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FATORES DE VULNERABILIDADE E DE PROTEÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POBRES EM GOIÂNIA: UM ESTUDO PSICOSSOCIAL
2018/2 até 2023/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE
INFÂNCIA, FAMÍLIA E SOCIEDADE
Políticas Públicas e a dimensão exclusão e inclusão social
ROSANA CARNEIRO TAVARES
Objetivos Específicos:
A abertura política no Brasil, nos anos de 1980, inseriu a Psicologia em uma nova dimensão de atuação na área social, tendo como principal configuração uma participação crítica e contextualizada nos problemas sociais, econômicos e culturais da sociedade brasileira. A instauração de uma psicologia social crítica, que pudesse contextualizar a realidade latino-americana e aprofundar nas análises das demandas sociais era o contexto da psicologia nesse momento. Assim a tendência dessa nova psicologia configurou-se pela compreensão da realidade social, a fim de transformá-la, ao invés da simples descrição dessa realidade. (BOCK, 2009).
A tendência dessa nova psicologia configurou-se pela compreensão da realidade social, a fim de transformá-la, ao invés da simples descrição dessa realidade. Com essa perspectiva, a psicologia expande as possibilidades de sua atuação nas políticas públicas e passa a auxiliar nas formulações e defesas de pautas sociais. Atualmente é notável a ampliação da inserção da psicologia nas políticas públicas com vistas à efetivação da garantia dos direitos sociais, principalmente após a promulgação da Constituição Federal (CF), no ano de 1988, e, no que se refere aos direitos das crianças e dos adolescentes, a partir do Estatuto da Criança e do Adolescente, em 1990.
Dentre os direitos sociais garantidos às crianças e adolescentes brasileiros, destacam-se os de educação e de saúde, de pleno desenvolvimento biopsicossocial, de prioridade absoluta nas políticas públicas, além do direito à participação social, como pleno sujeito de direitos. Tais diretrizes impulsionaram as contribuições da psicologia, com avanços para a educação, para a implementação do Sistema Único de Saúde (SUS) e do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), os quais vieram atender ao clamor da sociedade, que, por meio de mobilizações sociais, denunciavam os processos dialéticos de inclusão/exclusão, em que os grupos minoritários estavam em profunda desvantagem, e que exigiam transformações. O Brasil possui marcas profundas das desigualdades sociais e econômicas que vêm se estruturando desde sua gênese política, social e demográfica como nação. Essa configuração implica em macro e micro violências cotidianas na vida de todos os brasileiros, principalmente das crianças e adolescentes, haja vista a sociedade adultocêntrica em que estamos inseridos. No caso de crianças e adolescentes pobres essa realidade é mais aviltante (TAVARES, 2014).
Sobretudo na infância e adolescência – fase da vida humana em que a relação com o mundo a nossa volta é fundamental para uma estruturação psicológica – é imprescindível o investimento em estudos e pesquisas que possam apreender a realidade das infâncias e adolescências pobres, identificar prováveis riscos e situações ou condições que possam protegê-las da exposição às vulnerabilidades sociais associadas à pobreza. A Psicologia Social, como campo de investigação, pode contribuir com esses estudos, uma vez que faz-se necessária uma postura crítica que compreenda a experiência dessas crianças e adolescentes no mundo contemporâneo em relação às próprias instituições (famílias, escolas, centros de convivência etc) que ajudam a dar contorno para suas vidas.
Tendo esse objeto, esta pesquisa pretende se aprofundar na compreensão da dinâmica de parcela da população pobre, com destaque para as crianças e adolescentes, que mantenham relação efetiva com diferentes instituições públicas e filantrópicas; e compreender como essa relação constrói fatores de proteção ou desvelam fatores de risco. Espera-se, com este estudo, contribuir com outros pesquisadores e trabalhadores sociais, dentro e fora da academia, para melhorar a articulação de projetos de cunho social, pedagógico e familiar, bem como para a formulação e implementação de políticas públicas efetivas nesse segmento. Além disso, espera-se que esta pesquisa colabore na reflexão crítica da realidade de nosso país, mais especificamente da cidade de Goiânia, e com as teorias e conhecimentos responsáveis pela compreensão da experiência de vida e vulnerabilidades de adolescentes e crianças pobres brasileiros.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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HEITOR LUIZ TELES NETO
Email: heitor220497@outlook.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
IVANA ORIONTE
Email: ungarilili@hotmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
MARIA CLARA DA SILVA BARBOSA
Email: mariaclaradasilva42@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
MICHELLE SMALL DO VALE NASCIMENTO
Email: michellesmallvalle@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
ROSANA CARNEIRO TAVARES
Email: rosana.carneirotavares@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |