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ANTROPOLOGIA, LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL EM LIVROS DE AUTORA/ES BRASILEIRA/OS
2019/2 até 2021/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
PATRIMÔNIO CULTURAL
Saberes Tradicionais, Memória e Patrimônio Cultural
FATIMA REGINA ALMEIDA DE FREITAS
Objetivo Geral (ou primário)
-Compreender como os discursos sobre diversidade étnico-racial no Brasil são construídos na literatura infantil afro-brasileira e indígena, publicada entre os anos de 1990 e 2018.
Objetivos Específicos
- Realizar uma revisão bibliográfica sobre diversidade cultural, literatura infantil e educação, especialmente no que se refere à diversidade étnico-racial, a partir da antropologia, sociologia, história e educação.
- Mapear as/os principais autoras/es brasileiras/os que produziram, entre os anos de 1990 e 2018, obras de literatura infantil que abordem a diversidade étnico-racial.
-Identificar quais as estratégias discursivas utilizadas pela/os autora/es para produzir textos que contribuam para a combater o racismo, a discriminação e o preconceito no ambiente escolar.
- Elaborar uma proposta de educação infantil anti-racista a partir do diálogo com a literatura infantil afro-brasileira e indígena.
É fundamental que estes debates sobre a diversidade étnico-cultural aconteçam no ambiente escolar (e na Universidade) e sobre como a literatura infantil pode trazer possibilidades de aproximação sobre estas questões com professora/es e aluna/os. Assim, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (BRASIL, 2010: 17) temos que as instituições de ensino devem cumprir sua função sociopolítica e pedagógica e dentro desta proposta estar construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnicoracial, de gênero, regional, linguística e religiosa.
A partir de um mapeamento de livros de literatura infantil, autoras/es, editoras e de uma análise sobre os discursos a respeito da diversidade cultural presentes nestes, será possível construir algumas reflexões sobre as possibilidades de uma educação infantil anti-racista, pois acredito que a partir desta proposta, as produções literárias que construam narrativas que tragam representações positivas da história e cultura negra e indígena e ampliando os olhares sobre a diferença, são essenciais para uma reflexão sobre 6 antropologia, literatura e educação, refletindo um pouco sobre a importância da influência (e alcance) das produções antropológicas na transformação da sociedade brasileira, buscando a construção de uma sociedade mais plural, democrática e justa.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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FATIMA REGINA ALMEIDA DE FREITAS
Email: fatimareginaalmeida@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |