Detalhes do Projeto de Pesquisa

TRIAGEM AUDITIVA EM CRIANÇAS DE CRECHES PÚBLICAS DA CIDADE DE GOIÂNIA COM E SEM ANEMIA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

Dados do Projeto

255

TRIAGEM AUDITIVA EM CRIANÇAS DE CRECHES PÚBLICAS DA CIDADE DE GOIÂNIA COM E SEM ANEMIA: ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO

2019/2 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

COMUNICAÇÃO E SEUS DISTÚRBIOS

Saúde Auditiva

CLÁUDIA CRUVINEL CÂMARA

Resumo do Projeto

RESUMO JUSTIFICATIVA: O sistema auditivo é responsável pelo desenvolvimento da fala e da linguagem. O período crítico para o desenvolvimento dessas habilidades de comunicação ocorre justamente no momento onde parte das crianças em idade pré-escolar apresentam uma alta porcentagem de anemia, trazendo como consequência a redução do potencial de crescimento e desenvolvimento psicomotor o que por sua vez interfere na capacidade de aprendizagem. OBJETIVO: Verificar se os resultados da Triagem da Audição de crianças anêmicas e não anêmicas diferem entre si e verificar se existe similaridade do desenvolvimento auditivo de crianças com deficiência de ferro comparado com crianças sem deficiência de ferro. METODOLOGIA: Trata-se de um ensaio clínico randomizado, aberto, cego, controlado em paralelo que faz parte de um projeto da pesquisa intitulada ¿EFETIVIDADE DA FORTIFICAÇÃO COM MICRONUTRIENTES EM PÓ NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA DEFICIÊNCIA DE MICRONUTRIENTES: UM ENSAIO CLÍNICO RANDOMIZADO. A amostra calculada é de 200 crianças de seis a 48 meses, frequentadoras de Centros de Educação Infantil (CMEIs), vinculados ao Programa Saúde na Escola de Goiânia ¿ Goiás, a coleta de dados terá início em maio de 2018. Todas participantes irão passar por avaliação: socioeconômicas e demográficas, de hemoglobina para avaliar o estado nutricional, estudo genético, avaliação pediátrica, avaliação oftalmológica e Triagem Auditiva. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se encontrar que, os resultados da Triagem auditiva de crianças com anemia apresentem diferença dos resultados da Triagem Auditiva de crianças sem anemias e com isso sugerir como política pública, a implantação de Triagem em pré-escolas e escolas. Além de fomentar a discussão dos próximos passos em relação a estimulação das habilidades auditivas para as crianças na faixa etária estudada. Palavra-chave: Audição, Desenvolvimento da Audição, Nutrição da Criança, Anemia.

Objetivos

4.1 Objetivo Geral

Verificar se os resultados da Triagem Auditiva de crianças com e sem anemia diferem e verificar possível associação de atraso do desenvolvimento fala/linguagem nesse grupo.


 
4.2 Objetivos Específicos   

  • Avaliar os resultados da Triagem Auditiva e verificar possíveis diferenças entre grupos;
  • Avaliar o resultado das EOA (Emissões Otoacústica) ;
  • Avaliar e comparar as curvas timpanométricas com os demais resultados da triagem auditiva;
  • Verificar a ocorrência de falhas nos Protocolos;
  • Avaliar os sinais de Risco do Desenvolvimento da Audição;
  • Verificar possível correlação do estado nutricional com os dados auditivos.
  • Associar os dados do questionário do desenvolvimento auditivo e de linguagem com os resultados audiológicos.
  • Comparar os Resultados do PEATE Triagem de crianças anêmicas com o grupo controle 



Justificativa

Nos estudos nacionais em que se pesquisou a média de anemia em menores de cindo anos, encontrou-se uma variação de 20,9 a 66,5 no período de 1997- 2008, nos diversos grupos populacionas (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2008; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009) já nos estudos de HADLER et al, 2008, em crianças de seis e vinte e oito meses, em creches de Goiânia, esse valor passou para 56%.

 Segundo SHAFIR et al (2009), essas crianças apresentam como consequência uma redução do potencial de crescimento e desenvolvimento psicomotor o que por sua vez interfere na capacidade de aprendizagem (LOZOFF et al., 2014); aumentando a susceptibilidade a infecções por comprometer o sistema imunológico (WHO, 2001).

            Para se garantir o bom relacionamento do indivíduo com o meio em que vive é indispensável a avaliação adequada da audição e o bom funcionamento auditivo é essencial para o desenvolvimento das habilidades comunicativas e assegurar a socialização e o aprendizado (REDONDO; BRUNNER, 2015).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CLÁUDIA CRUVINEL CÂMARA
Email: claudiaccamara@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]