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O USO DA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL A DÉCADA DA DESTRUIÇÃO, DE JOHN ADRIAN COWELL NA PROMOÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS
2019/2 até 2022/1
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
PATRIMÔNIO CULTURAL
Saberes Tradicionais, Memória e Patrimônio Cultural
ELIANE LOPES
- Objetivo Geral
Revisitar a produção fílmica A Década da Destruição de John Adrian Cowell, visando a elaboração de material educativo.
- Objetivos Específicos
a) Realizar a pesquisa documental no acervo audiovisual e icnográfico da Coleção Adrian Cowel.
b) Revisitar e analisar o material fílmico levantado, selecionando trechos de maior relevância para discussão.
c) Inventariar e analisar fontes bibliográficas e documentais para atualização de dados socioambientais.
d) Produzir material didático vinculado à temática fílmica.
O objeto de pesquisa, ou seja, a série A Década da Destruição, é único e insubstituível, pois não se conhece na história do Brasil nenhuma equipe de TV que documentou por 10 anos ininterruptos, entre os anos 1980 a 1990, a história da Amazônia brasileira, com diversas abordagens, como a sua colonização e mecanização, que expulsaram o pequeno colono de sua terra; os conflitos latifundiários; seu desmatamento, causando a sua devastação e incineração; a mineradora Vale do Rio Doce; Serra Pelada, de seu ápice a sua decadência; seus grandes projetos governamentais, como projeto Polonoroeste (projeto de desenvolvimento da Amazônia).
Os filmes alavancaram as questões ambientais da Amazônia para o mundo; deu voz a comunidades científicas, documentando as pesquisas relacionadas ao meio ambiente nos órgãos do INPA e INPE; levou à nomeação do secretário do meio ambiente na época; deu notoriedade a personagens como Chico Mendes para o mundo; filmou a campanha presidencial de Fernando Collor ao Partido dos Trabalhadores. Os filmes também levaram a interromper uma rodovia federal que estava sendo construída e que cortava o centro de uma reserva indígena em fase de primeiros contatos.
Estas produções contribuem para o debate político e cultural que envolve a Amazônia e constituem a memória dos povos da floresta, promovendo férteis discussões no sentido de compatibilizar o desenvolvimento socioambiental e o uso sustentável dos recursos naturais.
Os grandes projetos governamentais, como o projeto Polonoroeste, em que o Banco Mundial financiou parcialmente o desmatamento da Amazônia, com suas siderúrgicas, barragens e abertura de rodovias, gerou a exclusão das minorias. As barragens, por exemplo, inundaram vilarejos e desalojou pequenos proprietários, que lamentavam não terem sido indenizados adequadamente.
A colonização da Floresta Amazônica, por meio da mecanização e industrialização, gerou seu desmatamento e a maior incineração de matéria orgânica no planeta. Além do dano ambiental, esse processo resultou em vários conflitos sociais e políticos, tendo como consequência o trabalho escravo nas grandes fazendas e conflitos agrários com assassinatos que chamaram a atenção dos Direitos Humanos Internacional.
A importância da Floresta Amazônica na manutenção do regime das chuvas. No filme Tempestades da Amazônia, Salati explica como a Floresta Amazônica gera 50% de sua própria chuva. Isto significa que o desmatamento não somente reduzirá a quantidade de chuvas da Amazônia, mas também na região central do Brasil. No filme A Mecânica da Floresta, o zoólogo Rob Bierregaard e a botânica Judy Rankin explicam os “mecanismos” da floresta e quantas espécies são interdependentes de outras espécies para sua sobrevivência.
A série A Década da Destruição foi vista em mais de 40 países e são atuais até hoje, pois os temas neles abordados ainda hoje continuam acontecendo e sendo discutidos.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ELIANE LOPES
Email: elianelopes@pucgoias.edu.br |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |