Detalhes do Projeto de Pesquisa

ESTUDO PARA COLETA, DISTRIBUIÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE GOIÂNIA

Dados do Projeto

196

ESTUDO PARA COLETA, DISTRIBUIÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS EM EDIFICAÇÕES NA CIDADE DE GOIÂNIA

2016/2 até 2021/2

ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES

GESTÃO E MODELAGEM DE RECURSOS HÍDRICOS

Planejamento Urbano e Recursos Hídricos

RODRIGO MARTINEZ CASTRO

Resumo do Projeto

A grande vantagem da utilização da água de reuso é a de preservar a água potável, reservando-a exclusivamente para o atendimento das necessidades que exijam a sua potabilidade para o abastecimento humano. Além disso, há diminuição da demanda sob os mananciais de água pura devido à substituição da fonte, ou seja, a substituição de uma água de boa qualidade por outra inferior, porém que contenha qualidade requerida para o destino traçado para ela. Outra vantagem relevante do reuso é a eliminação de descarga de esgotos nas águas superficiais, já que há um tratamento na água e os produtos resultantes do processo são destinados a locais adequados. Também em locais onde o estágio avançado de falta d¿água é muito grande, a solução de reuso pode ser a melhor alternativa.

Objetivos


Geral


  • Efetuar um levantamento sobre os dados relativos à disponibilidade e qualidade dás águas residuais – pluviais e cinza, nas edificações brasileiras. Desenvolver e testar um protótipo em pequena escala para tratamento de águas residuais. 


Específicos

            

  • Identificar e efetuar o levantamento de literatura que delimite a qualidade de águas de consumo, parametrizando a qualidade das águas tratadas nos experimentos;
  • Testar os parâmetros de água pluvial e de água cinza, principalmente, para aferir os dados de literatura com dados de águas coletadas localmente;
  • Desenvolver um protótipo conceitual para coleta de água cinza
  • Desenvolver um protótipo para tratamento de água cinza;
  • Desenvolver um protótipo conceitual para coleta e distribuição de água pluvial; 
  • Testar os parâmetros qualitativos das águas coletadas e tratadas pelo Protótipo de água cinza


Justificativa

A grande vantagem da utilização da água de reuso é a de preservar a água potável, reservando-a exclusivamente para o atendimento das necessidades que exijam a sua potabilidade para o abastecimento humano. Além disso, há diminuição da demanda sob os mananciais de água pura devido à substituição da fonte, ou seja, a substituição de uma água de boa qualidade por outra inferior, porém que contenha qualidade requerida para o destino traçado para ela. Outra vantagem relevante do reuso é a eliminação de descarga de esgotos nas águas superficiais, já que há um tratamento na água e os produtos resultantes do processo são destinados a locais adequados. Também em locais onde o estágio avançado de falta d’água é muito grande, a solução de reuso pode ser a melhor alternativa (FIORI; FERNANDES; PIZZO, 2006).

            Segundo Mancuso (2003), o aproveitamento da água pluvial consiste em utilizar essa água como fonte alternativa para fins não potáveis. A água da chuva também é uma fonte alternativa importante, principalmente nas regiões onde o regime pluviométrico é abundante e distribuído ao longo do ano. Afinal, por que deixar ir embora uma água da chuva, que, sem ter aproveitamento, ainda vai encher as ruas e provocar enchentes. A água da chuva tem várias diferenças qualitativas quando comparada à água cinza, como será observado posteriormente. O reuso da água em edificações é perfeitamente possível, desde que seja projetado para este fim, respeitando todas as diretrizes a serem analisadas, ou seja, evitar que a água reutilizada seja misturada com a água tratada e não permitir o uso da água reutilizada para consumo direto, preparação de alimentos e higiene pessoal. Porém, a qualidade necessária para atender aos usos previstos deve ser rigorosamente avaliada, para a garantia da segurança sanitária. Há distinções significativas entre águas cinzas e águas negras (esgoto da bacia sanitária), que nos mostram que elas não devem ser misturadas. 

Hafner, em 2007 lembrou que a redução do consumo de água, além das vantagens ambientais, também proporciona vantagens econômicas. A mais direta é a óbvia economia do usuário no faturamento da água, e ainda a redução no consumo de energia elétrica e na manutenção dos equipamentos, bombas e aquecedores dos condomínios. Já a sociedade é beneficiada com a redução nos custos de operação dos sistemas de suprimento de água e de esgotamento sanitário, somado ao fato dos sistemas de saneamento, incluídas as elevatórias e as estações de tratamento de água e esgotos, têm sua vida útil e capacidade aumentadas, prorrogando as expansões e evitando a construção de novas infraestruturas hidráulicas. Há que se lembrar as vantagens estratégicas associadas aos momentos de escassez, como aqueles vividos recentemente em grandes cidades com São Paulo. 

            O Brasil ainda possui pouco amparo científico que colabore para a utilização de sistemas de reaproveitamento de águas, notadamente as águas cinza. Entende-se mediante o exposto, que é este um assunto estratégico, notadamente para as engenharias que tratam da regulação e fiscalização dos usos e consumos de água, bem como para aquelas que utilizam tal recurso diretamente. Também é parte do trabalho um foco específico nas construções e edificações mais sustentáveis, e que possam utilizar sistemas de reaproveitamento ou regeneração de águas.  

            Dessa forma, este estudo se justifica por atender uma demanda internacional, bem como para servir como amparo legal para resoluções de ordem nacional e estadual. Pretende-se que a base de pesquisa demonstre a praticidade na geração e utilização de sistemas de coleta e redistribuição de água das chuvas, e de coleta e regeneração de água cinza, notadamente para seu uso em escala urbana de médio e pequeno porte. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
MARTHA NASCIMENTO CASTRO
Email: mcastro@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
RODRIGO MARTINEZ CASTRO
Email: rmartinez@pucgoias.edu.br
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]