Detalhes do Projeto de Pesquisa

PROJETO AÇÕES EDUCATIVAS E DE QUALIFICAÇÕES INTERCULTURAIS PARA A COLEÇÃO JESCO PUTTKAMER

Dados do Projeto

264

PROJETO AÇÕES EDUCATIVAS E DE QUALIFICAÇÕES INTERCULTURAIS PARA A COLEÇÃO JESCO PUTTKAMER

2013/2 até 2020/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

PATRIMÔNIO CULTURAL

Saberes Tradicionais, Memória e Patrimônio Cultural

MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA

Resumo do Projeto

O projeto tem por meta a qualificação do material audiovisual de quatro grupos indígenas realizada ¿ Metyktire, Paiter Suruí, Cinta-Larga e Nambikuara, com possibilidade de se estender para mais dois grupos. Este projeto é considerado modelo para a qualificação do restante do material acervado referente aos 62 grupos indígenas documentados. A partir dos resultados obtidos serão buscados novos recursos que permitam a continuidade do trabalho. É necessário ressaltar que o trabalho contará, quando for necessário, com a contribuição técnica, para a efetivação desse diálogo, como o Ministério Público Federal de Goiás, a Funai, o IPHAN e consultores temáticos.

Objetivos

Objetivo Geral

Qualificar as informações que compõem a Coleção Jesco Von Puttkamer, orientado pelo princípio da troca de saberes interculturais.


Objetivos Específicos


-Promover a qualificação das informações por meio da interação intercultural da coleção Jesco Von Puttkamer entre colaboradores de quatro a seis grupos indígenas.

- Disponibilizar, aos grupos indígenas envolvidos no projeto, o acervo Jesco Von Puttkamer para consulta e utilização, mediante critérios estipulados pela PUC Goiás, para recuperação de informações de interesse da comunidade, no que se referem às imagens e sons que retratam a memória e o registro de seus bens culturais.

- Apontar possibilidades de ampliar o diálogo com os grupos indígenas estudados, com relação a futuros eventos e colaborações na utilização do acervo, mediante critérios estabelecidos pela PUC Goiás.

- Ampliar e fundamentar a base de dados documentais do IGPA para cada um dos grupos indígenas, a partir das narrativas e interação destes com o acervo.

- Produzir um vídeo documental sobre a experiência do desenvolvimento do projeto.

- Apontar possibilidades de produção de produtos acadêmicos como artigos, livros, textos para congressos nacionais e internacionais, após a conclusão das ações específica de qualificação junto aos indígenas.

- Promover parcerias institucionais a fim de garantir a interdisciplinaridade e a relação com outros profissionais para a qualificação da proposta.

- Divulgar o Acervo Audiovisual do IGPA/PUC Goiás.

Justificativa

O Acervo Audiovisual do IGPA/PUC Goiás, com relação à Coleção Jesco Puttkamer, é considerado um dos maiores acervos audiovisuais do Brasil, sobre a história dos Povos Indígenas. Seu conteúdo abrange diferentes aspectos das culturas indígenas, tais como alimentação, danças e rituais, hábitos da vida cotidiana, caça, pesca, agricultura, artesanatos, construção de casas etc., bem como cantos e a interação com o meio ambiente de 62 povos indígenas sul-americanos. São imagens e sons coletados em quatro décadas de pesquisas em áreas indígenas, bem como decorrentes dos primeiros contatos desses grupos com as frentes de atração organizadas pelo SPI e pela Funai.

O acervo audiovisual conserva em seus suportes as imagens de povos readaptados à realidade contemporânea, mas também realidades que já não existem, por vezes de grupos indígenas extintos. Ele contém informações de povos que nos deixaram como legado um conjunto de conhecimentos que constitui um bem da humanidade. O IGPA/PUC Goiás, assim, tem como responsabilidade social não só a preservação e a conservação deste Acervo, mas também a responsabilidade de divulgá-lo e familiarizar o mundo com sua memória e história, mostrando esse importante elo entre o passado e o futuro da humanidade; mantê-lo salvaguardado significa garantir a disponibilização ao público e às comunidades indígenas, desses registros históricos únicos, obedecendo às normas estabelecidas pela instituição e às normas previstas nas legislações patrimoniais. 

Nesse empreendimento, são muitas as iniciativas de parcerias junto aos povos indígenas no sentido de propiciar instrumentos que os ajudem na recuperação e manutenção de suas línguas e de suas culturas. É o caso, por exemplo, de algumas Universidades que possibilitam tanto o acesso como a permanência de estudantes indígenas em seus espaços acadêmicos, priorizando programas de formação com foco nos saberes e práticas interculturais, bem como a apropriação dos conhecimentos técnicos e tecnológicos que podem contribuir para a valorização, manutenção, recuperação e divulgação das culturas indígenas, além de ajudar na melhoria das condições de vida desses povos. 

Considerando a riqueza e a grande diversidade de aspectos da vida cultural dos povos indígenas no Brasil presentes na coleção Jesco Puttkamer, faz-se necessária sua qualificação a partir da interação com mestres e especialistas dos grupos indígenas representados nessa coleção. Esta qualificação consiste na identificação, datação, nominação, localização, atribuição de significados, entre outros, das imagens e sons, que, sem a contribuição desses povos, o acervo perderia muito da história e dos significados ali presentes, o que faz sentido a afirmação de alguns estudiosos de que a única forma de compreender a cultura do outro é interpretando as manifestações do outro, de acordo com seus próprios critérios culturais. Essa qualificação possibilitará, posteriormente, a construção de uma base de dados documentais digitalizadas sobre a história e cultura de cada grupo indígena para a elaboração de livros e cartilhas a serem devolvidos às comunidades indígenas, bem como para uso nas escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Esta iniciativa vem ao encontro das exigências da Lei 11.645/2008 que incluiu no currículo oficial da rede de Ensino Fundamental e Médio, público e privado, a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Esta Lei tem como objetivo não só promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade étnica e cultural, comprometida com as origens do povo brasileiro, mas também resgatar as contribuições dos negros e povos indígenas nas áreas social, econômica e política pertinentes com a história do Brasil.

Desse modo, o IGPA/PUC Goiás estará não só cumprindo com o seu papel social de viabilizar a produção de conhecimentos e formação de atitudes e valores visando à cidadania, bem como estará qualificando um patrimônio cultural, por meio do acesso aos acervos de mestres e especialistas indígenas, possibilitando-os, por sua vez, o resgate e a transmissão de valores, conhecimentos e práticas tradicionais próprias de seu povo.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ELIANE LOPES
Email: elianelopes@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
MARLENE CASTRO OSSAMI DE MOURA
Email: m.ossami@terra.com.br
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]