Detalhes do Projeto de Pesquisa

FRANQUIA EMPRESARIAL: UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE FRANQUEADORES E FRANQUEADOS

Dados do Projeto

162

FRANQUIA EMPRESARIAL: UM ESTUDO DAS CARACTERÍSTICAS DO RELACIONAMENTO ENTRE FRANQUEADORES E FRANQUEADOS

2018/2 até 2020/2

ESCOLA DE DIREITO, NEGÓCIOS E COMUNICAÇÃO

GESTÃO ESTRATÉGICA E EMPREENDEDORISMO

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA

TEREZA CRISTINA MEDEIROS PINHEIRO DE LIMA

Resumo do Projeto

O presente artigo é resultado de um estudo de caso realizado na franquia QG Jetinho Caseiro, e teve como objetivo verificar o perfil e habilidades desejadas pelo franqueador e identificar junto aos franqueados quais as vantagens e desvantagens relacionadas a franquia. A pesquisa é caracterizada como descritiva, com abordagem do tipo qualitativa. A coleta de dados foi realizada com entrevista estruturada, ocorrendo entre o período de 31 de outubro de 2018 a 08 de março de 2019, sendo entrevistado o CEO do grupo QG e dois franqueados, totalizando quatro lojas (República do Libano; Shopping Plaza D¿oro; Shopping Passeio das Águas e Shopping Cidade Jardim). Os resultados demonstraram que o franqueador QG busca um franqueado que tenha consciência que não é suficiente apenas investir capital, mas ter conhecimento da operação e realizar uma gestão eficaz do negócio. Com relação as vantagens os franqueados, entendem que a certeza de um faturamento inicial, o acesso direto à diretoria, o mix de produtos e a qualidade dos produtos são diferenciais de grande relevância. Acerca das desvantagens não elencaram nenhuma questão que considerem como negativa. Um dos franqueados destacou apenas que o mercado apresenta sinais de saturação em algumas áreas que as franquias atuam. Apesar do estudo ter alcançado seus objetivos e ter respondido a problematização, a pesquisa continua aberta para novas abordagens. Sugere-se ampliar as investigações em outras lojas da QG, a fim de mapear estrategicamente as questões consideradas como vantagens e desvantagens para a melhoria no sistema de gestão.

Objetivos

4.1.Objetivo geral 

A fim de responder à questão de pesquisa, este trabalho terá como objetivo geral identificar as características da franquia empresarial e analisar os aspectos relevantes do relacionamento estabelecido entre franqueadores e franqueados, analisando o nível de satisfação do franqueado.



4.2.Objetivos específicos

Os objetivos específicos da pesquisa serão:

  1. Identificar e analisar o mercado de franquias no Brasil; 
  2. Identificar as empresas franqueadas em Goiás;
  3. Discutir sobre Franquia empresarial;
  4. Levantar a relação franqueados e franqueadores; 
  5. Identificar o nível de satisfação dos franqueados. 


4.3 Hipóteses 

O relacionamento entre franqueados e franqueadores é positivo e gera satisfação nos quesitos comunicação, rentabilidade, participação em reuniões e tempo de resposta do franqueador.

Justificativa

O estudo justifica-se pelo fato de que a adoção do sistema de franquias é uma estratégia de expansão e fortalecimento da marca. As pesquisas indicam ainda sua importância uma vez que o risco associado à abertura de um negócio franqueado é inferior ao de um novo negócio (PLÁ, 2001). A atualidade do tema sobre franquias torna-se relevante dando-se prioridade a discutir o mercado de franquias, a área de gastronomia e o relacionamento entre franqueado e franqueador tendo em vista a percepção de que os níveis de tensão nessa relação podem alterar positiva ou negativamente o sucesso da franquia, pois há uma relação de interdependência entre os dois elementos jurídicos. Por isso, é importante manter bons resultados para que seja instantânea uma boa relação (NATHAN, 2013).

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
LUIZ FERNANDO GONCALVES DA SILVA ARAUJO
Email: luizfernandogoncalves_@hotmail.com
Pesquisador Técnico [] []
TALITHA DE SOUZA SILVA
Email: talithasouzaadm@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
TEREZA CRISTINA MEDEIROS PINHEIRO DE LIMA
Email: tekinha.adm@gmail.com
Coordenador Líder [professor] [doutor]