206
CINEMA - ARQUITETURA - DESIGN: O DIÁLOGO VISUAL DIEGÉTICO NA DIREÇÃO DE ARTE E DO DISPOSITIVO CINEMATOGRÁFICO
2019/1 até 2025/2
ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES
CIDADE, MORFOLOGIA, PAISAGEM E ARQUITETURA
História Urbana, Sociedade e Cultura
NANCY DE MELO BATISTA PEREIRA
Este trabalho busca um domínio maior de todas as instâncias em que as referências à relação Arquitetura, Design e Cinema, se fazem presentes na construção da linguagem cinematográfica. Pretende-se com todos os levantamentos e análises perceber como no cinema o processo de criação imagética se vale de nossas heranças e identidades visuais, onde tudo pode ser editado e reeditado (Bourriaud, 2019).
A pesquisa performativa se torna um novo paradigma para as artes em geral tratando de seus dispositivos imagéticos e novas possibilidades que surgem a cada dia desde que não só pela vídeo arte e cinema experimental inicialmente analógicos até os aparatos emergentes das imagens digitais.
Esta pesquisa tem por objetivo abordar aspectos plásticos da composição cênica, o princípio de integração entre objetos cênicos, detalhamento visual arquitetônico, princípios de ornamentação, identificar quando existe na obra o desenvolvimento de um conceito da construção cênica, ou seja, os conceitos presentes na linguagem do cinema e sua relação com a composição cênica.
Perceber como a identidade contemporânea da produção cinematográfica atual, possui uma identidade em sua linguagem, a partir de cada projeto cinematográfico. Entender como se comporta no momento das opções definidas pela direção de arte, e quais técnicas, se embasam para definir o que irá de fato participar do um princípio diegético, como a participação das novas tecnologias da computação gráfica pode valorizar e compor a imagem cinematográfica.
A condição do cinema como uma arte visual não é contestada, porem diante de suas especificidades seu estudo se desenvolve voltado para o próprio universo do “cinema”, um campo expandido do áudio visual que se volta para uma linguagem das artes visuais, por exemplo, a vídeo arte e seu caráter experimental. Este estudo propõe se voltar para os aspectos plásticos (visuais e táteis) da construção cênica da imagem/movimento, os componentes visuais do filme, que concretizam as intenções do diretor cinematográfico e as indicações do roteiro em relação aos cenários/arquitetura, trajes, objetos e design.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
MURILO GABRIEL BERARDO BUENO
Email: murilobuenomestre@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
NANCY DE MELO BATISTA PEREIRA
Email: nancydemelo@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
PEDRO HENRIQUE MÁXIMO PEREIRA
Email: arqurb.phmp@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [] | [] |