Detalhes do Projeto de Pesquisa

INFÂNCIA, INFANTIL, CRIANÇA E CRIANÇAS: OS GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA (DGP/CNPQ) E A PRODUÇÃO ACADÊMICA DO(A) LÍDER DO GRUPO

Dados do Projeto

157

INFÂNCIA, INFANTIL, CRIANÇA E CRIANÇAS: OS GRUPOS DE PESQUISA NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA (DGP/CNPQ) E A PRODUÇÃO ACADÊMICA DO(A) LÍDER DO GRUPO

2019/2 até 2022/2

ESCOLA DE CIÊNCIAS SOCIAIS E DA SAÚDE

INFÂNCIA, FAMÍLIA E SOCIEDADE

Estudos psicossociais da infância, adolescência, juventude e família

SONIA MARGARIDA GOMES SOUSA

Resumo do Projeto

Esta proposta de pesquisa bibliográfica busca aprofundar os estudos da produção acadêmica da Pós-Graduação Brasileira sobre a infância e a criança a partir dos Grupos de Pesquisa vinculados ao Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Este Projeto de Pesquisa dá continuidade a investigação bibliográfica realizada no período de 2014 a 2019 intitulada ¿As idades da vida e a afetividade na obra de Vigotski e sua apropriação pela produção da Pós-Graduação em Psicologia¿. Para além das pesquisas e orientações a minha filiação ao Grupo de Trabalho ¿A Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social¿ da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP). Com base no materialismo histórico e na dialética, a produção deste GT compreende a importância do diálogo com diferentes autores que possam vir a contribuir com a compreensão de objetos e temáticas que se referem ao contexto da desigualdade social, seus cruzamentos e suas possibilidades de superação. Objetivos Gerais: Identificar e categorizar os grupos de pesquisa ativos em 2019 no DGP que se dedicam a pesquisar as temáticas da infância, infantil, criança e/ou crianças; Apreender, por meio da apresentação do Grupo de Pesquisa, a concepção de infância, infantil, criança e crianças; Sistematizar e analisar a produção (no período de 2016 a 2019) dos líderes dos grupos de pesquisa. As pesquisas nas ciências humanas e sociais demarcam a importância dos fundamentos teóricos na análise e interpretação de informações sobre os diferentes objetos que os pesquisadores se propõem investigar. São estes mesmos fundamentos que Minayo (2010) afirma consubstanciarem a qualidade do estudo produzido, materializada em seus respectivos produtos, quais sejam teses de doutorado, dissertações de mestrado, monografias, livros e artigos. A pesquisa bibliográfica pode ser caracterizada pela busca, exaustiva ou não, da literatura disponível ao pesquisador acerca de seu objeto de estudo com o objetivo de reunir e apreender, a partir destas publicações, as informações necessárias para que suas perguntas de investigação sejam respondidas e/ou problematizadas. É refletindo sobre a importância das teorias ¿ e de como estão postas, articuladas com as diferentes áreas na produção de conhecimento ¿ e como norte da prática do profissional pesquisador que este projeto se consubstancia. Sabe-se de diversas metodologias existentes para a realização de uma pesquisa bibliográfica, tais como, Revisão Narrativa; O Estado da Arte; A Revisão Sistemática; A meta-análise; A revisão Integrativa e Metassíntese Qualitativa (CANUTO, 2017). Procedimentos Metodológicos Canuto (2017) considera que o desenvolvimento da metassíntese contempla cinco etapas: 1) Exploração: caracteriza-se pela busca do material que fundamentará a pesquisa; 2) Cruzamento: refere-se ao crivo dos materiais coletados; 3) Refinamento: por meio do qual se objetiva refinar os resultados da fase anterior, a fim de se buscar a qualidade na análise; 4) Descrição: visa descrever os dados e sistematizar os materiais que serão utilizados como objeto de estudo; e 5) Interpretação: procedente de uma análise qualitativa que possibilitará um panorama do conhecimento relacionado ao objeto de estudo por meio das catalogações elaboradas.

Objetivos

Objetivos Gerais

  1. Identificar e categorizar os grupos de pesquisa ativos em 2019 no DGP que se dedicam a pesquisar as temáticas da infância, infantil, criança e/ou crianças;
  2. Apreender, por meio da apresentação do Grupo de Pesquisa, a concepção de infância, infantil, criança e crianças;
  3. Sistematizar e analisar a produção (no período de 2016 a 2019) dos líderes dos grupos de pesquisa.

Objetivos Específicos:

  • Produzir um mapeamento dos Grupos de Pesquisa da área da infância ativos em 2019 por meio de um Catálogo em que as informações gerais sejam sistematizadas;
  • Produzir um “dicionário” dos pesquisadores brasileiros da área da infância por meio de sua inserção nos respectivos Grupos de Pesquisa;
  • Identificar a produção dos pesquisadores sobre infância/criança filiados aos Grupos de Pesquisa;
  • Analisar a produção dos Grupos de Pesquisa a partir das grandes áreas do conhecimento: humanas; saúde; sociais aplicadas; linguística, letras e arte; biológicas e exatas e da terra.
  • Identificar e analisar a produção científica dos líderes dos Grupos de Pesquisa no período de 2016 a 2019;
  • Identificar e analisar os conceitos de infância, infantil, criança e/ou crianças presente nas produções do líder do Grupo de Pesquisa;
  • Realizar levantamento bibliográfico, sistematizar e analisar a produção brasileira sobre Metassíntese Qualitativa.

Justificativa

        Este Projeto de Pesquisa dá continuidade a investigação bibliográfica realizada no período de 2014 a 2019 intitulada “As idades da vida e a afetividade na obra de Vigotski e sua apropriação pela produção da Pós-Graduação em Psicologia”. Esta Pesquisa (somente em relação aos produtos diretos que elaborei e orientei, pois fizeram parte da equipe os professores Divino de Jesus da Silva Rodrigues, Ivana Orionte e Rosana Carneiro Tavares que por sua vez também orientaram alunos de Iniciação Científica e elaboraram textos como produto da pesquisa) teve como produto direto a elaboração de dois capítulos de livro e as seguintes orientações concluídas e em conclusão:

        1) Capítulos de livro

1.1-As Idades da Vida: Criança na Obra de Vigotski (Divino de Jesus da Silva Rodrigues; Rosana Carneiro Tavares; Sônia Margarida Gomes Sousa e Ivana Orionte). Este livro será publicado ainda no ano de 2019 pela Editora da UFG (Apêndice 1).

1.2- A violência contra crianças e adolescentes nas Dissertações e Teses Brasileiras em Psicologia (2010 a 2018). (Letícia Martins do Carmo e Sonia M. Gomes Sousa). Será publicado ainda este ano no Livro sobre o Simpósio LUSO (Apêndice 2).

        2) Orientação Mestrado (concluída)

Letícia Martins do Carmo. A violência contra crianças e adolescentes nas Dissertações e Teses Brasileiras em Psicologia (de 2010 a 2015). 2018. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, . Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

        3) Orientações Iniciação científica (concluídas)

3.1- Wigney Edmilson da Costa. Identificação e sistematização das idades da vida e afetividade fundamentadas na teoria sócio-histórica de Vigotski no período de 2013 a 2015, em Produções da Pós-Graduação strictu sensu no Estado do Paraná. 2018. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.2- Antônio Ribeiro Gurgel. As idades da vida e a afetividade nas produções acadêmicas stricto sensu do Paraná (2010 a 2012). 2018. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.3- Jovana de Freitas Silva. As produções científicas da perspectiva Sócio-Histórica nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Psicologia no Estado do Espírito Santo (Parte II). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.4- Lorraine Beatriz Moreira. Produções acadêmicas dos Programas stricto sensu no Estado de Minas Gerais: apreendendo as idades da vida e afetividade na Perspectiva Sócio-Histórica (Parte II). 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.5- Wigney Edmilson da Costa. Identificação e sistematização das idades da vida e afetividade sustentadas na Teoria Sócio-Histórica de Vigotski em Produções da Pós-Graduação stricto sensu nos Estados de Alagoas e Bahia. 2017. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.6- Lorraine Beatriz Moreira. "O desenvolvimento psicológico na infância" de L. S. Vigotski: aprendendo as idades da vida e a afetividade. 2016. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.7- Sandra Maria Gonçalves dos Anjos. Uma análise da obra de Vigotski "teoria e método em psicologia: identificando as idades da vida e a afetividade". 2016. Iniciação Científica - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.8- Ana Claudia de Souza. O livro Psicologia Pedagógica de Lev Vigotski: uma análise da obra. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

3.9- Tonycássio Almeida Santos. Sobre as idades da vida e a afetividade: uma análise da obra Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. 2014. Iniciação Científica. (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

        4- Doutorado (em orientação)

Kássia Kely Gomes Silva Matos. Produções científicas brasileiras em Psicologia sobre a Violência contra Mulheres. Início: 2015. Tese (Doutorado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, . Orientador: Sônia Margarida Gomes Sousa.

        5- Iniciação científica (em orientação)

Elaine Morais da Silva. Produção dos Programas Stricto Sensu em Psicologia nos Estados de Rondônia e Roraima, na perspectiva de Vigotski nas categorias: idades da vida e afetividade. Início: 2018. Iniciação científica (Graduando em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás. (Orientador).

        Estas publicações e orientações ilustram a minha inserção, nos últimos vinte e oito anos (1991 a 2019):como pesquisadora da área da infância, adolescência, juventude e família à luz da Psicologia Sócio-Histórica de Vigotski.

Para além destas pesquisas e orientações a minha filiação ao Grupo de Trabalho “A Psicologia Sócio-Histórica e o contexto brasileiro de desigualdade social” da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP), possibilita o aprofundamento e intercâmbio entre colegas psicólogos(as) que analisam a desigualdade social como fenômeno material e social e também subjetivo e singular.         Com base no materialismo histórico e na dialética, a produção deste GT compreende a importância do diálogo com diferentes autores que possam vir a contribuir com a compreensão de objetos e temáticas que se referem ao contexto da desigualdade social, seus cruzamentos e suas possibilidades de superação.

        Esta proposta de pesquisa bibliográfica busca aprofundar os estudos da produção acadêmica da Pós-Graduação Brasileira sobre a infância e a criança a partir dos Grupos de Pesquisa vinculados ao Diretório dos Grupos de Pesquisa (DGP) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

        Uma pesquisa bibliográfica desta magnitude trará à luz a produção acadêmica sobre a temática da infância em nosso país, assim como também as ausências e temas ainda não pesquisados. 

Equipe do Projeto

Nome Função no projeto Função no Grupo Tipo de Vínculo Titulação
Nível de Curso
KASSIA KELY GOMES SILVA
Email: kassiak@gmail.com
Pesquisador Estudante [] []
LETICIA MARTINS DO CARMO
Email: leticiamartinspsi@hotmail.com
Pesquisador Egresso [externo] [mestre]
SONIA MARGARIDA GOMES SOUSA
Email: smgsousa2@gmail.com
Coordenador Líder Adjunto [professor] [doutor]