Detalhes do Projeto de Pesquisa

ANTROPOLOGIA, LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL EM LIVROS DE AUTORA/ES BRASILEIRA/OS

Dados do Projeto

232

ANTROPOLOGIA, LITERATURA INFANTIL E EDUCAÇÃO: REPRESENTAÇÕES SOBRE A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL EM LIVROS DE AUTORA/ES BRASILEIRA/OS

2019/2 até 2021/2

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

PATRIMÔNIO CULTURAL

Saberes Tradicionais, Memória e Patrimônio Cultural

FATIMA REGINA ALMEIDA DE FREITAS

Resumo do Projeto

A presente pesquisa visa mapear e analisar obras de literatura infantil afro-brasileira e indígena publicadas no Brasil, entre os anos de 1990 e 2018, dialogando com produções bibliográficas sobre os temas da diversidade cultural, educação, literatura e formação de professora/es. Buscando compreender o contexto dessas produções: principais editoras, autora/os e temas abordados e analisando-as a partir de alguns documentos governamentais produzidos no âmbito do Ministério da Educação, são eles: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-raciais e o Ensino da História e da Cultura Africana e Afro-brasileira (BRASIL, 2004), Leis 10.639/2003 e Lei 11.645/2008, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 2010). A partir deste levantamento e análise buscarei apresentar algumas possibilidades de construção de uma educação anti-racista, pautado no trabalho com a literatura infantil, que busque desconstruir estereótipos e preconceitos, trazendo narrativas mais plurais sobre os povos negros e indígenas, em que seus saberes, sua ancestralidade, memória e identidade sejam reconhecidas, valorizados e respeitadas contribuindo para uma sociedade mais democrática, justa e plural.

Objetivos

Objetivo Geral (ou primário) 

-Compreender como os discursos sobre diversidade étnico-racial no Brasil são construídos na literatura infantil afro-brasileira e indígena, publicada entre os anos de 1990 e 2018. 


Objetivos Específicos 

- Realizar uma revisão bibliográfica sobre diversidade cultural, literatura infantil e educação, especialmente no que se refere à diversidade étnico-racial, a partir da antropologia, sociologia, história e educação. 

- Mapear as/os principais autoras/es brasileiras/os que produziram, entre os anos de 1990 e 2018, obras de literatura infantil que abordem a diversidade étnico-racial. 

-Identificar quais as estratégias discursivas utilizadas pela/os autora/es para produzir textos que contribuam para a combater o racismo, a discriminação e o preconceito no ambiente escolar. 

- Elaborar uma proposta de educação infantil anti-racista a partir do diálogo com a literatura infantil afro-brasileira e indígena.

Justificativa

        É fundamental que estes debates sobre a diversidade étnico-cultural aconteçam no ambiente escolar (e na Universidade) e sobre como a literatura infantil pode trazer possibilidades de aproximação sobre estas questões com professora/es e aluna/os. Assim, a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação infantil (BRASIL, 2010: 17) temos que as instituições de ensino devem cumprir sua função sociopolítica e pedagógica e dentro desta proposta estar construindo novas formas de sociabilidade e de subjetividade comprometidas com a ludicidade, a democracia, a sustentabilidade do planeta e com o rompimento de relações de dominação etária, socioeconômica, étnicoracial, de gênero, regional, linguística e religiosa. 

        A partir de um mapeamento de livros de literatura infantil, autoras/es, editoras e de uma análise sobre os discursos a respeito da diversidade cultural presentes nestes, será possível construir algumas reflexões sobre as possibilidades de uma educação infantil anti-racista, pois acredito que a partir desta proposta, as produções literárias que construam narrativas que tragam representações positivas da história e cultura negra e indígena e ampliando os olhares sobre a diferença, são essenciais para uma reflexão sobre 6 antropologia, literatura e educação, refletindo um pouco sobre a importância da influência (e alcance) das produções antropológicas na transformação da sociedade brasileira, buscando a construção de uma sociedade mais plural, democrática e justa.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
FATIMA REGINA ALMEIDA DE FREITAS
Email: fatimareginaalmeida@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]