164
CORRELAÇÃO ENTRE FADIGA E SÍNDROME DE BURNOUT EM PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA DA REGIÃO NOROESTE DA CIDADE DE GOIÂNIA/GO
2018/1 até 2020/1
ESCOLA DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA VIDA
ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS EM AMBIENTE E SAÚDE
SOCIEDADE, AMBIENTE E SAÚDE
ROGERIO JOSE DE ALMEIDA
Objetivo Geral
Avaliar a correlação entre fadiga e a síndrome de burnout em professores do ensino médio na rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO.
Objetivos Específicos
* Traçar o perfil epidemiológico dos professores do ensino médio na rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO.
* Identificar o nível de exaustão emocional em professores do ensino médio na rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO.
* Relatar o nível de baixa realização profissional em professores do ensino médio na rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO.
* Rastrear o nível de despersonalização em professores do ensino médio na rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO.
* Identificar os níveis de fadiga em professores do ensino médio na rede pública da região noroeste da cidade de Goiânia/GO.
Este estudo se justifica porque a fadiga e a Síndrome de Burnout são dois agravos pouco conhecidos na atualidade, bem como as consequências desta na vida dos professores. A síndrome pode ser considerada um problema de saúde pública. Para que se possa compreender a síndrome de burnout, se faz necessário compreender o ambiente e a evolução dos fatores estressores que os trabalhadores são submetidos, especialmente em razão da redução de empregos e do crescente risco de desemprego, quando as relações de trabalho se tornaram fragilizadas e estressantes.
Além disso, justifica-se também, a necessidade dessa pesquisa devido ao auto indicie de ocorrência de estresse em diversos estudos levantados, envolvendo professores por vários fatores; como o aumento do ritmo da jornada de trabalho, das responsabilidades e da complexidade das tarefas, baixos salários, desmotivação profissional, o que por sua vez, vem produzindo tensões que afetam a relação saúde- doença, colocando o stress como uma das principais causas de adoecimento do professor.
Sabendo-se disso, entende-se que a fadiga e a síndrome de burnout se desenvolvem quando o indivíduo está exposto à estresse ocupacional prolongado, considerando que a instalação do estresse depende de fatores individuais, da vulnerabilidade do organismo e da inadequação da forma de enfrentar a situação, com isso pretendemos identificar na pesquisa pontos vivenciados no enfrentamento do dia a dia dos professores frente ao ambiente profissional, associado ao convívio familiar e perante a sociedade ( RAUPP; JUSTEN, 2016).
Este fenômeno é considerado como uma doença silenciosa, que merece ser discutida, analisada, pesquisada e avaliada, e que suas conclusões poderão vir subsidiar reflexões e conscientizar a sociedade e os gestores sobre sua importância no impacto que acarreta no desempenho das funções dos professores, na sua produtividade e na vida cotidiana desses profissionais (FARIA; GALLO, 2009).
Diante da problemática apresentada, o presente projeto de pesquisa pretende se debruçar sobre essas questões, procurando identificar se professores da rede pública do ensino médio na região Noroeste de Goiânia/GO apresentam características de fadiga e sua correlação com a síndrome burnout.
Entretanto, mais do que diagnosticar, faz se necessário investigar fatores do ambiente organizacional que serão capazes de fornecer subsídios para identificar, prevenir e tratar a síndrome. Sendo assim, é consenso no meio da saúde e educação, que um ambiente de trabalho seguro configura um dos principais fatores que possa inibir o aparecimento da fadiga e da síndrome de burnout.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
AMANDA VIEIRA CARRIJO
Email: amandavcarrijo@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [aluno] | [null] |
ANTONIO MARCIO TEODORO CORDEIRO SILVA
Email: marciocmed@gmail.com |
Pesquisador | Líder Adjunto | [professor] | [doutor] |
LARA NASCIMENTO MACHADO
Email: laranmachado97@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
LIGIA EMILIA DE ABADIA
Email: liemilia13@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
ROGERIO JOSE DE ALMEIDA
Email: rogerioufg@hotmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |