Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS GENÉTICOS E OBESIDADE EM CRIANÇAS

Dados do Projeto

261

ESTUDO DE ASSOCIAÇÃO ENTRE POLIMORFISMOS GENÉTICOS E OBESIDADE EM CRIANÇAS

2017/2 até 2026/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE PESQUISAS REPLICON

Estudos citogenéticos, citoquímicos e moleculares aplicados a genética

APARECIDO DIVINO DA CRUZ

Resumo do Projeto

A obesidade é uma doença da homeostase energética causada pelo excesso de suprimento de energia em relação às demandas do organismo. A prevalência desta doença tem aumentado em todo o mundo, alcançando proporções epidêmicas em muitos países desenvolvidos e em desenvolvimento, sendo importante causa de morbidade e mortalidade no mundo em desenvolvimento. Está associada ao maior risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas não transmissíveis e têm ocorrido cada vez mais precocemente, sendo que cerca de 60% das crianças obesas entre 5 e 10 anos de idade apresentam pelo menos um fator de risco para doença cardiovascular (hipertensão arterial, dislipidemia, hiperinsulinemia, alteração do metabolismo da glicose, fatores pró-trombóticos) e 20% delas têm dois ou mais desses fatores. É uma condição de etiologia multifatorial influenciada por fatores genéticos, endócrino-metabólicos, ambientais e psicológicos. As diferenças entre indivíduos e suas predisposições ao ganho de peso indicam que variações comuns da sequência do DNA genômico, dentre as quais os polimorfismos de nucleotídeo únicos são as principais, podem ser responsáveis pelo ganho de peso. Ainda é um desafio para a comunidade científica separar o componente genético do ambiental na etiologia dessa doença. Indivíduos mais suscetíveis à adiposidade excessiva podem carregar variantes de risco nos genes que influenciam o controle do apetite (NPY, POMC, MC4R, etc), a regulação do maquinário celular (FTO, DRD2, etc), o metabolismo lipídico e adipogênese (PPAR, APOS, PLIN, etc.), o gasto energético (UCP), a sinalização da insulina (ISR-E, etc) e inflamação (ADIPOQ, IL6, RETN, etc). Portanto, o objetivo do estudo é investigar a relação entre obesidade de início na infância e polimorfismos dos genes DRD2, DRD4, 5HTT e FTO. Palavras-chave: Polimorfismo, obesidade infantil, PCR em tempo real

Objetivos

Objetivo Geral 

Investigar a relação entre obesidade de início na infância e polimorfismos dos genes DRD2, DRD4, 5HTT e FTO. 


Objetivos Específicos 

• Determinar a frequência dos polimorfismos estudados na população avaliada; 

• Correlacionar os polimorfismos estudados com os seguintes parâmetros: 

a) Grau de resistência insulínica 

b) IMC dos pais 

c) Lipidograma

 • Determinar frequência alélica e genotípica dos polimorfismos avaliados; 

• Avaliar os genótipos de risco para obesidade infantil; 

• Contribuir para formação de recursos humanos; 

• Contribuir para formação do pensamento crítico e analíticos de estudantes de graduação e pós-graduação envolvidos no projeto.

Justificativa

        O impacto da obesidade infantil na população brasileira é crescente e com várias implicações para as crianças e os adolescentes, acarretando risco de desenvolvimento de patologias futuras, incluindo diabetes, dislipidemias, hipertensão arterial, doenças cardíacas e respiratórias, distúrbios ortopédicos e posturais e diversos tipos de cânceres.

        A obesidade, por ser uma condição complexa, traz diversas consequências clínicas, psicológicas e sociais, sobrecarregando o sistema de saúde e interferindo assim em recursos econômicos. Anualmente, no Brasil, muitos recursos são gastos com internações hospitalares, consultas médicas e remédios para o tratamento do excesso de peso e das doenças correlacionadas a ele.

        Este estudo irá contribuir para uma melhor compreensão dos mecanismos, genes e polimorfismos envolvidos com a obesidade infantil.  O conhecimento sobre a situação de saúde e risco em crianças e adolescentes, o conhecimento do perfil metabólico deste grupo, e a determinação de genes e polimorfismos relacionados à essa patologia, permitirá a estruturação de medidas preventivas adequadas, promoção da saúde e a busca de tratamento mais personalizado.

        Os resultados destas estratégias de diagnóstico serão importantes para promover um melhor gerenciamento dos casos pelos médicos assistentes, os quais necessitarão de capacitação quanto ao conhecimento e utilização dos testes. Os resultados poderão contribuir para uma melhor elucidação da fisiopatologia dessa patologia multifatorial e complexa.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALEX SILVA DA CRUZ
Email: alexsilva@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
APARECIDO DIVINO DA CRUZ
Email: acruz@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]
CLAUDIO CARLOS DA SILVA
Email: dasilva.genetica@gmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]
EMILIA OLIVEIRA ALVES COSTA
Email: emiliaoac@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
LYSA BERNARDES MINASI
Email: minasilb@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]