Detalhes do Projeto de Pesquisa

PREVALÊNCIA E SENTIDOS DE IDEAÇÃO SUICIDA EM TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE

Dados do Projeto

216

PREVALÊNCIA E SENTIDOS DE IDEAÇÃO SUICIDA EM TRABALHADORES DA ÁREA DE SAÚDE

2016/2 até 2020/1

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

CLÍNICA, SUBJETIVIDADES E SAÚDE

Saúde: educação, avaliação e intervenção

MARINA DE MORAES E PRADO MORABI

Resumo do Projeto

Os trabalhadores de saúde têm demonstrado suscetibilidade ao adoecimento psíquico, decorrentes de aspectos inerentes à sua função, sobrepostos a questões institucionais estressoras. Tende a abranger sintomas de ideação suicida, que podem se correlacionar com sintomas ansiosos, depressivos, psicossomáticos, de assédio moral e Burnout. Este trabalho objetiva analisar indícios de ideação suicida em trabalhadores do Estado de Goiás, na área da saúde, no âmbito da atenção primária, secundária e terciária, correlacionando secundariamente aos indícios de sofrimento psíquico associados. Para tanto serão utilizados Escala de Medidas para Qualidade de Vida no Trabalho, Maslach Burnout Inventory-General Survey (MBIGS), Inventário de Ideação Suicida de Beck (BSI), Inventário de Ansiedade de Beck (BAI), Inventário de Depressão de Beck (BDI), Escala de Assédio Moral no Trabalho (EAMT), um questionário semi-estruturado para avaliar os sintomas psicossomáticos. Os dados objetivos serão analisados por meio do SPSS-18 e os dados qualitativos serão submetidos à Análise de Conteúdo Temático de Bardin.

Objetivos

Analisar indícios de ideação suicida em trabalhadores do Estado de Goiás, na área da saúde, no âmbito da atenção primária, secundária e terciária.


Realizar revisão sistemática da literatura sobre o tema ideação suicida e suas correlações com fatores de proteção e fatores de risco, incluindo aspectos de ansiedade, depressão, assédio moral, sintomas psicossomáticos e síndrome de Burnout relacionado ao contexto de trabalho na área da saúde.


Analisar ideação suicida em trabalhadores de instituições públicas e privadas de saúde no Estado de Goiás.


Levantar a correlação entre ideação suicida e percepção de assédio moral em trabalhadores de instituições públicas e privadas de saúde no Estado de Goiás.


Analisar indícios de sofrimento psíquico (sintomas psicossomáticos, síndrome de Burnout, depressão e ansiedade) e sua correlação com ideação suicida em trabalhadores de instituições públicas e privadas de saúde no Estado de Goiás.

Justificativa

        O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás (CEREST Estadual) relata preocupação em relação aos trabalhadores, por observarem a existência de alto nível de adoecimento mental, durante suas fiscalizações (OLIVEIRA, 2014). Frente ao levantamento de literatura realizado, percebe-se a possibilidade de adoecimento destes profissionais, no contexto de saúde, que vão desde aspectos de ansiedade, perpassando aspectos depressivos, psicossomáticos, Burnout e culminando em ideação suicida, entretanto, faltam estudos desenvolvidos na cidade de Goiânia/Goiás que abranja e analise a realidade regional acerca da correlação entre as variáveis citadas para a compreensão maior da presença ou não de ideação suicida nestes sujeitos. Destarte, faz-se necessário entender este construto em suas mais variadas relações, numa perspectiva regional.

        Neste sentido, algumas questões devem ser respondidas pelo estudo, quais sejam: quais os indícios de ideação suicida do trabalhador goiano da área de saúde? Qual a relação existente entre assédio moral e ideação suicida do trabalhador goiano da área de saúde? Qual a correlação entre aspectos de ansiedade, depressão e ideação suicida nos trabalhadores goianos da área de saúde? Que indícios de manifestações psicossomáticas são expressos e podem ser correlacionados com a presença ou ausência de ideação suicida nos trabalhadores que buscam ajuda do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Estado de Goiás? Quais os indícios de sofrimento psíquico que podem ser correlacionados à presença de ideação suicida verificados no trabalhador goiano da área da saúde? Quais fatores de proteção e quais fatores de risco podem ser elencados acerca da ideação suicida de profissionais de saúde goianos?

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ANDREA BATISTA MAGALHÃES
Email: andreavidda@gmail.com
Pesquisador Estudante [professor] [mestre]
IVONE FÉLIX DE SOUSA
Email: ivonefelixsousa@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
MARINA DE MORAES E PRADO MORABI
Email: marinademoraes@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]
SEBASTIÃO BENICIO DA COSTA NETO
Email: sebastiaobenicio@gmail.com
Pesquisador Líder [professor] [doutor]