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HISTÓRIA E PERFORMANCES CULTURAIS: INTERLOCUÇÕES ENTRE SENSIBILIDADES, LINGUAGENS E ESTÉTICA
2017/2 até 2023/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
CULTURA, PODER E REPRESENTAÇÕES
CULTURA E LINGUAGENS
EDUARDO JOSE REINATO
Objetivo Geral :
O objetivo geral do projeto HISTÓRIA E PERFORMANCES CULTURAIS:
INTERLOCUÇÕES ENTRE SENSIBILIDADES, LINGUAGENS E ESTÉTICA
é o de estimular reflexões multidisciplinares em relação à pesquisa histórica com as
Performances Culturais e as linguagens artísticas em geral. Essa perspectiva, por
um lado, propiciará que sejam revisitadas as tradições artísticas e culturais que
fundamentaram a maneira pela qual as sociedades, e a brasileira em específico,
concebem, compreendem e usufruem do objeto das relações surgidas do ato
Performático. De outro lado, possibilitará a ampliação do horizonte estético dos
futuros historiadores, bem como suscitará um redimensionamento da perspectiva
histórica por parte de futuros artistas e teóricos das artes.
2.2. Objetivos Específicos
1) Articular historicamente a relação passado/presente com vistas a refletir sobre
as Manifestações Artísticas à luz da tradição cultural nas quais as mesmas
estão inseridas ;
2) Formar historiadores e agentes culturais com repertório artístico e
conhecimento da tradição a fim de que possam atuar socialmente de forma a
redimensionar o impacto na cultura e da arte na construção da cidadania e
dos valores sociais ;
3) Formar professores que realizem com inteligência e habilidade o diálogo entre
Educação, Cultura e Arte a fim de que, a médio prazo, tenhamos, em
diferentes cidades e em distintas regiões, potencialmente um público capaz
de conceder à Cultura e à Arte um espaço privilegiado em suas expectativas
e horizontes ;
4) Realizar reflexões acerca das temáticas investigadas atinentes às
Performances Culturais na história : Teatro, Cinema, Artes Plásticas, Música
e Imagens.
5) Trabalhar com vistas a consolidar o diálogo História e Linguagens Artísticas
no âmbito da Graduação em História.
A intenção de superar os limites e as divisões compartimentadas das
diferentes formas de conhecer a realidade, ou mesmo a sua discussão, têm
conduzido cada vez mais historiadores à investigação de temas que exigem a
compreensão dos nexos e das relações sociais, experiências, linguagens,
sensibilidades, e dramas sociais, imbricados nas formas de expressão da atividade
humana nas mais diversas manifestações estéticas. É a partir desta intenção que
falamos de um necessário exercício interdisciplinar, traduzido na compreensão de
novos temas de pesquisa relacionados às Performances Culturais e à própria
história do teatro.
Condizentes com estas preocupações e opções teóricas e metodológicas,
queremos também explicitar a adesão a certa maneira de trabalhar e conceber
Performances culturais. Se no social a luta se concretiza entre diferentes sujeitos
históricos, assumindo formas e resultando em diferentes memórias, assumimos com
Chauí (1992) que: "a cultura é mais do que as belas artes. É memória, é política, é
trabalho, é História, é técnica, é cozinha, é vestuário, é religião, é festa, etc..
Portanto, nela estão contidas as Performances humanas, as “experiências” no
sentido conceitual Benjaminiano. Ali onde seres humanos criaram símbolos, valores
práticas, há cultura. Ali onde é criado o sentido do tempo, do visível e do invisível, do
sagrado e do profano, do prazer e do desejo, da beleza e da feiúra, da bondade e da
maldade, da justiça e da injustiça, ali há cultura. E desta maneira, ali estão
explicitadas as relações entre a performatividade e a história, portanto, ali estão as
Performances culturais, como definiremos à frente
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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EDUARDO JOSE REINATO
Email: eduardoj@pucgoias.edu.br |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |