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A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) NA FORMAÇÃO E (RE)CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA: UM POSSÍVEL MODELO PARA O COMBATE AO TRABALHO INFANTO-JUVENIL ANÁLOGO À ESCRAVIDÃO
2017/2 até 2020/2
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA EM DIREITOS FUNDAMENTAIS E SOCIOAMBIENTAIS
Direito, políticas públicas socioambientais e relação de gênero e trabalho
CLAUDIA GLÊNIA SILVA DE FREITAS
Objetivo Geral
Verificar se o PETI é uma das formas de (re)construir a cidadania da criança e do adolescente, e um modelo de combate ao trabalho infanto-juvenil análogo à escravidão.
Objetivos Específicos
O trabalho infanto-juvenil é um problema de destaque na sociedade atual e que suscita discussões intensas, mesmo com os avanços já alcançados em defesa dos menores no que tange ao trabalho infantil. Ainda assim, não escapa aos olhos o fato de inúmeras crianças e adolescentes ainda são exploradas e submetidas à condições prejudiciais ao seu desenvolvimento, muitas em condições análogas à escravidão.
Os menores, em sua situação de fragilidade, necessitam de proteção e tratamento prioritário, com garantia de condições dignas para seu crescimento e desenvolvimento da cidadania. A legislação brasileira é avançada na busca pela erradicação do trabalho infantil e na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, contudo, dificuldades são encontradas na efetivação das normas.
Existem inúmeras contradições que circundam o tema, afinal, o trabalho infanto-juvenil esbarra em questões sociais, jurídicas, políticas e econômicas. Infelizmente, ainda se discute muito sobre os prejuízos ou benefícios do trabalho infanto-juvenil, porém a maioria das alegações não possuem fundamentos concretos, estando baseadas apenas em convicções pessoais e questões culturais desconectadas da realidade.
Tais fragilidades podem ser campo fértil para a exploração do trabalho infantil, gerando polos, guetos de trabalho infanto-juvenis análogos à escravidão, uma vez que o trabalho sob qualquer abordagem deve ser considerado em sua função social, pois é esta que faz com que ele tenha vários ângulos de concepção, e com isso, tenha uma natureza transversal, na qual abrange diversas áreas do conhecimento humano, o que não se faz diferente com as questões relacionadas ao trabalho da criança e do adolescente.
Assim, para transformar essa realidade enfrentada pelos menores, que muitas vezes são colocados desde muito jovens em frentes de trabalho, muitos em condições análogos à escravidão, surgiram políticas públicas para a proteção infanto-juvenil e de apoio às famílias envolvidas, como é o caso do PETI, que surge para minimizar os problemas, e quem sabe fortalecer a (re)construção da cidadania, o qual está inserido o PETI.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi criado pelo Governo Federal, em 1996, com o apoio da Organização Internacional do Trabalho (OIT). O objetivo inicial do Programa era combater o trabalho de crianças em carvoarias da região de Três Lagoas (MS). Posteriormente, sua cobertura foi ampliada para alcançar todo o país visando a implantação de políticas públicas contra o trabalho infantil.
Dessa forma, faz-se prudente conhecer a fundo essa ferramenta institucional que pode conduzir a uma (re)construção da cidadania infanto-juvenil no Brasil e ser um meio efetivo de combate ao trabalho análogo à escravidão.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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AMANDA ALVES DOS SANTOS
Email: a.alvesdossantos51@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [externo] | [graduado] |
AMANDA NASCIMENTO SOUSA
Email: amandanx15@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
CLAUDIA GLÊNIA SILVA DE FREITAS
Email: claudiaprof.puc@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
ISABELA SIMOES BENTO DE SOUSA
Email: isabela.narnia@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |