Detalhes do Projeto de Pesquisa

ASSOCIAÇÃO ENTRE CAPACIDADES FÍSICAS, ÍNDICE LESIVO E POSICIONAMENTO TÁTICO EM CAMPO COM POLIMORFISMO NOS GENES ECA I/D E ACTN3 R577X E DERMATOGLIFIA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CATEGORIAS DE BASE

Dados do Projeto

235

ASSOCIAÇÃO ENTRE CAPACIDADES FÍSICAS, ÍNDICE LESIVO E POSICIONAMENTO TÁTICO EM CAMPO COM POLIMORFISMO NOS GENES ECA I/D E ACTN3 R577X E DERMATOGLIFIA EM JOGADORES DE FUTEBOL DE CATEGORIAS DE BASE

2019/1 até 2021/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE PESQUISAS REPLICON

Estrutura genômica, expressão gênica e mutagênese em eucariotos

APARECIDO DIVINO DA CRUZ

Resumo do Projeto

O Futebol de Campo é considerado o esporte mais popular do mundo. Entre 400- 500 milhões de pessoas praticam de maneira amadora e/ou profissional de acordo com dados da Federação Internacional de Futebol (FIFA, 2007). Diversos eventos regionais, nacionais e mundiais movimentam atletas e espectadores ao longo dos anos. A cada evento, atletas, técnicos e profissionais envolvidos estudam formas de melhorar a performance técnico-tática de seus clubes esportivos para aprimoramento em alta performance. Estudos sugerem a participação de Genes Candidatos à Alta Performance no Futebol, tais como ACTN3 e a Enzima Conversora de Angiotensina (ECA), tanto para prescrição específica do treinamento quanto para Seleção de Talentos Esportivos para futuras gerações assim como a utilização da Dermatoglifia como método não invasivo e mais e menos encarecido para os mesmos fins. O propósito primário deste estudo é investigar a correlação entre desempenho nas Capacidades Físicas, Lesões e Posicionamento Tático em campo com polimorfismo comum de genes bem como Dermatoglifia em jogadores de categorias de base de Futebol de Campo. Para isso serão analisados os Genes Candidatos ACTN3 R577X e ECA I/D bem como dados dermatoglíficos dos dedos das mãos. O uso de informações obtidas através da análise da frequência de SNPs e Dermatoglifia são importantes para o monitoramento genético dos atletas para que técnicos, preparadores físicos, médicos e fisioterapeutas acompanhem a alta performance esportiva e Seleção de Talentos Esportivos por um viés mais fidedigno possível. Palavras chave: Genética, Performance Esportiva, SNPs

Objetivos

 Objetivo Geral 

Investigar a correlação entre desempenho nas Capacidades Físicas, Lesões e Posicionamento Tático em campo com polimorfismo comum de genes bem como Dermatoglifia em jogadores de categorias de base de Futebol de Campo.


Objetivos Específicos 

- Correlacionar os genótipos dos Genes ECA I/D, ACTN3 R577X e Dermatoglifia. 

- Verificar a influência e correlação dos genótipos dos Genes ECA I/D, ACTN3 R577X e Dermatoglifia com as Capacidades Físicas Força, Potência Anaeróbica, Flexibilidade, Velocidade e Endurance (Resistência Cardiorrespiratória).

- Correlacionar os Genótipos dos Genes Genes ECA I/D, ACTN3 R577X e Dermatoglifia com Dados Antropométricos Estatura, Massa Corporal, Índice de Massa Corporal, Perimetria, % Gordura Corporal, Biotipo Corporal.

- Verificar a influência e correlação dos genótipos dos Genes ECA I/D, ACTN3 R577X e Dermatoglifia com as Lesões Ligamentares e/ou Musculares no Futebol de Campo.

- Verificar a influência e correlação dos genótipos dos Genes ECA I/D, ACTN3 R577X e Dermatoglifia com a Distribuição e Posicionamento Tático no campo de Futebol.


Justificativa

        Os técnicos, na atualidade, possuem diversos dados relativos a seus atletas que servem como parâmetros importantes para melhoria individual dos profissionais esportistas e ampliar o status do clube e/ou instituição esportiva que está relacionado ao seu treinamento ou seu patrocínio.

        Embasados em dados científicos advindos de diversas pesquisas no campo do treinamento, da biologia molecular, da engenharia (bioengenharia), da computação, tanto os atletas quando as equipes/instituições esportivas tentam acompanhar os avanços dessas discussões acadêmicas/científicas. Estes embates são esquentados em Eventos Esportivos, Congressos Científicos, Publicações em Periódicos Especializados, Programas de Graduação e Pós-Graduação e também no ambiente escolar tornando a relação Genética e Treinamento Corporal um campo de diálogo multidisciplinar para todos os níveis e locais sociais que o atleta e as pessoas envolvidas em esportes de alto rendimento, “baixo” rendimento e discussões escolares sobre esportes em aulas de Educação Física, Biologia, Química, Física, entre outras.

        Por isso, para além do objetivo da pesquisa em investigar a correlação entre desempenho nas Capacidades Físicas, Lesões e Posicionamento Tático em campo com polimorfismo comum de genes e dermatoglifia em jogadores de categorias de base de Futebol de Campo, o estudo tem como propositura, também, ampliar o campo de discussão entre Genética e Treinamento Corporal não somente para performance máxima, mas como discussão científica em Fóruns, Congressos, Revistas Científicas para Graduações e Pós-Graduações, Educação Física Escolar, Genética na Escola.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALEX SILVA DA CRUZ
Email: alexsilva@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
APARECIDO DIVINO DA CRUZ
Email: acruz@pucgoias.edu.br
Coordenador Líder [professor] [doutor]
CLAUDIO CARLOS DA SILVA
Email: dasilva.genetica@gmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]
EMILIA OLIVEIRA ALVES COSTA
Email: emiliaoac@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
LYSA BERNARDES MINASI
Email: minasilb@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
RUY GUILHERME ALBUQUERQUE PEREIRA
Email: ruy.pereira@ueg.br
Pesquisador Estudante [] []