Detalhes do Projeto de Pesquisa

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E DO NÍVEL DE LETRAMENTO EM SAÚDE APÓS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

Dados do Projeto

266

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA RELACIONADA À SAÚDE E DO NÍVEL DE LETRAMENTO EM SAÚDE APÓS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO

2019/2 até 2024/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

GRUPO DE INVESTIGAÇÃO EM PROMOÇÃO DA SAÚDE E INTEGRALIDADE DO CUIDADO

Teorias, Métodos e Processos de Cuidar em Saúde

GABRIELA FERREIRA DE OLIVEIRA BUTRICO

Resumo do Projeto

Indivíduos que experienciam infarto agudo do miocárdio (IAM), relatam piores desfechos relacionados a qualidade de vida relacionada a saúde (QVRS), ao longo dos anos. A literatura evidencia que a falta de conhecimento acerca da doença pode levar à não adesão ao tratamento e impactar negativamente no seu controle. Em alguns casos, mesmo possuindo bom nível de instrução formal, o paciente pode não compreender as orientações sobre sua doença, que representa uma limitação do Letramento em Saúde (LS), considerado um fator determinante para o alcance de comportamentos de saúde que melhorem a QVRS de pacientes. Mensurar o LS e a QVRS da população atendida nos serviços de saúde é essencial para identificar suas limitações relacionadas ao acesso, compreensão e uso das informações em saúde e de que maneira o LS pode impactar na QVRS, visando propostas de intervenções adequadas à essas limitações e, consequentemente melhoria dos resultados em saúde. Objetivo: avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde e o nível de letramento em saúde de adultos após infarto agudo do miocárdio, de usuários atendidos em serviço privado de atenção à saúde. Método: estudo transversal a ser conduzido em serviços de saúde de atenção terciária, no município de Goiânia. Participarão do estudo os indivíduos maiores de 18 anos, atendidos no período de julho de 2019 a julho de 2022. Serão aplicados questionários para avaliação sociodemográfica, condições de saúde; acesso e utilização dos serviços de saúde, a versão brasileira do Health Literacy Questionnaire (HLQ-Br) para avaliação do LS e a versão brasileira do MacNew Questionnaire (MacNew QLMI) para avaliação da QVRS. Os dados serão analisados por meio de estatística descritiva, teste do quiquadrado e a regressão logística múltipla para determinar as associações entre os escores dos domínios de HLQ, Macnew QLMI e as demais variáveis dependentes. E, ainda, realizará, o cálculo do tamanho de efeito (TE) por meio do ¿d¿ de Cohen. Serão considerados valores estatisticamente significativos àqueles que apresentaram valor de p < 0,05. Este projeto conta com a colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Goiás, campus Goiânia; Universidade Federal de Goiás, campus Jataí e Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Resultados esperados: espera-se disponibilizar o perfil de LS e QVRS de indivíduos que sofreram IAM, de modo que esses resultados possam subsidiar intervenções eficazes e resolutivas no contexto da saúde, por meio de pactuação de metas e objetivos comuns entre indivíduos, profissionais e serviços de saúde e consequentemente melhora nas condições de saúde.

Objetivos

2.1. Objetivo Geral (ou primário)
Avaliar a qualidade de vida relacionada a saúde e o nível de letramento em saúde de adultos após infarto agudo do miocárdio.
2.2. Objetivos Específicos (ou secundários)
¿ Analisar as características sociais, demográficas e angiográficas de pacientes submetidos à reperfusão miocárdica mecânica na fase aguda do infarto;
¿ Identificar a relação entre a qualidade de vida relacionada a saúde e as variáveis sociodemográficas e clínicas de adultos atendidos no serviço de atenção terciária.
¿ Analisar a correlação entre a qualidade de vida relacionada a saúde e o nível de letramento em saúde de adultos após infarto agudo do miocárdio atendidos no serviço de atenção terciária.
¿ Avaliar o desempenho dos indicadores de qualidade da atenção ao IAM dos pacientes submetidos à reperfusão miocárdica mecânica na fase aguda.
¿ Estimar o tempo porta-eletrocardiograma e o tempo porta-balão de pacientes com diagnóstico de IAM;
¿ Apresentar a proporção de óbito intra-hospitalar por IAM de pacientes submetidos à reperfusão miocárdica mecânica na fase aguda do infarto.

Justificativa

A realização deste estudo justifica-se na tentativa de subsidiar a identificação do nível de letramento de pessoas adultas após infarto agudo do miocárdio e do seu impacto na qualidade de vida relacionada à saúde e, assim, auxiliar na intervenção a ser dispensada a esses pacientes, a fim de melhorar a adesão e prevenir complicações decorrentes do não controle das consequências do evento.
Assim sendo, a questão norteadora do estudo foi: qual seria o nível de letramento funcional em saúde e a percepção de QVRS em pessoas adultas que experienciaram um episódio de SCA na alta hospitalar, trinta e sessenta e noventa dias após o evento?

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
GABRIELA FERREIRA DE OLIVEIRA BUTRICO
Email: gabrielabutrico@gmail.com
Coordenador Pesquisador [] []
RAYANA GOMES DE OLIVEIRA LORETO
Email: rayana.loreto@hotmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
SERGIANE BISINOTO ALVES
Email: enfsergianebisinoto@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
VANESSA DA SILVA CARVALHO VILA
Email: vanessa.enf@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
VIRGINIA VISCONDE BRASIL
Email: viscondebrasil@gmail.com
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]