Detalhes do Projeto de Pesquisa

VIABILIDADE TÉCNICA DE PISO DRENANTE PROVENIENTE DE AGREGADO RECICLADO PARA RETENÇÃO PLUVIAL

Dados do Projeto

170

VIABILIDADE TÉCNICA DE PISO DRENANTE PROVENIENTE DE AGREGADO RECICLADO PARA RETENÇÃO PLUVIAL

2019/2 até 2020/1

ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES

GRUPO DE TECNOLOGIA DE RECICLAGEM E MATERIAIS ALTERNATIVOS NA ENGENHARIA

Agregados Reciclados

SERGIO BOTASSI DOS SANTOS

Resumo do Projeto

Um dos desafios das grandes cidades envolve a capacidade de se disciplinar as águas pluviais para amenizar impactos ao meio ambiente urbano e evitar riscos consequentes à população. Outro grande desafio envolve a gestão de resíduos da construção civil, incluindo seu potencial aproveitamento como agregado reciclado, haja visto as dificuldades na viabilidade técnica para aplicação em larga escala. Dentro deste cenário vislumbra-se a oportunidade do uso desses materiais na produção de concreto drenante que seja capaz de dar uma destinação nobre a esse resíduo e ainda apresentar uma alternativa de minimização dos impactos da chuva com o uso deste tipo de piso. Esta pesquisa possui a finalidade de se estudar um potencial traço de concreto drenante, aplicado a piso para tráfego de pessoas, com o uso de agregados reciclados focado na viabilidade técnica e econômica de sua produção, bem como na verificação de seu desempenho na função de reter picos de chuva de projeto - típicos para definição de sistema de drenagem superficial, adotando como padrão as condições pluviais de Goiânia definidas em bibliografias e estabelecidas em lei municipal.

Objetivos

Objetivo Geral
Avaliar a viabilidade técnica de uso de agregado graúdo reciclado proveniente de resíduos da construção civil – RCC – na produção de concreto permeável aplicado em piso drenante com função de retenção de chuva de projeto, a fim de amenizar o pico das cheias típicas de Goiânia – GO.

Objetivos Específicos
Os objetivos detalhados correspondem as principais etapas da pesquisa:

- Avaliar se a caracterização tecnológica do agregado graúdo reciclado apresenta potencial aplicação na produção de concreto permeável.

- Realizar estudo de dosagem de concreto permeável à luz da norma NBR 16.416 (ABNT, 2015) e recomendações de bibliografias técnicas especializadas, como: Tennis, Leming, e Akers (2004), representando a Portland Cement Association, e kevern (2011) da National Pervious Concrete Pavement Association.

- Avaliar a capacidade hidráulica do piso drenante na função de retenção da chuva de projeto da cidade de Goiânia, conforme requisitos da NBR 16.416 (ABNT, 2015) e Lei Municipal 9.511 (PMG, 2014).

Justificativa

A partir do vislumbre de uma solução ambientalmente correta sob duas vertentes (incentivo à reciclagem de materiais e mitigador de picos de cheias) este projeto de pesquisa possui o relevante propósito de avaliar a viabilidade técnica do uso dos agregados reciclados, à luz das normas técnicas que regulamentam seu uso, como a NBR 15.116 (ABNT, 2004),  para a fabricação de piso drenante com capacidade de retenção da chuva de projeto típica aplicada em sistemas de drenagem pluvial, conforme preconiza a NBR 16.416 (ABNT, 2015), respeitando ainda requisitos legais do município de Goiânia contidos na Lei 9511 de drenagem urbana (PMG, 2014) .

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
DEBORAH DE ALMEIDA REZENDE
Email: arq.urb.deborahrezende@gmail.com
Pesquisador Pesquisador [professor] [mestre]
SERGIO BOTASSI DOS SANTOS
Email: sergio_botassi@yahoo.com.br
Coordenador Pesquisador [professor] [doutor]