Detalhes do Projeto de Pesquisa

LIBERDADE E EDUCAÇÃO COMO CONTRAPONTO ANALÍTICO SÓCIO-JURÍDICO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE À CRIMINALIDADE URBANA VIOLENTA: A FAMÍLIA E A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTE FREQUENTADORES DO PROJETO "MAIS EDUCAÇÃO" EM APARECIDA DE GOIÂNIA E GOIÂNIA

Dados do Projeto

166

LIBERDADE E EDUCAÇÃO COMO CONTRAPONTO ANALÍTICO SÓCIO-JURÍDICO DE DIREITOS FUNDAMENTAIS FRENTE À CRIMINALIDADE URBANA VIOLENTA: A FAMÍLIA E A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA PRESENTE NA EDUCAÇÃO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTE FREQUENTADORES DO PROJETO "MAIS EDUCAÇÃO" EM APARECIDA DE GOIÂNIA E GOIÂNIA

2017/1 até 2020/1

ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES

MEMÓRIA SOCIAL E SUBJETIVIDADE

Diversidade Cultural, Reconhecimento e subjetividade

CLEUDES MARIA TAVARES ROSA

Resumo do Projeto

A sociedade brasileira há muito vivencia momentos de grandes transformações: desde os anos de 1970 a criminalidade urbana tem manifestado com mais vigor sua presença. Essa situação cria insegurança e incertezas quanto a sustentação de direitos fundamentais. As famílias são também alcançadas em sua estrutura organizativa, uma vez que é na família que o indivíduo é formatado para a vida social. Ocorre que as mudanças na sociedade alcançam as famílias e são essas que detém o poder simbólico de educar crianças e adolescentes para a vida social. Conquanto os pais orientem verbalmente seus filhos podem, contudo, pelo exemplo alterar o falado através do feito. Assim, um dos genitores pode não querer ¿a sua vida para o filho¿, mas, ao agir, os orienta pelo exemplo a trilhar o caminho da criminalidade. Alguns projetos sociais se propõem a afastar crianças e adolescentes através de jornada escolar integral do alcance da criminalidade. O presente projeto se propõe verificar se a influência do poder simbólico, pelo exemplo, tem alcançado mais as crianças e adolescentes no mundo familiar ou se ainda se sustenta a família como instituição primeira na formação do ¿homem de bem¿. E, se os projetos sociais têm conseguido construir pela educação formal, a efetuada pela escola, o afastamento da influência familiar negativa, aquela que se dá pelo exemplo, e afastar crianças e adolescentes da criminalidade. Família, criança, adolescente, poder simbólico, criminalidade.

Objetivos

OBJETIVO GERAL

Verificar se o exercício cotidiano da violência simbólica, imposta pela família, pelo exemplo, sobre crianças e adolescentes via poder simbólico é de fato real e se é na família que ocorre o primeiro contato com a criminalidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Analisar, após a revisão bibliográfica, tanto na Sociologia quanto no Direito pela Constituição Federal, no Estatuto da Criança e Adolescente, se as crianças que frequentam o Projeto Mais Educação em Aparecida de Goiânia, Goiás, 04 escolas, sendo: (Colégio Estadual Machado de Assis; Colégio Estadual Dom Pedro I; Escola Municipal Camila Scaliz Figueiredo, Colégio Estadual Juscelino Kubistchek de oliveira,) e Goiânia, 02 escolas: ( Escola Municipal Eva Vieira; Escola Municipal Frei Nazareno Confaloni) , conseguem vivenciar o exercício de seus direitos formalmente garantidos: liberdade, dignidade e educação e a partir daí experenciar emancipação humana, em seu sentido pleno;

- Refletir se o Projeto Mais Educação cumpre com o papel a ele proposto que é garantir educação, para além da família, na ampliação da jornada escolar para crianças e adolescentes.

Justificativa

Apreender as influências que adultos exercem simbolicamente sobre as gerações mais jovens no mundo intrafamiliar e verificar se essas influências ainda constituem o esperado: formação de homens do bem, ou, se pelo exemplo a criminalidade está sendo constituída no mundo intrafamiliar; e apreender se os projetos sociais que visam afastá-los do mundo da criminalidade violenta alcançam o fim a que se propuseram é  o que justifica o presente projeto.


Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
CLEUDES MARIA TAVARES ROSA
Email: cleudestavares@gmail.com
Coordenador Pesquisador [professor] [mestre]