242
MUDANÇAS ESTRUTURAIS DAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO EM GOIÂNIA
2019/2 até 2024/2
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
COM.SENTIDO
Comunicação, Produção de Sentidos e Representações Sociais
GABRIELLA LUCCIANNI MORAIS SOUZA CALAÇA
Objetivo Geral
Identificar e refletir sobre as mudanças provocadas no jornalismo em Goiânia com a profissionalização das assessorias de comunicação.
Objetivos Específicos
- Compreender o processo de produção das informações nas assessorias, desde a definição da pauta até a divulgação de matérias sobre os assessorados nos veículos de informação;
- Conhecer os principais produtos e serviços realizados pelas assessorias para o atendimento à imprensa;
- Entender o relacionamento entre os jornalistas assessores e os jornalistas que atuam em veículos de comunicação;
- Observar os critérios utilizados pelos jornalistas atuantes nos veículos para o aproveitamento das pautas sugeridas pelas assessorias;
- Verificar a existência de dilemas éticos na divulgação das informações produzidas pelas assessorias nos meios de comunicação;
- Contribuir para os estudos no âmbito do Observatório de Mídia Escola de Comunicação da PUC Goiás, assim como para os grupos de pesquisa e linhas de pesquisa da ECOM da PUC Goiás;
- Analisar os modelos de clipping e de análise de clipping realizados pelas assessorias;
- Propor um modelo de clipping para mensurar o trabalho realizado pelas assessorias;
- Contribuir para o enriquecimento do debate teórico, levantando questões pertinentes a respeito da prática;
– Publicar e apresentar resultados em congressos da área, com a participação de docentes e discentes envolvidos;
- Orientar alunos de Iniciação Científica no projeto.
O jornalismo passa por profundas transformações. O desenvolvimento da tecnologia, a mudança no perfil do profissional da área e a profissionalização das assessorias de comunicação são alguns dos fatores responsáveis pelas alterações na forma de se produzir, divulgar e consumir informação jornalística. Essas mudanças refletem na maneira de ensinar e preparar os futuros jornalistas para a atuação no mercado, especialmente na área da assessoria de comunicação que, diante da atual crise nos meios de comunicação, se apresenta como um mercado de trabalho promissor aos alunos.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
GABRIELLA LUCCIANNI MORAIS SOUZA CALAÇA
Email: gabilutiani@hotmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS
Email: signates@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [externo, professor] | [doutor, doutor] |
ROGERIO PEREIRA BORGES
Email: rogeriopereiraborges@hotmail.com |
Pesquisador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |