Detalhes do Projeto de Pesquisa

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE MUTAÇÕES EM GENES CANDIDATOS PUTATIVAMENTE ENVOLVIDOS EM PROBANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ASSISTIDOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS

Dados do Projeto

192

DETERMINAÇÃO DO ESPECTRO DE MUTAÇÕES EM GENES CANDIDATOS PUTATIVAMENTE ENVOLVIDOS EM PROBANDOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA ASSISTIDOS NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE DO ESTADO DE GOIÁS

2016/2 até 2023/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA

GRUPO DE PESQUISAS REPLICON

Estrutura genômica, expressão gênica e mutagênese em eucariotos

LYSA BERNARDES MINASI

Resumo do Projeto

A deficiência intelectual é o funcionamento intelectual abaixo da média que se origina durante o período de desenvolvimento e pode ser causada por fatores ambientais, genéticos ou multifatoriais. Nos casos em que o diagnóstico não é definitivo, ou seja, que não foram identificadas pelo CMA CNVs patogênicas, pode-se usar o sequenciamento direcionado de genes para investigar mutações pontuais ou pequenas microdeleções e inserções. O objetivo da proposta é realizar o sequenciamento de genes candidatos de pacientes com a DI e que apresentam ¿ 18 anos de idade, do Estado de Goiás, via SUS, que após a realização do CMA não apresentaram CNVs patogênicas. A realização do sequenciamento é uma oportunidade para a adequação da metodologia como uma poderosa ferramenta de pesquisa e diagnóstico no Estado de Goiás, contribuindo para inferir sobre os possíveis mecanismos moleculares associados à DI. Contribuirá para aprimorar as habilidades da equipe de profissionais que assistem os pacientes com DI em Goiás.

Objetivos

Objetivo Geral • Realizar o sequenciamento pelo método de Sanger em genes candidatos de pacientes com a DI e que apresentam ≤ 18 anos de idade, do Estado de Goiás, via SUS, que após a realização do CMA apresentaram CNVs provavelmente patogênicas e de significado clínico incerto. 

Objetivos específicos:

 • Realizar a técnica de CMA para identificar as CNVS provavelmente patogênicas e de significado clínico incerto; 

• Identificar genes potencialmente relacionados para o desenvolvimento da DI; 

• Sequenciar os genes selecionados para identificar mutações pontuais ou variantes menores não identificadas pelo CMA; 

• Determinar o espectro de mutações relacionadas com a DI; 

• Confrontar os resultados gerados por este estudo com os dados disponíveis na literatura científica; 

• Contribuir para o conhecimento dos marcadores genéticos e de susceptibilidade associados à deficiência intelectual;

 • Identificar diferenças genéticas entre os casos que possam potencialmente influenciar a variabilidade entre os pacientes; 

• Capacitar profissionais, estudantes de graduação e de pós-graduação no uso da metodologia; 

• Fortalecer os Programas de Pós-Graduação envolvidos nessa proposta, tanto pela capacitação dos alunos e profissionais, quanto pela ampliação da qualidade e do número de artigos científicos a serem publicados, na área da Genética Humana;

Justificativa

A importância do sequenciamento direto de um ou mais genes completos é a possibilidade de combinar uma indicação clínica a um gene candidato com a maior sensibilidade e especificidade do ensaio. O custo dos cuidados ao longo da vida de uma criança com deficiência intelectual pode ser elevado. Além do encargo financeiro, cuidar de uma criança ou adolescente com AD, DI e DEA implica em impactos sociais e emocionais significativos e relevantes aos familiares. Conhecer a causa genética destas condições é importante para os pais, pois irá permitir um diagnóstico, que em contrapartida poderá trazer conforto para a família. Adicionalmente, o diagnóstico contribui para prever a evolução clínica com relativa segurança e delinear um plano de reabilitação adequado, com o objetivo de melhorar o estado geral desta criança e a sua qualidade de vida e da sua família. Além disso, um diagnóstico geralmente ajuda na estimativa de um risco de recorrência, caso os pais tenham a curiosidade de conhecê-lo, após passar pelo aconselhamento genético. O foco principal dessa pesquisa será contribuir para uma melhor compreensão da genética da deficiência intelectual, o que possibilitará a elucidação diagnóstica dessa doença genética, que é complexa e heterogênea. Esta proposta está em consonância com a Rede ExeGenS (Rede de Excelência em Genética e Genômica Molecular Aplicada a Saúde Humana) da Rede de Pesquisa Pro-Centro-Oeste, da qual este projeto terá como 6 parceria. Neste sentido, um esforço realizado em conjunto por pesquisadores da área de Genética Médica do Centro-Oeste, combinados com sua experiência, ressalta que esta proposta tem suporte na medida em que a equipe é naturalmente procurada para a busca de orientações/soluções principalmente no que diz respeito ao estudo de doenças genéticas que cursam com o sinal da deficiência intelectual. A proposta contida no presente plano de trabalho está vinculada à formação de recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação. Consiste ainda em orientar a formação humanística e científica de estudantes em sua formação profissional e pesquisadores qualificados para o ensino superior. Tornando-os capazes de conduzir atividades de pesquisa científica e de gerar conhecimento, produtos, processos e serviços biotecnológicos na área de Genética aplicando-se ferramentas moleculares de última geração e tornando-as disponíveis para o cidadão, via Sistema Único de Saúde, do Ministério da Saúde (MS).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
ALEX SILVA DA CRUZ
Email: alexsilva@pucgoias.edu.br
Pesquisador Pesquisador [professor] [doutor]
ANA JULIA DA CUNHA LEITE
Email: anajulia_c@hotmail.com
Pesquisador Estudante [] []
APARECIDO DIVINO DA CRUZ
Email: acruz@pucgoias.edu.br
Pesquisador Líder [professor] [doutor]
CLAUDIO CARLOS DA SILVA
Email: dasilva.genetica@gmail.com
Pesquisador Líder Adjunto [professor] [doutor]
EMILIA OLIVEIRA ALVES COSTA
Email: emiliaoac@yahoo.com.br
Pesquisador Pesquisador Externo [externo] [doutor]
IRENE PLAZA PINTO
Email: iplazapinto@gmail.com
Pesquisador Estudante [externo, aluno] [doutor, null]
LYSA BERNARDES MINASI
Email: minasilb@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]