Resumo do Projeto
Os grandes projetos de investimento ferroviários em execução em anos recentes nas Regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil, visando à integração territorial e à integração logística, estão fortemente orientados para o setor exportador de commodities agrícolas e minerais. Do ponto de vista econômico restrito, as transformações produtivas nestas regiões podem levar o agronegócio e a produção de minérios a ganhar participação significativa no PIB dos estados de Goiás, Tocantins e Maranhão, dada a crescente importância do comércio exterior brasileiro. Faz necessário, entretanto, perquirir sobre o destino dos territórios e da área de influência da Ferrovia Norte-Sul (FNC) que receberá em seu espaço, que poderá acelerar o crescimento desta faixa brasileira. O denominado processo de modernização do cerrado e a expansão da fronteira agrícola e mineral, inspirado e motivado por políticas territoriais, ao intentar integrar a região à economia nacional e internacional, tem como condicionante para ganhar um upgrade econômico a construção uma rede ferroviária que se integrará futuramente às regiões Sudeste e Sul. E, dessa maneira, proclamar o que se denominou ¿inserção produtiva¿ dos lugares aos eixos de escoamento nacional. Em função disso é importante salientar que a relação entre infraestrutura e desenvolvimento se dá em três níveis: na modificação no espaço das relações sociais de produção e das formas de apropriação e uso do espaço econômico; na modificação das condições objetivas sobre as quais a sociedade promoverá mudanças; e na mudança do padrão de avanço das forças produtivas da sociedade, permitindo criar as bases para um novo estilo de desenvolvimento. No caso específico em tela, o papel da logística do eixo ferroviário é fundamental e poderá contribuir para esboçar um novo desenho das redes urbanas, organizando o sistema produtivo e direcionando-o ao sistema econômico acolhedor dos produtos agrícolas e minerais nos diferentes lugares. Há, portanto, a possibilidade de configuração de uma rede de cidades que se instalará novas legendas na socioeconomia desta parte do território brasileiro. Sob esse ponto de vista econômico-espacial mais amplo pode-se depreender que, em função dos impactos observáveis da instalação de uma ferrovia, mais que os efeitos de estímulo de outras produções de grãos, criação de animais ou produção de minérios, os efeitos de propulsão vão contribuir para o processo de integração regional. Ao avaliar os impactos econômicos, das transformações produtivas nesta área do território brasileiro, derivados das obras de infraestrutura de ferrovias, espera-se contribuir para explicar a natureza do processo de integração regional no Brasil no período atual e projetá-lo para os próximos anos com base nas obras de infraestrutura em questão.