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DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE MUTAÇÕES EM GENES CANDIDATOS PUTATIVAMENTE ENVOLVIDOS EM PROBANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ASSISTIDOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS
2016/2 até 2023/2
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA
GRUPO DE PESQUISAS REPLICON
Estrutura genômica, expressão gênica e mutagênese em eucariotos
LYSA BERNARDES MINASI
Objetivo Geral • Realizar o sequenciamento pelo método de Sanger em genes candidatos de pacientes com a DI e que apresentam ≤ 18 anos de idade, do Estado de Goiás, via SUS, que após a realização do CMA apresentaram CNVs provavelmente patogênicas e de significado clínico incerto.
Objetivos específicos:
• Realizar a técnica de CMA para identificar as CNVS provavelmente patogênicas e de significado clínico incerto;
• Identificar genes potencialmente relacionados para o desenvolvimento da DI;
• Sequenciar os genes selecionados para identificar mutações pontuais ou variantes menores não identificadas pelo CMA;
• Determinar o espectro de mutações relacionadas com a DI;
• Confrontar os resultados gerados por este estudo com os dados disponíveis na literatura científica;
• Contribuir para o conhecimento dos marcadores genéticos e de susceptibilidade associados à deficiência intelectual;
• Identificar diferenças genéticas entre os casos que possam potencialmente influenciar a variabilidade entre os pacientes;
• Capacitar profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação no uso da metodologia;
• Fortalecer os Programas de Pós-Graduação envolvidos nessa proposta, tanto pela capacitação dos alunos e profissionais, quanto pela ampliação da qualidade e do número de artigos científicos a serem publicados, na área da Genética Humana;
A importância do sequenciamento direto de um ou mais genes completos é a possibilidade de combinar uma indicação clínica a um gene candidato com a maior sensibilidade e especificidade do ensaio. O custo dos cuidados ao longo da vida de uma criança com deficiência intelectual pode ser elevado. Além do encargo financeiro, cuidar de uma criança ou adolescente com AD, DI e DEA implica em impactos sociais e emocionais significativos e relevantes aos familiares. Conhecer a causa genética destas condições é importante para os pais, pois irá permitir um diagnóstico, que em contrapartida poderá trazer conforto para a família. Adicionalmente, o diagnóstico contribui para prever a evolução clínica com relativa segurança e delinear um plano de reabilitação adequado, com o objetivo de melhorar o estado geral desta criança e a sua qualidade de vida e da sua família. Além disso, um diagnóstico geralmente ajuda na estimativa de um risco de recorrência, caso os pais tenham a curiosidade de conhecê-lo, após passar pelo aconselhamento genético. O foco principal dessa pesquisa será contribuir para uma melhor compreensão da genética da deficiência intelectual, o que possibilitará a elucidação diagnóstica dessa doença genética, que é complexa e heterogênea. Esta proposta está em consonância com a Rede ExeGenS (Rede de Excelência em Genética e Genômica Molecular Aplicada a Saúde Humana) da Rede de Pesquisa Pro-Centro-Oeste, da qual este projeto terá como 6 parceria. Neste sentido, um esforço realizado em conjunto por pesquisadores da área de Genética Médica do Centro-Oeste, combinados com sua experiência, ressalta que esta proposta tem suporte na medida em que a equipe é naturalmente procurada para a busca de orientações/soluções principalmente no que diz respeito ao estudo de doenças genéticas que cursam com o sinal da deficiência intelectual. A proposta contida no presente plano de trabalho está vinculada à formação de recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação. Consiste ainda em orientar a formação humanística e científica de estudantes em sua formação profissional e pesquisadores qualificados para o ensino superior. Tornando-os capazes de conduzir atividades de pesquisa científica e de gerar conhecimento, produtos, processos e serviços biotecnológicos na área de Genética aplicando-se ferramentas moleculares de última geração e tornando-as disponíveis para o cidadão, via Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde (MS).
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
ALEX SILVA DA CRUZ
Email: alexsilva@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |
ANA JULIA DA CUNHA LEITE
Email: anajulia_c@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
APARECIDO DIVINO DA CRUZ
Email: acruz@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Líder | [professor] | [doutor] |
CLAUDIO CARLOS DA SILVA
Email: dasilva.genetica@gmail.com |
Pesquisador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |
EMILIA OLIVEIRA ALVES COSTA
Email: emiliaoac@yahoo.com.br |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [doutor] |
IRENE PLAZA PINTO
Email: iplazapinto@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [externo, aluno] | [doutor, null] |
LYSA BERNARDES MINASI
Email: minasilb@gmail.com |
Coordenador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |