Detalhes do Projeto de Pesquisa

CINEMA - ARQUITETURA - DESIGN: O DIÁLOGO VISUAL DIEGÉTICO NA DIREÇÃO DE ARTE E DO DISPOSITIVO CINEMATOGRÁFICO

Dados do Projeto

206

CINEMA - ARQUITETURA - DESIGN: O DIÁLOGO VISUAL DIEGÉTICO NA DIREÇÃO DE ARTE E DO DISPOSITIVO CINEMATOGRÁFICO

2019/1 até 2025/2

ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES

CIDADE, MORFOLOGIA, PAISAGEM E ARQUITETURA

História Urbana, Sociedade e Cultura

NANCY DE MELO BATISTA PEREIRA

Resumo do Projeto

O trabalho, que se trata de uma Pesquisa Investigativa Exploratória, pretende levantar o conhecimento e a discussão de assuntos que tocam a Arquitetura, o Cinema e o Design, como a estética do filme, abrangendo conteúdos críticos sobre as questões ideológicas políticas e sociais ligadas às representações das imagens difundidas em filmes, desde os clássicos da primeira formação dos filmes narrativos (início do século XX) ao cinema contemporâneo. A condição do cinema como uma arte visual não é contestada, porem diante de suas especificidades seu estudo se desenvolve voltado para o próprio universo do ¿cinema¿, um campo expandido do áudio visual que se volta para uma linguagem das artes visuais, por exemplo, a vídeo arte e seu caráter experimental. Este estudo propõe se voltar para os aspectos plásticos (visuais e táteis) da construção cênica da imagem/movimento, os componentes visuais do filme, que concretizam as intenções do diretor cinematográfico e as indicações do roteiro em relação aos cenários/arquitetura, trajes, objetos e design.

Objetivos

Este trabalho busca um domínio maior de todas as instâncias em que as referências à relação Arquitetura, Design e Cinema, se fazem presentes na construção da linguagem cinematográfica. Pretende-se com todos os levantamentos e análises perceber como no cinema o processo de criação imagética se vale de nossas heranças e identidades visuais, onde tudo pode ser editado e reeditado (Bourriaud, 2019).

A pesquisa performativa se torna um novo paradigma para as artes em geral tratando de seus dispositivos imagéticos e novas possibilidades que surgem a cada dia desde que não só pela vídeo arte e cinema experimental inicialmente analógicos até os aparatos emergentes das imagens digitais.


Esta pesquisa tem por objetivo abordar aspectos plásticos da composição cênica, o princípio de integração entre objetos cênicos, detalhamento visual arquitetônico, princípios de ornamentação, identificar quando existe na obra o desenvolvimento de um conceito da construção cênica, ou seja, os conceitos presentes na linguagem do cinema e sua relação com a composição cênica.

Perceber como a identidade contemporânea da produção cinematográfica atual, possui uma identidade em sua linguagem, a partir de cada projeto cinematográfico. Entender como se comporta no momento das opções definidas pela direção de arte, e quais técnicas, se embasam para definir o que irá de fato participar do um princípio diegético, como a participação das novas tecnologias da computação gráfica pode valorizar e compor a imagem cinematográfica.

Justificativa

A condição do cinema como uma arte visual não é contestada, porem diante de suas especificidades seu estudo se desenvolve voltado para o próprio universo do “cinema”, um campo expandido do áudio visual que se volta para uma linguagem das artes visuais, por exemplo, a vídeo arte e seu caráter experimental. Este estudo propõe se voltar para os aspectos plásticos (visuais e táteis) da construção cênica da imagem/movimento, os componentes visuais do filme, que concretizam as intenções do diretor cinematográfico e as indicações do roteiro em relação aos cenários/arquitetura, trajes, objetos e design.

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MURILO GABRIEL BERARDO BUENO
Email: murilobuenomestre@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
NANCY DE MELO BATISTA PEREIRA
Email: nancydemelo@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]
PEDRO HENRIQUE MÁXIMO PEREIRA
Email: arqurb.phmp@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [] []