Detalhes do Projeto de Pesquisa

MUDANÇAS ESTRUTURAIS DAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO EM GOIÂNIA

Dados do Projeto

242

MUDANÇAS ESTRUTURAIS DAS PRÁTICAS JORNALÍSTICAS COM A PROFISSIONALIZAÇÃO DAS ASSESSORIAS DE COMUNICAÇÃO EM GOIÂNIA

2019/2 até 2024/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

COM.SENTIDO

Comunicação, Produção de Sentidos e Representações Sociais

GABRIELLA LUCCIANNI MORAIS SOUZA CALAÇA

Resumo do Projeto

O objetivo desta pesquisa é refletir sobre as mudanças provocadas pela profissionalização das assessorias de comunicação na produção e divulgação de informações jornalísticas nos meios de comunicação em Goiânia. Para isso, será utilizado o método do estudo de caso. Os dados serão coletados a partir de entrevistas com assessores de comunicação e jornalistas da cidade, análise de produtos e serviços produzidos pelas assessorias e de publicações em jornais on-line. Os resultados poderão orientar docentes, assessores e jornalistas sobre as alterações na prática profissional.

Objetivos

Objetivo Geral 


Identificar e refletir sobre as mudanças provocadas no jornalismo em Goiânia com a profissionalização das assessorias de comunicação.



Objetivos Específicos


    - Compreender o processo de produção das informações nas assessorias, desde a definição da pauta até a divulgação de matérias sobre os assessorados nos veículos de informação;

    - Conhecer os principais produtos e serviços realizados pelas assessorias para o atendimento à imprensa;

    - Entender o relacionamento entre os jornalistas assessores e os jornalistas que atuam em veículos de comunicação;

    - Observar os critérios utilizados pelos jornalistas atuantes nos veículos para o aproveitamento das pautas sugeridas pelas assessorias;

    - Verificar a existência de dilemas éticos na divulgação das informações produzidas pelas assessorias nos meios de comunicação;

    - Contribuir para os estudos no âmbito do Observatório de Mídia Escola de Comunicação da PUC Goiás, assim como para os grupos de pesquisa e linhas de pesquisa da ECOM da PUC Goiás;

            - Analisar os modelos de clipping e de análise de clipping realizados pelas assessorias;

- Propor um modelo de clipping para mensurar o trabalho realizado pelas assessorias;

Contribuir para o enriquecimento do debate teórico, levantando questões pertinentes a respeito da prática; 

– Publicar e apresentar resultados em congressos da área, com a participação de docentes e discentes envolvidos;

- Orientar alunos de Iniciação Científica no projeto. 





Justificativa

O jornalismo passa por profundas transformaçõesO desenvolvimento da tecnologia, a mudança no perfil do profissional da área e a profissionalização das assessorias de comunicação são alguns dos fatores responsáveis pelas alterações na forma de se produzir, divulgar e consumir informação jornalística. Essas mudanças refletem na maneira de ensinar e preparar os futuros jornalistas para a atuação no mercado, especialmente na área da assessoria de comunicação que, diante da atual crise nos meios de comunicação, se apresenta como um mercado de trabalho promissor aos alunos. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
GABRIELLA LUCCIANNI MORAIS SOUZA CALAÇA
Email: gabilutiani@hotmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
LUIZ ANTONIO SIGNATES FREITAS
Email: signates@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [externo, professor] [doutor, doutor]
ROGERIO PEREIRA BORGES
Email: rogeriopereiraborges@hotmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]