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INSTRUMENTAÇÃO A NÍVEL DIDÁTICO PARA ENSINO DE FÍSICA
2017/2 até 2021/2
ESCOLA POLITÉCNICA E DE ARTES
GRUPO DE PESQUISA EM CIÊNCIAS DA PUC GOIÁS
Ciência de Materiais
CLOVES GONÇALVES RODRIGUES
Objetivo Geral
Promover a capacitação de professores de Física através do conhecimento das diferentes metodologias de ensino e de aprendizagem, estimulando o aprimoramento das práticas didático-pedagógicas voltadas para a atuação dos professores de ensino médio e fundamental. Consolidar uma integração entre a teoria e a prática do ensino de Física aplicado em sala de aula.
O objetivo principal é tomar as aulas de Física mais atrativas e agradáveis, com a participação efetiva dos alunos, estabelecendo uma nova prática na relação professor-aluno-conhecimento. Além disso, devido à grande carência de recursos para o ensino de ciências em geral, e em especial para o ensino de Física, este projeto possibilitará aos professores construir experimentos com materiais de baixíssimo custo, objetivando a otimização da relação ensino-aprendizagem, auxiliando na diminuição do baixo rendimento escolar e na eventual evasão escolar. Para isto, será fundamental uma parceria com as redes de ensino público. Especificamente, essa parceria será estabelecida a) na forma de assessoria prestada às escolas pelos professores responsáveis por este projeto, b) visitas de estudantes e professores do ensino médio às dependências da PUC-GO, diminuindo o distanciamento entre Universidade e Escolas, e c) participação nas feiras científicas e eventos promovidos conforme descritos nos objetivos deste projeto.
Objetivos Específicos
1. Atender os professores da rede pública de ensino fundamental e médio em uma iniciativa inovadora no ensino de Física.
2. Montar um Laboratório Modelo de Instrumentação em Ensino de Física na PUC-GO, propiciando aos futuros Licenciados melhores recursos didáticos para o desempenho das suas atividades e laboratórios de instrumentação em ensino de Física nas escolas públicas conveniadas.
3. Buscar uma maior integração entre a Pontifícia Universidade Católica de Goiás e a rede de ensino público e também com a comunidade. Para isso, as seguintes iniciativas serão tomadas:
a) Apresentação dos experimentos durante encontros específicos tais como Jornadas de Ciências realizadas pela PUC-GO e outras entidades;
b) Promoção de uma Feira de Ciências com repercussão regional (escolas de Goiânia);
c) Assessoramento aos professores da rede pública de ensino médio e fundamental no que diz respeito à montagem e explicação de cada experimento proposto.
4. Estabelecer um maior envolvimento dos alunos nas aulas de Física, facilitando a relação ensino-aprendizagem e despertando em cada um a curiosidade científica.
5. Motivar o professor para uma nova prática de ensino, levando-o a propor soluções viáveis e de baixo custo para a melhoria do ensino de Física.
6. Viabilizar o acesso à produção teórica atual sobre o ensino de Física.
7. Aprofundar os conhecimentos científicos específicos e os pedagógicos para melhor dominar e compreender a problemática do ensino de Física.
8. Possibilitar ao professor oportunidades de sistematização da sua prática pedagógica, estimulando a reflexão sobre sua experiência e concepções de ensino, bem como sobre as condições em que seu trabalho se realiza.
9. Enfocar os conteúdos de forma interdisciplinar e contextualizada e orientar os professores sobre como incorporar tais procedimentos em sua prática escolar.
10. Analisar os processos de planejamento, aplicação e avaliação da aprendizagem.
11. Abordar metodologias que favoreçam o desenvolvimento das habilidades e competências propostas nos parâmetros curriculares nacionais.
12. Estimular o uso do computador e de softwares educativos para a elaboração de aulas.
13. Aplicar as novas tecnologias e recursos didáticos em sala de aula.
14. Investigar novos temas da Física, assim como temas avançados e tecnológicos da Física.
15. Elaborar monografias e artigos científicos.
Para o curso de Licenciatura em Física, que visa essencialmente a formação de professores para o ensino fundamental e médio, é de importância central a implementação de um laboratório de experimentos de baixo custo com aplicação imediata na sala de aula, orientando e facilitando o trabalho do professor. Além disso, a instalação dessas espécies de laboratório é sugerida pelo Ministério da Educação e Cultura.
Nome | Função no projeto | Função no Grupo | Tipo de Vínculo | Titulação Nível de Curso |
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ANDRE LUIZ CARDOSO DA SILVA
Email: andreluiz261415@gmail.com |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
CLOVES GONÇALVES RODRIGUES
Email: cloves@pucgoias.edu.br |
Coordenador | Líder | [professor] | [doutor] |
ELIAS DE SOUZA LEITE
Email: eliasleite@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [mestre] |
FRANCISCO APARECIDO PINTO OSORIO
Email: francisco.maf@pucgoias.edu.br |
Pesquisador | Pesquisador | [professor] | [doutor] |