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MULHERES NOS CRISTIANISMOS ANTIGOS: TEXTOS, IMAGENS E INTERPRETAÇÕES
2014/2 até 2022/2
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
GRUPO DE PESQUISA E ESTUDO SOBRE RELIGIÃO, GÊNERO E PODER
LITERATURA SAGRADA, EXEGESE E HERMENÊUTICA
IVONI RICHTER REIMER
De acordo com o exposto, cujas contribuições científico-sociais e potenciais de inovação serão elaboradas a seguir, destaca-se como objetivo principal desta pesquisa:
Contribuir na escrita de uma história do cristianismo originário e antigo que contemple a realidade complexa, ambígua, conflitiva e muitas vezes simultânea de protagonismo, marginalização e martírio de mulheres nos textos, nas interpretações e seus efeitos históricos, bem como nas construções de relações socioculturais ligadas aos textos sagrados do cristianismo e sua história interpretativa, por meio da história efeitual dos textos e suas interpretações, também de ordem imagética, neles reflexas e deles também oriundas.
Para alcançar este propósito, objetiva-se e é necessário:
* Conhecer, delimitar e selecionar, a partir do Estado da Questão/Arte sobre o tema, textos de teor sociocultural e eclesial no contexto literário maior do Novo Testamento e da literatura cristã dos séculos I-IV, os quais expressem realidades e imaginários (acerca) de mulheres, investigando seu processo histórico de transmissão, escrita e recepção no contexto sociohistórico a partir da fonte material primordial dessa literatura, que é a vida, a sociedade e a história do povo judaico, judaico-cristão e gentílico-cristão da época;
* Pesquisar e analisar lugares e funções de mulheres nas origens do cristianismo com base nas fontes em questão, visando contribuir academicamente nessa temática numa perspectiva histórica e exegético-hermenêutica latino-americana de libertação; isto significa
analisar exegeticamente este material da literatura sagrada judaico-cristã com base no original grego, com base no Novum Testamentum Graece (26-28.ed.) e outros textos cristãos (Atos de Paulo e de Tecla, Paixão de Perpétua e Felicidade, cartas e comentários de pais da igreja), estabelecendo também comparações com outras expressões histórico-culturais e literárias da Antiguidade;
* Conhecer, delimitar e selecionar material da arte paleocristã e bizantina (Antiguidade Tardia) que tematize a presença e a função socioeclesial de mulheres, especificamente encontrado nas catacumbas e nas igrejas cristãs mais antigas em Roma por meio de investigação in loco em parte já realizada e de obras publicadas sobre as catacumbas e basílicas, que fornecem instrumentais e recursos analíticos da história desta arte;
* Tecer análise sociohistórica e comparativo-dialógica destas duas fontes/vertentes de pesquisa (textos e visualidades), com o intuito de perceber e reconstruir tendências interpretativas nas (re)leituras de textos sagrados cristãos no decorrer dos primeiros séculos, feitas em comunidades cristãs específicas, como Roma, em sua interação e influência possíveis com outras comunidades na época, também no que diz respeito à (re)construção de valores e posturas para a construção de relações socioculturais e eclesiais;
* Contribuir na reconstrução de elementos da herança cultural ocidental cristã e, portanto, também de significativa parcela da cultura religiosa cristã brasileira, no sentido da aprendizagem histórica e das representações de gênero nela presentes, questionadas ou legitimadas pela religião judaico-cristã. A leitura e interpretação crítico-reconstrutiva dos textos selecionados do Novo Testamento e de outros textos cristãos do período, bem como de parcela da arte paleocristã e bizantina antigo-tardia em perspectiva de gênero podem contribuir significativamente para a (re)construção de relações socioculturais, portanto também de gênero, mais justas entre os diversos setores da nossa sociedade, nos mais diversos níveis (pessoal, acadêmico, eclesial e político-social e cultural);
* Continuar compondo os resultados da pesquisa em andamento por meio de estudos (com)partilhados, publicação e apresentação em eventos, principalmente. Neste sentido, muita produção intelectual da coordenadora já foi realizada, também em conjunto com a equipe nomeada, mas continua o grande desafio e a necessidade de elaborar material de maior envergadura que forneça uma visão panorâmica da literatura neotestamentária e do contexto histórico-social da época, em perspectiva hermenêutica latino-americana e de gênero. Mencione-se, aqui, significativos trabalhos de produção de texto em andamento e que precisam ser finalizados em 2017-2020: Comentário de Atos dos Apóstolos, em perspectiva feminista, em co-autoria com dra. Linda Maloney, no projeto intitulado Wisdom Commentary Series, coordenado por dra. Barbara Reid (Chicago: Liturgical Press); Comentários de Lucas e Atos dos Apóstolos, na Série Comentários Bíblicos (São Paulo: Fonte Editorial) e publicação da coletânea de livros sobre Mulheres e Santidade: história, espiritualidade e martírio, da qual o v. 1 Santa Praxede está concluído e foi publicado pela Editora da PUC Goiás (2016); vol. 2) Santa Marta; vol. 3) Santa Tecla; vol. 4) Santa Perpétua ... Com isto, visa-se não apenas disponibilizar material para estudiosos(as) no campo da Teologia, das Ciências da Religião e da História com suas áreas afins no Brasil, mas também reforçar o diálogo crítica e eficazmente com autores(as) de outros países, marcando presença e visibilizando nossa pesquisa e produção latino-americana na construção de referenciais, análises e publicações de resultados no contexto acadêmico internacional.
Embutidos no processo da pesquisa estão desafios e esforços de possibilitar abordagens, perspectivas e análises que busquem evitar a vitimização e a exacerbada protagonização de mulheres, contribuindo para uma visibilização mais equilibrada de processos de opressão e de libertação de mulheres, de sua presença e práxis possíveis dentro das condições históricas e sócioculturais de sua época e contextos; busca-se observar conflitos internos e externos de comunidades cristãs por meio de instrumentais exegéticos histórico-crítico, sócio-histórico, de gênero e de hermenêuticas feministas de libertação, destacando-se também os efeitos da história interpretativa dos textos. Com isto, objetiva-se também contribuir com processos de empoderamento de mulheres e outras minorias qualitativas em movimentos políticos, sociais e eclesiais da atualidade.
Face aos potenciais e desafios acima expostos, aos referenciais teórico-metodológicos utilizados na pesquisa, abaixo apresentados, e ao acompanhamento continuado da produção intelectual no contexto desta temática, o presente projeto se justifica por várias razões: a) porque possibilita e contribui na elaboração de análises que evitam a vitimização e a exacerbada protagonização de mulheres, ajudando a visibilizar de forma mais equilibrada processos e mecanismos de opressão e de libertação de mulheres, de sua presença e práxis possíveis dentro das condições históricas e sócio-culturais de sua época e contextos; b) porque observa e analisa conflitos internos e externos de comunidades cristãs por meio de instrumentais exegéticos histórico-crítico, sócio-históricos, de gênero e de hermenêuticas feministas de libertação, destacando ainda os efeitos da história interpretativa dos textos, também por meio das visualidades paleocristã e bizantino-antiga; c) porque quer e pode contribuir também com processos de empoderamento de mulheres e outras minorias qualitativas em movimentos políticos, sociais e eclesiais, no mundo contemporâneo.
Assim, esta pesquisa se justifica e contribui para avanços científicos da área de conhecimento face aos seguintes desideratos:
* Revisão da bibliografia, nacional e internacional, produzida acerca dos primeiros séculos do cristianismo, tendo em vista o destaque que se dá à perspectiva hermenêutica feminista e o referencial teórico das relações de gênero, considerando os demais procedimentos metodológicos (exegese) na pesquisa;
* Clarificação metodológica da perspectiva de gênero e da hermenêutica feminista na leitura histórico-crítica e histórico-social dos textos sagrados do cristianismo no contexto de outras literaturas do seu contexto;
* Clarificação histórico-metodológica da imagética presente na arte paleocristã / bizantino-antiga, visto ter sido ela um dos importantes meios de comunicação de mensagens, imaginários e valores cristãos, especificamente nas catacumbas e nas igrejas antigas de Roma (São Clemente, Santa Maria em Trastevere, Santa Praxedes), devendo ser ampliada para outras regiões mediterrâneas (antiga Ásia Menor – Santa Tecla);
* Necessidade de produção e elaboração de mais material e subsídios qualificados, em nível acadêmico e popular-eclesial, acerca da temática “religião, textos sagrados, imagens e interpretações”, especificamente no que diz respeito aos lugares e funções ocupados ou delegados a mulheres na história do cristianismo nos séculos I-IV, tendo em vista que os textos sagrados e o fenômeno religioso foram e continuam sendo construtores de valores, mentalidades e ações de ‘longa duração’;
* Necessidade de alcançar níveis de excelência e proporcionar visibilidade em nível nacional e internacional às pesquisas e produções intelectuais nesta área de conhecimento, realizadas no Brasil, em especial no Centro-Oeste, tendo em vista processos de consolidação de parcerias com pesquisadores(as) também em nível internacional.
Diante disto, compreendemos que a confecção e realização desta pesquisa são inéditas e inovadoras no Brasil e na América Latina: os poucos trabalhos aqui existentes acerca das catacumbas e das visualidades nelas inscritas refletem e são dependentes de material, elaborações e análises feitas no exterior, o mesmo vale em maior intensidade e extensão para os estudos e publicações acerca da imagética em igrejas mais antigas de Roma. Além disto, mais inéditos ainda são o recorte (inscrições e imagens que visualizam mulheres e parte de sua história a partir da 'morte vivida')[1] e a perspectiva (análise hermenêutica feminista, histórico-cultural e iconográfica), buscando contribuir, junto com os trabalhos exegéticos e hermenêuticos de textos bíblicos e dos cristianismos antigos e sua história interpretativa/dos efeitos, com a reconstrução de uma parte da história das mulheres, seja no âmbito familiar, afetivo, profissional e eclesial, dependendo das informações possibilitadas pelas imagens, inscrições e textos.
A relevância científica desta pesquisa e abordagem consiste também em evidenciar, por meio da ‘morte vivida’ registrada nas catacumbas, igrejas antigas e textos martiriais, algumas continuidades e rupturas com tradições textuais e interpretativas do Novo Testamento acerca da existência, valoração, participação e função de mulheres na vida cotidiana, familiar, profissional e eclesial do período em questão. O ‘lugar da morte’ torna-se importante lugar de reconstrução da vida e da história destas mulheres e de seu círculo familiar, de amizade e socioeclesial.
Com esta investigação e abordagem, a pesquisa contribui cientificamente no intercâmbio de conhecimentos e diálogo com outras pesquisas realizadas, dando visibilidade para produções científicas brasileiras no cenário internacional e suas perspectivas inseridas no nosso próprio contexto histórico-social e religioso. Nossas perspectivas e demandas hermenêuticas podem contribuir significativamente para outras abordagens do mesmo objeto, e motivar novas discussões que podem resultar em novos rastros de pesquisa.
E por fim, o fomento desta pesquisa pode ajudar a superar parcialmente assimetrias econômicas e dificuldades de acesso a materiais específicos existentes e de contato com pesquisadore(a)s de diversos países, possibilitando um diálogo e intercâmbio mais parceiros, que é também uma contribuição científica relevante objetivada com este projeto de pesquisa e sua realização.
[1] O conceito ‘morte vivida’ é utilizado no estudo das visualidades nas catacumbas como lugar de memória e fonte de reconstrução de história, sendo a mesma marcada por rituais e homenagens que dão à pessoa morta um status ontológico espiritual (VOVELLE, 1987).
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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CAROLINA BEZERRA DE SOUZA
Email: carolbsouza@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador Externo | [externo] | [doutor] |
DANILO DOURADO GUERRA
Email: daniloatlanta@gmail.com |
Pesquisador | Egresso | [] | [] |
DIANE MARCY DE BRITO MARINHO
Email: britomarinho@yahoo.com.br |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
FLAVIO AUGUSTO DE SOUSA OLIVEIRA
Email: flavioaso@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno, aluno] | [null, null] |
HAMILTON CASTRO DA SILVA
Email: hamilton.sociologia@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
HAMILTON MATHEUS DA SILVA RIBEIRO
Email: ha.ribeiro@outlook.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
IVONI RICHTER REIMER
Email: ivonirr@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |
LUCAS BARBOSA LAGO
Email: lucas.ministro@hotmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |