162
FRANQUIA EMPRESARIAL: UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE FRANQUEADORES E FRANQUEADOS
2018/2 até 2020/2
ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO
GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO
PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA
TEREZA CRISTINA MEDEIROS PINHEIRO DE LIMA
A fim de responder à questão de pesquisa, este trabalho terá como objetivo geral identificar as características da franquia empresarial e analisar os aspectos relevantes do relacionamento estabelecido entre franqueadores e franqueados, analisando o nível de satisfação do franqueado.
Os objetivos específicos da pesquisa serão:
O relacionamento entre franqueados e franqueadores é positivo e gera satisfação nos quesitos comunicação, rentabilidade, participação em reuniões e tempo de resposta do franqueador.
O estudo justifica-se pelo fato de que a adoção do sistema de franquias é uma estratégia de expansão e fortalecimento da marca. As pesquisas indicam ainda sua importância uma vez que o risco associado à abertura de um negócio franqueado é inferior ao de um novo negócio (PLÁ, 2001). A atualidade do tema sobre franquias torna-se relevante dando-se prioridade a discutir o mercado de franquias, a área de gastronomia e o relacionamento entre franqueado e franqueador tendo em vista a percepção de que os níveis de tensão nessa relação podem alterar positiva ou negativamente o sucesso da franquia, pois há uma relação de interdependência entre os dois elementos jurídicos. Por isso, é importante manter bons resultados para que seja instantânea uma boa relação (NATHAN, 2013).
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
---|---|---|---|---|
LUIZ FERNANDO GONCALVES DA SILVA ARAUJO
Email: luizfernandogoncalves_@hotmail.com |
Pesquisador | Técnico | [] | [] |
TALITHA DE SOUZA SILVA
Email: talithasouzaadm@gmail.com |
Pesquisador | Estudante | [] | [] |
TEREZA CRISTINA MEDEIROS PINHEIRO DE LIMA
Email: tekinha.adm@gmail.com |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |