicos, abrangendo valores éticos que beneficiem a relação médico–paciente em sua totalidade.  
 
Objetivos específicos  
 
a) Contribuir para a formação humanística dos estudantes de medicina;
b) Promover a inserção artística nos conteúdos de formação clínica para melhor desenvolvimento da sensibilidade, observação e percepção dos estudantes de medicina;
c) Estimular publicações científicas sobre arte e medicina

Justificativa

Qualquer conteúdo pragmático universitário no ensino da medicina precisa abordar temas voltados para as questões técnicas, os avanços tecnológicos e o cientificismo. Ao mesmo tempo, é imprescindível que haja uma maior aproximação dos estudantes de medicina com as questões humanísticas, sendo este um dos pilares observados na história da medicina.
O estudo das artes durante o curso de medicina aproxima os acadêmicos de questões éticas e humanísticas, propiciando-lhes visão da pessoa em sua totalidade, maior consciência de sua responsabilidade social, valorização da compaixão e da empatia. Obras de arte poderão complementar a formação dos futuros profissionais médicos. Consequentemente, os médicos com esta formação poderão, quais artistas, tentar decifrar holisticamente seus pacientes e interpretar por meio da empatia o sofrimento, a ansiedade e o desespero daqueles aflitos por ajuda.  
Hipócrates (460–377 a.C.) também exprimiu sua convicção de que existe um lugar para as artes na medicina. Em uma de suas citações, baseia-se no sentimento altruísta que, necessariamente, deve estar presente na relação médico–paciente: “Peço-te que sejas bondoso e que leves em conta os recursos do paciente. Sempre que puderes, preste teus serviços gratuitamente, e se surgir alguma ocasião de socorrer um estrangeiro em dificuldade, dá-lhe assistência. Pois onde há amor pelos homens, também há amor pelas artes” (AZEVEDO, 2015).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LEDISMAR JOSE DA SILVA
Email: ledismarsilva@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]